As melhores estreias de cinema em Abril de 2024
DR
DR

As estreias de cinema para ver em Abril, de ‘O Hotel Palace’ a ‘Back to Black’

Os melhores filmes para ver em Abril estão aqui. Roman Polanski, Alex Garland, Luca Guadagnino ou Paola Cortellesi são alguns dos nomes em cartaz.

Publicidade

Se Março era o mês das mulheres também no cinema, Abril dá-lhe continuidade. Fanny Ardant, Jenna Ortega, Charlotte Rampling, Kirsten Dunst, Isabelle Huppert, Paola Cortellesi, Olivia Colman e Zendaya são as protagonistas dos filmes imperdíveis com estreia agendada para este mês. Pelo meio, há ainda mais uma actriz em grande destaque: Marisa Abela, que tem a responsabilidade de devolver Amy Winehouse ao mundo dos vivos. O que não significa que faltem homens de relevo, nomeadamente realizadores: nas próximas semanas, há Roman Polanski, há Denys Arcand, há Alex Garland e há Luca Guadagnino. Vamos a cinema?

Recomendado: As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

As estreias de cinema em Abril

O Hotel Palace

Fanny Ardant, John Cleese, Mickey Rourke e Joaquim de Almeida constam do elenco desta nova realização de Roman Polanski. O Hotel Palace é uma comédia negra e satírica ambientado num luxuoso hotel de montanha suíço, na véspera de Ano Novo de 1999, e onde as vidas dos empregados do estabelecimento e as de vários dos hóspedes se entrelaçam, dando origem a um conjunto de situações inesperadas e sobretudo inusitadas.

Estreia a 4 de Abril

Parece que Estou a +

O novo filme do prestigiado realizador canadiano Denys Arcand, autor de As Invasões Bárbaras e O Declínio do Império Americano, passa-se numa casa de repouso onde vive Jean-Michel um arquivista solteirão, e cuja calma é perturbada por um grupo de jovens activistas políticos se instala nos jardins da instituição, exigindo a remoção de um fresco mostrando o acolhimento dos europeus pelos nativos americanos.

Estreia a 4 de Abril

Publicidade

Miller’s Girl – A Favorita

Um professor (Martin Freeman) atribui um projecto de escrita criativa a uma sua jovem e talentosa aluna (Jenna Ortega). O docente começa a interessar-se por ela e a rapariga retribui a atenção, mas quando ele rejeita os textos pornográficos que ela lhe apresenta para apreciação as coisas começam a correr mal, e professor e discípula vão ter que confrontar os aspectos mais obscuros das respectivas personalidades. Um filme de Jade Halley Bartlett.

Estreia a 4 de Abril

Avó

Ruth (Charlotte Rampling) é uma antiga jornalista e correspondente de guerra, agora reformada, que tem um problema com a bebida e uma perna partida recentemente, e que está enormemente aborrecida. Entretanto, Sam (George Ferrier), o seu neto, que perdeu a mãe e acaba de ser expulso do colégio interno por mau comportamento, é posto a tomar conta da avó pelo pai, como castigo. Ruth e ele vão então tornar-se unha com carne. Matthew J. Saville realiza.

Estreia a 11 de Abril

Publicidade

Back to Black

Marisa Abela interpreta a malograda cantora inglesa Amy Winehouse (e também canta todas as canções) nessa fita biográfica que mostra a sua ascensão no mundo da música, desde a juventude e educação num subúrbio de Londres, até à morte, apenas com 27 anos. O filme de Sam Taylor-Johnson é também uma celebração do seu talento musical único, e procura compreender os demónios pessoais que acabaram por a destruir.

Estreia a 11 de Abril

Guerra Civil

Kirsten Dunst, Wagner Moura e Nick Offerman são os principais intérpretes desta fita de ficção científica distópica, feita pelo realizador de Ex Machina, Alex Garland. A história passa-se num futuro próximo em que os EUA estão mergulhados numa guerra fratricida. Uma equipa de jornalistas integrada numa unidade militar procura alcançar Washington, antes que as várias facções rebeldes cheguem à Casa Branca.

Estreia a 18 de Abril

Publicidade

Par Coeurs

Documentário passado no Verão de 2021, quando Isabelle Huppert ensaia O Cerejal, de Anton Tchekhov, e Fabrice Luchini prepara textos de Nietzsche. Os dois espectáculos vão estrear no Festival de Avignon. Quando sobem ao palco, os dois actores transfiguram-se. Ao seguir o seu dia-a-dia, nas semanas que antecedem as estreias, Benoît Jacquot mostra Huppert e Luchini como nunca os vimos antes.

Estreia a 18 de Abril

Ainda Temos o Amanhã

O primeiro filme enquanto realizadora da actriz italiana Paola Cortellesi (que também interpreta o papel principal) transformou-se num dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema transalpino. Passado após a II Guerra Mundial, Ainda Temos o Amanhã conta a história de Delia, uma típica dona de casa italiana que vive em Roma e é maltratada pelo marido, até que começa a planear revoltar-se contra ele.

Estreia a 24 de Abril

Publicidade

Pequenas Cartas Maldosas

Inglaterra, anos 20. A devota e conservadora Edith Swan, bem como outros habitantes da cidade costeira de Littlehampton, começam a receber cartas anónimas maldosas e obscenas. As suspeitas recaem de imediato sobre Rose Gooding, a impetuosa vizinha irlandesa de Edith, e as mulheres da cidade começam a investigar. Olivia Colman, Jessie Buckley, Timothy Spall e Gemma Jones interpretam esta comédia de Thea Sharrock.

Estreia a 24 de Abril

Challengers

O novo filme do realizador de Ossos e Tudo, Luca Guadagnino, tem como protagonista Taisha (Zendaya), uma antiga estrela e prodígio do ténis que se tornou treinadora e casou com Art (Mike Faist), um jogador medíocre que ela transformou em campeão, mas anda na mó de baixo. E agora, Art vai ter que jogar, num torneio Challenger, contra o seu ex-melhor amigo, Patrick (Josh O’Connor), também antigo namorado de Taisha.

Estreia a 24 de Abril

Mais cinema

  • Filmes

A comédia é um género frequentemente ignorado pelos prémios e pela crítica. Mas produzir uma grande comédia, uma comédia intemporal, é uma das maiores conquistas no cinema. É uma forma de arte em grande parte dependente do contexto: aquilo que faz uma plateia chorar a rir em 2024 pode ser recebido mais tarde com olhares vazios – nem sequer é preciso passar meio século, como é muitas vezes o caso; bastam alguns anos de diferença.

  • Filmes
Os 100 melhores filmes clássicos
Os 100 melhores filmes clássicos

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias. 

Publicidade
  • Filmes
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, no entanto, é a própria crítica quem aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror. A pensar nisso, elegemos os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre.

  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Sobretudo tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de obras como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade