Cine Society
©Cine SocietyCine Society em modo Natal
©Cine Society

O melhor do cinema alternativo em Lisboa

Este mês, há bom cinema em Lisboa para quem aprecia ciclos temáticos, fitas antigas e cinema alternativo.

Renata Lima Lobo
Publicidade

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou aspirante), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais (e em salas sem pipocas, diga-se). Para não perder nada, todos os meses lhe damos as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa e em salas muito especiais. Há propostas para todos os gostos.

Recomendado: Os melhores filmes de sempre

Cinema alternativo em Lisboa este mês

  • Filmes
  • Bairro Alto

Anualmente, de 21 para 22 de Dezembro, o Hemisfério Norte entra na estação mais fria, marcando o Solstício de Inverno com o dia mais curto do calendário. Há vários anos que a Agência da Curta-Metragem celebra o acontecimento com uma festa dedicada ao cinema de curta duração, que se caracteriza pela exibição de pequenos filmes em diferentes pontos do país. Por cá, o Cinema Ideal recebe uma sessão a 20 de Dezembro e a Cinemateca Portuguesa entra em cena no dia seguinte.

  • Filmes
  • Beato

Nove filmes, onze sessões. Todos os dias, entre 12 e 22 de Dezembro, o espaço de cowork e eventos Impact HUB Lisbon, na sucursal da Penha de França, transforma-se numa sala de cinema temporária para acolher a programação de Natal do Cine Society. Um iniciativa que nos meses mais quentes se instala em vários espaços da cidade ao ar livre, mas que desta vez vai para dentro e desafia a ver apenas as estrelas da tela. Todas as sessões arrancam com música ao vivo e haverá comida e bebidas à disposição, como cerveja e vinho quente. Cada participante tem ainda direito a uma manta e a pipocas quentinhas. A programação completa e a bilheteira encontram-se no site do Cine Society.

Publicidade
  • Filmes
  • São Sebastião

Até Dezembro, a Gulbenkian acolhe um ciclo de cinema que desafia à reflexão sobre a democracia nos Estados Unidos da América. A curadoria é de Pedro Mexia, que seleccionou um conjunto de oito filmes estreados entre 1939 e 2018, de Frank Capra a John Carpenter, produções que oferecem diferentes olhares sobre a política norte-americana. A primeira sessão acontece no Grande Auditório, onde Pedro Mexia marcará presença para uma conversa, e as restantes no Estúdio do renovado Centro de Arte Moderna (CAM).

Mais cinema

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade