Filmes Abril 2025
©DR
©DR

As estreias de cinema para ver em Abril, de ‘Vermiglio’ a ‘O Retorno’

Os melhores filmes para ver em Abril estão aqui. Geoffrey Rush, Ralph Fiennes e Juliette Binoche são alguns dos nomes em cartaz.

Publicidade

Há muita Europa nas salas de cinema em Abril. Um dos destaques é Vermiglio, longa-metragem vencedora do Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza de 2024, uma obra da italiana Maura Delpero sobre um desertor da II Guerra Mundial que se esconde numa vila remota. Este mês, também podemos assistir ao regresso a casa de Ulisses, o herói mitológico dos escritos de Homero, em O Retorno, uma produção que juntou Itália, Grécia, Reino Unido e França e levou às ilhas gregas actores como Ralph Fiennes ou Juliette Binoche. Ainda assim, de muito longe (Nova Zelândia) o terror também chega a Portugal, sob o título A Regra de Jenny Penn, com John Lithgow e Geoffrey Rush. Vamos ao cinema?

Recomendado: O melhor do cinema alternativo em Lisboa

As estreias de cinema em Abril

Maria Schneider

Uma jovem actriz francesa. Um realizador italiano prestigiado que a escolhe para protagonizar o seu novo filme ao lado de um “monstro sagrado” do cinema americano. Os sonhos de Maria, a actriz, tornam-se realidade. Mas o que parecia ser um enorme avanço na carreira acaba por se transformar no início de um longo inferno. O filme é O Último Tango em Paris. Anamaria Vartolomei é Maria Schneider e Matt Dillon personifica Marlon Brando nesta fita de Jessica Palud sobre o impacto daquela controversa obra dos anos 70 na vida e no percurso profissional da actriz.

Estreia a 3 de Abril

A Regra de Jenny Pen

John Lithgow e Geoffrey Rush desempenham os principais papéis de A Regra de Jenny Penn, um filme de terror psicológico assinado por James Ashcroft. Um juiz reformado, Dave Crealy (Lithgow), está internado numa casa de repouso isolada após ter sofrido um AVC que o deixou sem mobilidade e dependente de outros. Na mesma instituição, encontra-se também Stefan Mortensen (Rush), um idoso psicopata que se serve de um fantoche de criança, a quem chama Jenny Penn, para atormentar sadicamente os outros residentes, por vezes com consequências mortais.

Estreia a 3 de Abril

Publicidade

Cão Preto

Depois de 10 anos na prisão, Lang regressa à sua cidade natal, no noroeste da China, agora quase abandonada e que vai ser demolida em grande parte para dar lugar a um complexo de fábricas. No esforço de limpar a cidade antes dos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, Lang apenas arranja emprego a apanhar cães vadios e acaba por ficar com um cão preto que o mordeu, após ter estado isolado com o animal para evitar a eventual propagação do vírus da raiva. E desenvolve-se uma amizade entre estes dois seres solitários e individualistas. Guan Hu realiza.

Estreia a 10 de Abril

O Retorno

Depois de 20 anos de ausência, Ulisses reaparece nas costas de Ítaca, abatido e irreconhecível. O rei regressou finalmente a casa, mas muito mudou desde que partiu para combater na guerra de Tróia. A sua amada Penélope é agora prisioneira na própria casa, perseguida pelos seus muitos e ambiciosos pretendentes, e o seu filho, Telémaco, enfrenta a morte às mãos destes. Ralph Fiennes, Juliette Binoche e Charlie Plummer interpretam esta nova versão da história do retorno de Ulisses ao seu reino, filmado por Uberto Pasolini.

Estreia a 10 de Abril

Publicidade

Umas Férias à Força

Para escaparem à polícia, um pai e um filho encontram refúgio num campo de férias para jovens adultos com deficiências mentais, assumindo os papéis de educador e de estagiário, respectivamente. É o início de uma situação muito complicada, mas também de uma experiência humana única, que os mudará para sempre. O actor e argumentista francês Artus realiza, participa na escrita do guião e tem um dos papéis principais em Umas Férias à Força, que foi um colossal êxito de bilheteira em França no ano passado.

Estreia a 10 de Abril

Vermiglio

Vencedor do Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza de 2024, Vermiglio, escrito e realizado pela italiana Maura Delpero, passa-se em 1944, penúltimo ano da II Guerra Mundial, na remota vila montanhosa do título, à qual chega certo dia Pietro, um desertor do exército transalpino, que se envolve amorosamente com a filha mais velha do respeitado professor local, Caesar, que tem uma família numerosa. Enquanto vão chegando, a espaços, notícias da guerra, vai-se instalando um clima inquietante em Vermiglio.

Estreia a 17 de Abril

Publicidade

Crock of Gold: A Few Rounds with Shane MacGowan

Conhecido pelo seu filme musical Absolutamente Principiantes, pelos seus inúmeros telediscos e por documentários como Sex Pistols – O Filme!, Glastonbury ou The Ecstasy of Wilko Johnson, o realizador inglês Julien Temple assina, em Crock of Gold: A Fez Rounds with Shane McGowan, uma biografia do truculento vocalista dos The Pogues, recorrendo a imagens de arquivo inéditas da banda e do próprio MacGowan, entrevistas e declarações de nomes tão variados como Johnny Depp e Tony Blair, e a sequências animadas.

Estreia a 17 de Abril

Marcello Mio

Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Fabrice Luchini, Nicole Garcia, Melvil Poupaud e Stefania Sandrelli são alguns dos intérpretes de Marcello Mio, a história de uma mulher chamada Chiara. É filha de Marcello Mastroianni e de Catherine Deneuve, e certo Verão, decide viver a vida do pai. Veste-se como ele, fala como ele e respira como ele. E com tal convicção, acabam por acreditar nela e começam a chamar-lhe “Marcello”. Christophe Honoré assina aqui uma homenagem tão original como brincalhona ao imenso actor italiano.

Estreia a 17 de Abril

Publicidade

Bernadette – A Mulher do Presidente

Catherine Deneuve dá aqui corpo a Bernadette Chirac, a mulher de Jacques Chirac, o falecido primeiro-ministro e Presidente da República francês, conhecido pelas suas várias indiscrições conjugais. Quando chega ao Eliseu após o marido ter ganhado as eleições presidenciais, Bernadette espera ter a posição que merece, por tudo o que trabalhou na sombra para o pôr no mais alto cargo da nação francesa. Ao ver-se posta de lado, decide então tornar-se numa figura mediática. Michel Vuillermoz interpreta Chirac. Léa Domenach realiza.

Estreia a 24 de Abril

Os Novos Vizinhos

Isabelle Huppert interpreta, nesta nova realização do veterano André Téchiné, Lucie, uma agente da polícia que trabalha no departamento forense e que se afeiçoa aos seus novos vizinhos, um jovem casal que tem uma filha pequena. Mas quando Lucie descobre que o pai, além de ter um pesado cadastro, é um activista anti-polícia, fica dividida entre a sua consciência profissional e a sua vontade de ajudar esta família. E as suas certezas vão ser abaladas. Também com Hafsia Herzi e Nahuel Pérez Biscayart.

Estreia a 24 de Abril

Mais cinema

  • Filmes
  • Animação

Robôs, cães, alienígenas, um caracol, uma preguiça, um novo panda, famílias fora de série, música e muita magia são alguns dos ingredientes espalhados pelas longas-metragens de animação que chegam às salas de cinema portuguesas ao longo do ano de 2025. De Janeiro até ao mês de Dezembro, já existe um calendário bastante bem preenchido de fitas animadas, que habitualmente conquistam várias gerações de cinéfilos e levam famílias inteiras às salas de cinema. Até ao final do ano, estas são as 15 longas-metragens animadas que vamos querer ver no grande ecrã.

  • Filmes

A comédia é um género frequentemente ignorado pelos prémios e pela crítica. Mas produzir uma grande comédia, uma comédia intemporal, é uma das maiores conquistas no cinema. É uma forma de arte em grande parte dependente do contexto: aquilo que faz uma plateia chorar a rir em 2024 pode ser recebido mais tarde com olhares vazios – nem sequer é preciso passar meio século, como é muitas vezes o caso; bastam alguns anos de diferença.

Publicidade
  • Filmes
Os 100 melhores filmes clássicos
Os 100 melhores filmes clássicos

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias. 

  • Filmes
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, no entanto, é a própria crítica quem aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror. A pensar nisso, elegemos os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre.

Publicidade
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Sobretudo tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de obras como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade