A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Naruto
©DRNaruto

O melhor do cinema alternativo em Lisboa

Este mês, há bom cinema em Lisboa para quem aprecia ciclos temáticos, fitas antigas e cinema alternativo.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou aspirante), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais (e em salas sem pipocas, diga-se). Para não perder nada, todos os meses lhe damos as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa e em salas muito especiais. Há propostas para todos os gostos.

Recomendado: Os melhores filmes de sempre

Cinema alternativo em Lisboa este mês

  • Filmes

Entre 10 e 12 de Maio, decorre a toda a velocidade, no Cinema São Jorge, o Lisbon Motorcycle Film Fest. Pode contar com curtas e longas metragens, uma conversa com coleccionadores ou um passeio nocturno de moto, sempre sobre duas rodas. Nesta 8.ª edição será ainda transmitida em directo a corrida do MOTOGP de França, a partir do circuito de Le Mans. O programa inaugura com a antestreia nacional do filme The Bikeriders, de Jeff Nichols, com Tom Hardy, Austin Butler, Norman Reedus e Jodie Comer.

  • Coisas para fazer
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A saúde mental está directamente relacionada com a nossa qualidade de vida, mas ainda é comum subvalorizar sintomas e resistir a cuidados e possíveis terapias e tratamentos. Uma tolice. O que o Festival Mental faz é sensibilizar para a importância da saúde mental recorrendo para isso à cultura. Entre conversas, cinema, teatro ou dança, à 8.ª edição, os divãs para esta terapia artística voltam a ocupar o Cinema São Jorge e também o espaço atmosfera m e o Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases.

Publicidade
  • Filmes
  • Animação
  • Parque das Nações

A série de mangá sobre o jovem ninja Naruto foi adaptada a um filme-concerto sinfónico que anda em digressão pela Europa. Em Lisboa, a Naruto - Synphonic Experience pode ser vista a 12 de Maio na MEO Arena, num espectáculo visual e musical que celebra o 20.º aniversário de Naruto. A música está a cargo dos 42 músicos da Un Pour Tous Orchestra que acompanham uma edição dos melhores momentos dos primeiros 220 episódios da série, ao longo de duas horas.

  • Filmes
  • Lisboa

A Associação Cultural Curious Monkey reactivou o seu Film Club, em parceria com a plataforma cultural Prosa, onde serão exibidas as fitas. Este ciclo recupera filmes estreados entre os anos 40 e 60 do século passado e em Maio são exibidos dois filmes: Alemanha, Ano Zero (1948), de Roberto Rossellini, uma obra neo-realista ambientada no pós-II Guerra Mundial, numa Berlim devastada pela guerra; e Os Quatrocentos Golpes (1959), a primeira longa-metragem de François Truffaut, sobre Antoine Doinel, um adolescente parisiense que se revolta contra o autoritarismo da escola e a falta de atenção da sua família.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições

A exposição "Rua da Beneficência, 175", de Henrique Amaro, Luís Carlos Amaro e Pedro Félix, revisita o ambiente do mítico Rock Rendez Vous (RRV), com fotografias, em parte inéditas, Rui Vasco, Peter Machado, Pedro Lopes, José Faísca, Fred Somsen, Céu Guarda e Álvaro Rosendo, acompanhando o lançamento do livro Rock Rendez Vous – Uma História em Imagens, da Tinta da China. Lançamento do livro e exposição são parte dos dois meses de celebração do RRV, que inclui ainda um ciclo de duas conversas e a exibição do documentário Rock Rendez Vous – A Revolução do Rock, de Ricardo Espírito Santo, a 11 de Maio.

 

  • Filmes
  • Lisboa

O festival que trouxe o cinema independente de todo o mundo a Lisboa regressa a 23 de Maio a Lisboa. Este ano, à 21.ª edição, o IndieLisboa promete duas retrospectivas à boleia dos 50 anos da Revolução dos Cravos: uma sobre a obra de Kamal Aljafari, realizador e artista visual palestiniano; e outra dedicada às Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do Movimento das Forças Armadas (MFA). A viagem ao passado da programação toma ainda conta da secção Director’s Cut, composta por filmes recuperados e recontêçtualizados à luz dos novos dias, com destaque para Os Homens Que Eu Tive, realizado por Tereza Trautman em 1973, em plena ditadura militar brasileira. Como sempre, o epicentro será o Cinema São Jorge, numa programação que também se estende à Culturgest, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal, Cinema Fernando Lopes e Piscina da Penha de França.

Publicidade
  • Filmes
  • Grande Lisboa

Está de regresso mais uma edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) que apresenta produções cinematográficas da comunidade de países de língua portuguesa. De 2 a 12 de Maio, o FESTin exibe cerca de 40 filmes, numa edição que celebra 15 anos de muitas fitas, com destaque para uma retrospectiva das edições anteriores, com alguns dos filmes que marcaram sua história. Na sessão de abertura será exibida a longa-metragem brasileira Mamonas Assassinas – O Filme (2023), realizada por Edson Spinello, um retrato da irreverente banda que se tornou um fenómeno dos dois lados do Atlântico e que, infelizmente, teve um trágico desfecho. O centro da programação é o Cinema São Jorge, mas também há sessões no Cine Turim, Auditório Liceu Camões, Cine Incrível e Fórum Lisboa.

  • Filmes
  • Alfama

Poucas duplas funcionam tão como esta. De um lado, as noites mais quentes de Lisboa; do outro, sessões de cinema ao ar livre, num terraço com vista sobre a cidade: o Carmo Rooftop, num ano em que o Cine Society também se expande até à Doca da Marinha O melhor é mesmo não mexer e até entrar no Outono sem receio do fresquinho nocturno. Até 12 de Outubro, a Cine Society já tem uma programação bastante completa e recheada a clássicos e produções mais contemporâneas, de Casablanca a Barbie.

Publicidade
  • Filmes
  • Avenida da Liberdade

Nem só de blockbusters saídos dos grandes estúdios de Hollywood se faz o cinema norte-americano. E é precisamente para divulgar a produção independente dos Estados Unidos que a Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento (FLAD) organiza o Outsiders – Cinema Independente Americano, este ano com uma selecção de 12 filmes de realizadores independentes, nunca antes exibidos em Portugal. Este ano o tema central é a família nas suas mais diversas formas, entre o documentário e a ficção.

  • Filmes
  • Chiado/Cais do Sodré

Este gigante movimento internacional de curtas-metragens continua de boa saúde. Começou em Lisboa em 2010, depois espalhou-se por todo o mundo e acumula as funções de mostra e festival, já que há espaço para atribuições de prémios. Parte integrante do LABZ, projeto da Subfilmes Creative Network, já passou pelo Bicaense, pelo O Bom o Mau e o Vilão e agora as curtas-metragens são exibidas na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, onde projecta três curtas-metragens a cada terça-feira. Uma das produções é convidada, enquanto que as outras duas estão sempre em competição (saudável) para o galardão de Melhor Curta do Mês.

Mais cinema

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade