The Polar Express
O Expresso Polar é um dos melhores filmes de Natal para os mais novos

Os melhores filmes de Natal para crianças... E os pais delas

O Natal é das crianças. E as crianças gostam de filmes de Natal. E os crescidos também. Estes filmes dão para todos.

Renata Lima Lobo
Publicidade

Escolhemos pouco mais de uma dúzia de filmes irrecusáveis para esta época. Bons para os mais pequenos mas para os adultos também, pois a lista não inclui apenas cinema infantil puro e duro. Há desde produções mais recentes, como Frozen – O Reino do Gelo, de Chris Buck e Jennifer Lee, e títulos de boa memória dos 90s, como Sozinho em Casa, de Chris Columbus, ou O Estranho Mundo de Jack, dirigido por Henry Selick e produzido por Tim Burton, até clássicos tão intemporais como Feliz Natal, Charlie Brown, de Bill Melendez.

Recomendado: Os melhores filmes de animação para ver este Natal na Netflix

1. De Ilusão Também Se Vive (1947)

Alguns lembrarão a versão de 1994, com Richard Attenborough e Mara Wilson, mas o original é este filme de 1947, rodado a preto e branco e premiado com três Óscares (Melhor História, Melhor Argumento e Melhor Actor Secundário). Realizado por George Seaton, conta a história de Kris Kringle, que é contratado para trabalhar como Pai Natal na loja Macy's da Rua 34, em Manhattan, Nova Iorque. E que pode muito bem ser o verdadeiro velhinho das barbas brancas.

Onde ver: Disney+

2. Feliz Natal, Charlie Brown (1965)

Escrito pelo prório Charles M. Schulz, é “o” clássico natalício absoluto do cinema de animação, com realização de Bill Melendez (que também faz a voz de Snoopy). Com Charlie Brown desiludido com o comercialismo que domina a quadra, Lucy propõe-lhe ser o encenador da peça de Natal da escola. Destaque ainda para a banda sonora de Vince Guaraldi, também um dos melhores discos de Natal.

Onde ver: AppleTV+

Publicidade

3. Sozinho em Casa (1990)

Chris Columbus, com argumento de John Hughes, deu a Macaulay Culkin o melhor papel da sua carreira nesta comédia em que uma larga família vai de viagem e, no meio da confusão da partida, deixa para trás o filho mais novo. Por sua própria conta, numa casa onde não falta nada, o miúdo vai tirando o melhor partido possível da situação, até que os bandidos mais estúpidos e trapalhões do hemisfério (Joe Pesci e Daniel Stern) resolvem assaltar a casa. Para mal dos seus pecados.

Onde ver: Disney+

4. O Conto de Natal dos Marretas (1992)

Jim Henson e companhia trazem-nos a sua própria versão – e ainda por cima em registo musical – da clássica história vitoriana do velho e forreta senhor Scrooge, neste filme interpretado por Michael Caine, que enfrenta a pressão do(s) espírito(s) do Natal. E, neste caso, a pressão também do charme cómico alucinado dos famosos bonecos. O elenco, ou mais exactamente o casamento personagens-bonecos, é inesquecível, com o sapo Cocas a fazer de Bob Cratchit e o seu sobrinho Robin no papel do pequeno Tim.

Onde ver: Disney+

Publicidade

5. O Estranho Mundo de Jack (1993)

Com realização a cargo de Henry Selick e produção, história original e personagens concebidas por Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack consegue meter Natal e Halloween num só filme: é uma animação musical de terror e, mesmo assim, mantém o espírito natalício. Tudo gira em redor do fascínio de Jack Skellington, o rei da Cidade do Halloween, pela quadra natalícia.

Onde ver: Disney+

6. Grinch (2000)

Realizado por Ron Howard, a partir de um argumento de Jeffrey Price e Peter S. Seaman, adaptado do livro How the Grinch Stole Christmas, de Dr. Seuss, esta versão da história do Grinch é um clássico de Natal dos anos 2000. O filme centra-se na personagem homónima, uma criatura verde e malévola, interpretada por Jim Carrey, cujo grande objectivo é roubar o Natal da pequena localidade de Whoville. O que não vai ser tarefa fácil.

Onde ver: Prime Video

Publicidade

7. Elf – O Falso Duende (2003)

Comecemos pelo óbvio: qualquer filme com Will Ferrell é uma delícia. E pode ser uma delícia de Natal, como é o caso de Elf – O Falso Duende, filme realizado por Jon Favreau em 2003. Como tantas outras crianças, Buddy é criado como elfo, no Pólo Norte, na oficina do Pai Natal. A coisa começa a ficar estranha quando Buddy cresce o dobro (ou muito mais que o dobro) do que os restante amigos. Aí, com mais tamanho, descobre que o seu pai biológico vive em Nova Iorque e vai a seu encontro. Quando chega à cidade percebe que já ninguém ali tem espírito natalício. E, como bem sabemos, isso não pode continuar assim. Nota final: Zooey Deschanel também entra no filme.

Onde ver: Netflix/ Max

8. O Expresso Polar (2004)

Eis a adaptação ao cinema, em animação digital, do livro infantil de Chris van Allsburg sobre um comboio mágico que transporta as crianças ao Pólo Norte, onde vivem e trabalham o Pai Natal e os seus ajudantes. Realizado por Robert Zemeckis, O Expresso Polar foi o primeiro filme em que todos os actores interpretaram os seus papéis utilizando a tecnologia de motion capture.

Onde ver: Netflix/Max

Publicidade

9. Arthur Christmas (2011)

É de 2011 este filme britânico animado a 3D, que persegue a mais importante premissa natalícia: como é que é possível o Pai Natal chegar a todas as casas do mundo? Pode até nem interessar tanto aos adultos, mas, vá por nós, os miúdos só querem saber disto. Realizado por Sarah Smith e com vozes de James McAvoy, Hugh Laurie, Jim Broadbent, Bill Nighy, Arthur Christmas desvenda um sistema ultra-high-tech de entrega de prendas que cumpre a tarefa com a maior brevidade e distinção. No final do visionamento diga aos seus filhos que isto é só um filme e que o cinema serve para enganar as pessoas.

Onde ver: AppleTV (aluguer)

10. A Origem dos Guardiões (2012)

Quando o espírito maligno Pitch lança um ataque à Terra, os Guardiões – o Pai Natal, o Coelho da Páscoa, a Fada dos Dentes e outros ilustres do imaginário colectivo – unem-se para proteger a inocência das crianças por todo o mundo. Chris Pine, Alec Baldwin, Jude Law, Hugh Jackman ou Isla Fisher são alguns dos actores que emprestam a voz às personagens desta produção da Dreamworks, que conta com uma nomeação em 2013 para Melhor Filme de Animação nos Globos de Ouro norte-americanos.

Onde ver: AppleTV (aluguer)

Publicidade

11. Frozen: O Reino do Gelo (2013)

Neste clássico recente da Disney, com um gesto largo da mão, Elsa consegue cobrir qualquer coisa à sua volta de gelo e neve. Todavia, os poderes de congelamento da princesa de Arendelle quase mataram a sua irmã, Anna, e em resultado disso Elsa está presa num quarto dentro do seu castelo, onde vai permanecer até à maioridade, quando chegar a hora de ser coroada rainha. Nesse dia, porém, e sem surpresa, as coisas correm muito mal e as duas manas – com a ajuda de um boneco de neve que sonha com a Primavera – têm de trabalhar em conjunto para salvar o reino de mergulhar para sempre num Inverno sinistro.

Onde ver: Disney+

12. Crónicas de Natal (2018)

O produtor Chris Columbus (Sozinho em Casa) e o realizador Clay Kaytis (Angry Birds: O filme) contam a história de Katy (Darby Camp) e do irmão Teddy Pierce (Judah Lewis), cujo plano de filmar o Pai Natal (Kurt Russell) acaba por levá-los numa aventura impensável, nesta produção original da Netflix. Depois de assistirem à chegada do velho barbudo, Katy e Teddy escondem-se dentro do seu trenó e causam um acidente que quase arruína o Natal. Os dois irmãos juntam-se, então, ao Pai Natal e respectivos elfos para salvar a noite.

Onde ver: Netflix

Publicidade

13. O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (2018)

Realizado por Lasse Hallström e Joe Johnston, a partir de uma história de Ashleigh Powell, que readapta o famoso conto The Nutcracker and the Mouse King, de E.T.A. Hoffmann, este filme da Disney conta-nos a aventura de Clara pelos Quatro Reinos. Depois de perder a única chave mágica capaz de abrir um presente de valor incalculável, a jovem decide encontrá-la e inicia uma perigosa jornada. O elenco conta com Keira Knightley, Mackenzie Foy, Eugenio Derbez, Matthew Macfadyen, Richard E. Grant, Misty Copeland, Helen Mirren e Morgan Freeman.

Onde ver: Disney+

14. Klaus: A Origem do Pai Natal (2019)

A primeira longa-metragem de animação original da Netflix é uma fábula que pretende reimaginar a origem do Pai Natal. O filme foi realizado pelo espanhol Sergio Pablos (Gru – O Maldisposto), com Carlos Martínez López, a partir de um argumento de Jim Mahoney e Zach Lewis, e tem nomes como Jason Schwartzman, Rashida Jones ou J.K. Simmons no elenco.

Onde ver: Netflix

Publicidade

15. Jingle Jangle (2020)

Há uns Natais, a Netflix lançou esta longa-metragem de fantasia musical, com Forest Whitaker no papel de Jeronicus Jangle, um inventor de brinquedos caído em desgraça. Neste mundo imaginário, com muita magia à mistura, Jangle tem de criar um brinquedo que salve o seu negócio, enquanto cria laços com a neta Journey, que herdou do avô o poder de inventar. O elenco inclui ainda Phylicia Rashad (Creed, The Cosby Show), Hugh Bonneville (Downton Abbey) e... Ricky Martin.

Onde ver: Netflix

A época festiva no grande (e no pequeno) ecrã

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade