Hugh Grant não tem estofo de estrela e os maneirismos e tiques a que recorre nas suas interpretações, sobretudo quando faz comédia, levaram a que muitos o considerassem um actor com significativas limitações. Mas com o papel certo – e que pode implicar uma personagem que vá contra o tipo que o tornou conhecido e popular –, Grant mostra que é capaz de ir mais longe do que aquilo que se poderia esperar dele. É o que acontece na minissérie A Very English Scandal, que acabou de estrear na HBO após passar na televisão inglesa, e nas oito interpretações desta lista.
Os melhores papéis de Hugh Grant
‘Quatro Casamentos e um Funeral’, de Mike Newell (1994)
Foi nesta comédia romântica, que teve um colossal sucesso nas bilheteiras, que Hugh Grant impôs um tipo de personagem à qual haveria de regressar em vários dos seus filmes subsequentes, e em que capitalizaria em termos de comédia do embaraço: um indivíduo de boa origem social e muito caracteristicamente british, simpático e de aspecto sedutor, mas também acanhado, hesitante e atrapalhado, sobretudo perante as mulheres.
‘Notting Hill’, de Roger Michell (1999)
William Thacker, o livreiro sem cheta deste Notting Hill que se apaixona pela estrela de Hollywood que está a rodar um filme em Londres, personificada por Julia Roberts, é mais uma variante da personagem interpretada por Hugh Grant em Quatro Casamentos e um Funeral. Embora aqui o actor consiga acrescentar a Thacker algumas nuances de comportamento que lhe dão mais consistência e sobretudo mais e melhor sumo cómico.
‘Mickey Blue Eyes’, de Kelly Makin (1999)
‘Era Uma Vez Um Rapaz’, de Chris e Paul Weitz (2002)
‘Música e Letra’, de Marc Lawrence (2007)
‘Florence, Uma Diva Fora do Tom’, de Stephen Frears (2016)
A vedeta deste filme é Meryl Streep, no papel de Florence Foster Jenkins, uma senhora da alta sociedade nova-iorquina que não conseguia dar uma nota afinada, mas julgava-se uma grande cantora de ópera e nenhum dos amigos se atrevia a dizer-lhe a verdade. Hugh Grant interpreta o bondoso, paciente e protector marido de Jenkins, fazendo-nos sentir todo o carinho e toda a compreensão que este tem pela mulher, e sem se importar minimamente por estar na sombra de Streep.
‘The Gentlemen – Senhores do Crime’, de Guy Ritchie (2019)
Esta comédia policial e de acção é o melhor filme de Guy Ritchie desde há muito tempo, e o realizador dá um papel de estalo a Hugh Grant, permitindo-lhe contrariar o estereótipo amaneirado a que está associado. O actor é Fletcher, um venal e descarado jornalista da imprensa tablóide, que se põe a chantagear o cultivador de canábis interpretado por Matthew McConaughey, julgando-se mais esperto do que ele. Grant diverte-se muito, e a nós também, com a personagem.
Os melhores papéis de...
Em meia-dúzia de anos, e após aparecer em O Lobo de Wall Street, a australiana Margot Robbie chegou ao topo de Hollywood, já teve duas nomeações para os Óscares de Melhor Actriz e Melhor Actriz Secundária e foi considerada pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Revelado na televisão em 2002, graças ao seu papel de Russell "Stringer" Bell na memorável série policial The Wire, Idris Elba tem vindo a impôr-se como um actor de grande presença, perfeitamente capaz de interpretar uma personagem negativa, a seguir vestir a pele de um herói tradicional e logo depois personificar um cidadão comum, sem que isso afecte a sua imagem.
Woody Allen trouxe-a do palco para o cinema em 1972, na comédia O Grande Conquistador, e fez dela a sua primeira musa, dirigindo-a numa série de filmes onde se destaca, obviamente, Annie Hall. Mas se Keaton é uma consumada actriz cómica, não se limita nem se contenta com esse registo.
É um dos mais internacionais actores espanhóis e já ganhou um Óscar de Melhor Actor Secundário, em Este País Não é para Velhos. Javier Bardem impôs-se como actor de primeiro plano no seu país nos anos 90, antes de dar o salto para os EUA.
Vencedora de um Óscar de Melhor Actriz em 2010 por Um Sonho Possível, Sandra Bullock impôs-se em Hollywood graças a Speed – Perigo a Alta Velocidade, em 1994, e é uma daquelas estrelas de cinema que conquistou os espectadores graças à sua imagem de "girl next door".
Discover Time Out original video