Percebes
©DR | 'Percebes', de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves
©DR

O melhor do cinema alternativo em Lisboa

Este mês, há bom cinema em Lisboa para quem aprecia ciclos temáticos, fitas antigas e cinema alternativo.

Renata Lima Lobo
Publicidade

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou aspirante), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais (e em salas sem pipocas, diga-se). Para não perder nada, todos os meses lhe damos as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa e em salas muito especiais. Há propostas para todos os gostos.

Recomendado: Os melhores filmes de sempre

Cinema alternativo em Lisboa este mês

  • Filmes
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A gastronomia é o ponto de partida para o novo ciclo de cinema organizado pelo Montepio Associação Mutualista. Entre 13 de Fevereiro e 3 de Abril, o espaço cultural Atmosfera M exibe mais de uma mão cheia de longas-metragens que andam em torno do mesmo tema, mas com diferentes ingredientes. As sessões têm sempre lugar nos finais de tarde de quinta-feira e a entrada é gratuita. A entrada em todas as sessões é gratuita, mas é necessário inscrição atraés do email atmosferam.lisboa@montepio.pt.

  • Filmes
  • Família e crianças
  • Avenida da Liberdade

Dedicado a um público infanto-juvenil, o Festival Play avança para mais uma edição. De 15 a 23 de Fevereiro, nas salas do Cinema São Jorge e da Cinemateca Portuguesa, serão exibidos 100 filmes, nos formatos de curta e longa-metragem, da animação à imagem real. Um dos momentos altos será a exibição da curta-metragem portuguesa Percebes e também o cine-concerto de Joana Espadinha, convidada para musicar ao vivo quatro curtas-metragens de animação de marionetas, produzidas pelo premiado estúdio Animācijas Brigāde, da Letónia.

Publicidade
  • Filmes
  • Avenidas Novas

É a quarta edição da mostra de cinema que reúne filmes premiados nos principais festivais de cinema portugueses. Com produções que se distinguiram no Curtas Vila do Conde, IndieLisboa, MOTELX, MONSTRA ou Queer Lisboa, o AMPLA reúne debaixo de um só tecto o melhor que passou pelo circuito alternativo de cinema em Portugal. Entre os dias 13 e 22 de Fevereiro, a mostra está de volta à Culturguest com uma miscelânea de génereos, do documentário ao filme de terror. E, mais uma vez, todos os filmes são exibidos com legendas descritivas, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição.

  • Filmes
  • Areeiro/Alameda

O CinePop leva, sem preconceitos, filmes de culto à tela do Fórum Lisboa, antigo Cinema Roma. Ou filmes que apenas ganharam o amor incondicional do público. Uma ideia do realizador e argumentista Tiago P. de Carvalho que acontece algumas vezes por ano, ao domingo. Em Fevereiro, a programação é praticamente toda dedicada aos filmes da trilogia Before, de Richard Linklater, composta pelos filmes Antes do Amanhecer (1995), Antes do Anoitecer (2004) e Antes da Meia-Noite (2013), que acompanham a relação entre Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy).

Publicidade
  • Filmes
  • Avenida da Liberdade

A 24 de Fevereiro, o Cinema São Jorge faz 75 anos de vida. Nesse mesmo dia, terá lugar o espectáculo que dá o pontapé de saída de uma programação especial – e gratuita – que se irá prolongar até 2 de Março. Um cine-concerto que junta o filme A Quimera do Ouro, de Charlie Chaplin, à Lisbon Film Orchestra. Os cinco restantes filmes em exibição fazem parte da história do Cinema São Jorge, entre filmes censurados e a chegada a Portugal de O Último Tango em Paris, já em democracia.

  • Filmes
  • Benfica/Monsanto

Até Março de 2025, o Cine-Teatro Turim acolhe um ciclo dedicado a olhar para a justiça através da lente do cinema. Com exibições mensais de entrada gratuita, o ciclo Cinema e Direito convida o público a assistir a uma série de longas-metragens de vários países de modo a conhecer melhor os meandros do sistema judicial e também da justiça social, numa iniciativa promovida por quem percebe do assunto: o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, a Direção Regional Sul da Associação Sindical dos Juízes Portugueses e o Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados.

Mais cinema

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade