Cinema São Jorge
Fotografia: Gabriell VieiraCinema São Jorge
Fotografia: Gabriell Vieira

O melhor do cinema alternativo em Lisboa

Este mês, há bom cinema em Lisboa para quem aprecia ciclos temáticos, fitas antigas e cinema alternativo.

Renata Lima Lobo
Publicidade

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou aspirante), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais (e em salas sem pipocas, diga-se). Para não perder nada, todos os meses lhe damos as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa e em salas muito especiais. Há propostas para todos os gostos.

Recomendado: Os melhores filmes de sempre

Cinema alternativo em Lisboa este mês

  • Filmes
  • Avenida da Liberdade

O Cinema São Jorge vai voltar a cheirar a maresia, ao embarcar em mais uma edição do SAL – Surf at Lisbon Film Fest. A proposta é que alinhe numa viagem pela filmografia que coloca, uma vez mais, o surf no centro da história, este ano num programa distribuído por 16 sessões onde serão projectados 39 filmes, entre curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais.

  • Filmes
  • Oeiras

Sete curtas-metragens criadas por alunos do ensino secundário de Oeiras vão estar sob escrutínio de um júri na 5.ª edição da Gala do Cineclube Oeiras. Acontece a 21 de Novembro nos cinemas NOS Lusomundo Oeiras Parque, onde serão também exibidos filmes vencedores de edições passadas, assim como os making-of das obras dos jovens cinéfilos que concorrem este ano. Criado pela RUGAS Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, este cineclube nasceu para facilitar o acesso à criação cinematográfica dos estudantes do ensino secundário do concelho. A entrada na gala é gratuita, mas pede inscrição através do email rugasproducao@gmail.com.

Publicidade
  • Filmes
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Irão, Marrocos e Egipto são os países escolhidos para a segunda edição da iniciativa Claquete – Ciclo de Cinema no atmosfera m, promovida pelo Montepio Associação Mutualista. Até 29 de Novembro, são exibidos seis filmes, todos eles premiados, num ciclo que tem por objectivo não só retratar as diferentes realidades destes países como desafiar o público a reflectir sobre a sua própria identidade e realidade. No programa, encontra, por exemplo, O Vendedor (2016), de Asghar Farhadi, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. A entrada em todas as sessões é gratuita, mas é necessário inscrição atraés do email atmosferam.lisboa@montepio.pt.

  • Filmes
  • Areeiro/Alameda

O CinePop leva, sem preconceitos, filmes de culto à tela do Fórum Lisboa, antigo Cinema Roma. Ou filmes que apenas ganharam o amor incondicional do público. Uma ideia do realizador e argumentista Tiago P. de Carvalho que acontece algumas vezes por ano, ao domingo. Até Dezembro, a programação inclui seis filmes, originalmente estreados entre 1981 e 1999, terminando com o natalício Gremlins – O Pequeno Monstro (1984), de Joe Dante.

Publicidade
  • Filmes
  • Benfica/Monsanto

A Associação Menino da Lágrima, responsável pela exploração do Cine Bar Turim, tem novos planos para os finais de tarde de quarta-feira, na sala de cinema do cine-teatro. Até Dezembro, decorre o ciclo de cinema ‘Culto e Calafrio’, entre o cinema de autor e produções mais assustadoras. Se em Novembro estará em destaque o cinema de Fritz Lang, em Dezembro os holofotes irão virar-se para os filmes com Marilyn Monroe. Mas com a contagem decrescente para o Dia das Bruxas, é o terror que espreita primeiro.

  • Filmes

A partir de 3 de Outubro, Lisboa recebe mais uma edição da Festa do Cinema Francês, em cena na cidade há um quarto de século. Este ano há novidades na programação, com destaque para novas secções: Rir à Grande e à Francesa, exclusivamente composta por filmes de comédia; e Uma Língua, Múltiplos Olhares, com obras que resultam de co-produções entre a França e a Bélgica. Além do Cinema São Jorge, a festa também ocupa o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça (Almada), Auditório Municipal Eunice Muñoz e Cinema City Alfragide (Oeiras) e também a Cinemateca Portuguesa, que em Novembro dedica uma retrospectiva à obra multifacetada de Chris Marker Cineasta, fotógrafo, viajante e escritor francês.

+ Oito filmes a não perder na Festa do Cinema Francês

Mais cinema

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade