OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976)
©DRHoffman e Redford em Os Homens do Presidente
©DR

Robert Redford em dez filmes

Robert Redford confirmou que se vai reformar. Recordamos dez grandes filmes da sua carreira à frente e atrás das câmaras

Publicidade

Robert Redford já tinha anunciado, em 2016, a vontade de se reformar. Agora confirmou que O Cavalheiro com Arma, de David Lowery é o último filme em que o vamos ver. Depois disto, o actor e realizador de 81 anos não mais aparecerá na tela, mas não descarta a hipótese de continuar a trabalhar como realizador. No fim de uma longa, prestigiada e premiada carreira de actor que começou na televisão, há quase 60 anos, recordamos alguns dos melhores filmes de Robert Redford, à frente e atrás das câmaras, como Dois Homens e um Destino ou A Golpada.

Recomendado: Quando o cinema entra nas redacções dos jornais

Robert Redford em dez filmes

1. ‘Dois Homens e um Destino’ (1969)

Este western realizado por George Roy Hill deu a Robert Redford a oportunidade de trabalhar pela primeira vez com Paul Newman. O grande sucesso da fita nas bilheteiras transformou-o em definitivo numa estrela. O actor beneficiou das recusas de Jack Lemmon, Warren Beatty e Steve McQueen para poder interpretar o papel do Sundance Kid, ao lado do Butch Cassidy de Newman.

2.  ‘As Brancas Montanhas da Morte’ (1972)

O segundo filme de Redford sob a direcção de Sydney Pollack, com quem haveria de colaborar várias vezes, foi este western baseado na vida de uma personagem real dos primórdios da exploração do Oeste americano. O actor herdou o papel de Clint Eastwood, já que este não se deu bem com Sam Peckinpah, que esteve para ser o realizador. O filme competiu no Festival de Cannes e foi um dos mais lucrativos de 1972 nos Estados Unidos.

Publicidade

3. ‘A Golpada’ (1973)

Segunda colaboração do duo Newman/Redford, sob a direcção de George Roy Hill, interpretando um par de vigaristas que planeiam dar um grande mas arriscado golpe, enganando um rico, poderoso e perigoso gangster. O cenário desta brilhante e divertidíssima comédia de alta vigarice é a América em plena Grande Depressão. Um dos melhores papéis de Robert Redford.

4. ‘Os Três Dias do Condor’ (1975)

É Sydney Pollack quem assina este thriller de Guerra Fria, e um dos primeiros da escola niilista do cinema de espionagem, segundo a qual os do nosso lado podem ser tão ou mais perigosos do que os do lado inimigo. Robert Redford interpreta um analista da CIA que vê todas as pessoas com quem trabalha na sua secção de Nova Iorque serem misteriosamente assassinadas, ficando também em perigo de vida.

Publicidade

5.  ‘Os Homens do Presidente’ (1976)

Nesta fita de Alan J. Pakula, Redford é Bob Woodward e Dustin Hoffman personifica Carl Bernstein, os jornalistas do Washington Post que investigaram e deram a conhecer ao público o Caso Watergate, que levaria à demissão do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. Os dois actores passaram várias semanas na redacção do jornal, para se familiarizarem com o seu quotidiano e funcionamento.

6. ‘Gente Vulgar’ (1980)

Estreia na realização de Robert Redford, que preferiu ficar por trás das câmaras. O actor escolheu adaptar um romance de Judith Guest sobre uma família da classe média alta americana atingida por uma tragédia: a morte do filho mais velho. Redford revela-se aqui um sensível e cuidadoso director de actores. No elenco encontram-se Mary Tyler Moore, Donald Sutherland, Timothy Hutton, Judd Hirsch e Elizabeth McGovern.

Publicidade

7. ‘África Minha’ (1985)

Denys Finch-Hatton, o caçador que Robert Redford interpreta neste sumptuoso filme de Sydney Pollack, era inglês, mas para o caso pouco interessa. Redford e Meryl Streep, esta no papel da aristocrata e escritora dinamarquesa Karen Blixen, instalada na sua quinta no Quénia colonial, formam um dos grandes pares românticos na tradição do cinema clássico. 

8. ‘Duas Vidas e Um Rio’ (1992)

Uma belíssima realização de Redford, em tom nostálgico-pastoral. Brad Pitt e Graig Sheffer fazem de filhos de um severo pregador protestante (Tom Skerritt). Vivem no Montana e passam a manhã na escola e a ter educação religiosa, e as tardes a pescar. Um deles faz carreira no ensino, enquanto que o outro, o mais rebelde, se torna jornalista e se entrega ao jogo e à bebida.

Publicidade

9. ‘Quiz Show’ (1994)

Outro dos bons filmes realizados por Redford e em que também optou por ficar fora do elenco. Baseado em factos reais, conta uma história passada nos EUA durante os anos 1950. Um jovem advogado (Rob Morrow) que está a trabalhar para uma subcomissão do Congresso descobre que há batota no mais visto concurso de cultura geral da televisão, e que até um culto e distinto concorrente (Ralph Fiennes) está envolvido.

10. ‘Quando Tudo Está Perdido’ (2013)

J.C. Chandor deu aqui a Robert Redford aquele que será provavelmente o último grande papel de uma longa carreira que começou na televisão, em 1960. Sozinho no filme, e num barco, Redford interpreta um velejador que sofre uma colisão com um porta-contentores, naufraga e procura sobreviver no meio do mar. Um magnífico hino à capacidade de sobrevivência e à tenacidade humana.

Os melhores filmes de...

  • Filmes
Daniel Day-Lewis
Daniel Day-Lewis

De A Minha Bela Lavandaria a Lincoln, passando por O Último dos Moicanos ou O Meu Pé Esquerdo, eis 10 das maiores interpretações do único actor da história a vencer três Óscares de Melhor Actor.

  • Filmes
Johnny Depp
Johnny Depp

Johnny Depp foi dirigido neste punhado de filmes, feitos a partir dos anos 90, quando se impôs em Hollywood, por cineastas como John Waters, Tim Burton ou Mike Newell. Juntámos os melhores filmes de Johnny Depp.

Publicidade
  • Filmes

Scarlett Johansson começou a fazer filmes quando ainda era criança e já foi dirigida por nomes como Woody Allen, Sofia Coppola ou Spike Jonze, tendo entrado em comédias, dramas, produções de época ou de ficção científica.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade