A Guerra dos Tronos
©DRA Guerra dos Tronos
©DR

Tudo o que sabemos sobre a última temporada de A Guerra dos Tronos

'A Guerra dos Tronos' recomeça na madrugada de 14 para 15 de Abril. Eis tudo o que já se sabe sobre os novos episódios

Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

O impacto cultural de A Guerra dos Tronos foi e continua a ser considerável. É objecto de culto, devoção e discussão generalizada. É a série mais vista da história da HBO e a mais premiada, com 47 prémios Emmy conquistados até ao momento. E está prestes a chegar ao fim. Os pormenores sobre a derradeira temporada ainda estão envoltos em secretismo, mas já se conhecem alguns detalhes sobre o que vem aí. Continue a ler para ficar a par de tudo o que se sabe sobre a última temporada de A Guerra dos Tronos.

Recomendado: Acha que sabe tudo sobre A Guerra dos Tronos?

Tudo o que sabemos sobre a última temporada de A Guerra dos Tronos

1. A data de estreia está marcada

Passaram-se quase dois anos desde que foi para o ar o último episódio da sétima temporada. O jejum foi longo, mas vai chegar ao fim na madrugada de domingo para segunda-feira, às 02.00. A estreia nacional, no canal Syfy e no serviço de streaming da HBO, acontece em simultâneo com os Estados Unidos. O episódio repete às 22.15 de segunda-feira, quando também chega ao fim a maratona de A Guerra dos Tronos que monopolizou a programação do Syfy nos últimos dias. A partir daí, e até 18 de Maio, dá um novo episódio por semana.

2. (Quase) ninguém sabe o que vai acontecer

O final da série está envolto em secretismo. Porque os eventos relatados nos livros de George R. R. Martin foram ultrapassados (ainda estamos à espera do penúltimo tomo…) e porque os produtores fizeram de tudo para evitar que vazassem detalhes. Segundo a Entertainment Weekly, qualquer drone que se tentasse aproximar do cenário das filmagens era abatido, e os argumentos enviados ao elenco estavam tão bem protegidos que um actor – Liam Cunningham, que faz de Davos Seaworth – nem conseguiu abrir os ficheiros que lhe enviaram.

Publicidade

3. Os episódios vão ser maiores

Dizia-se que cada um dos novos episódios ia ser do tamanho de um filme, com uma duração entre a hora e meia e as duas horas, só que não é bem assim. De acordo com a HBO, o primeiro vai ter 54 minutos e o segundo 58. Nada de mais. Já os últimos quatro, que foram escritos pelos criadores David Benioff e D. B. Weiss, duram em média 80 minutos.

4. O orçamento da série aumentou

Cada um dos novos capítulos custou, em média, entre 15 e 20 milhões de dólares – dantes custavam perto de cinco milhões. Ou seja, ao todo, foram investidos mais de cem milhões de dólares na produção. Um valor muito elevado para um programa de televisão, contudo essencial para concretizar a visão de David Benioff e D. B. Weiss (e George R. R. Martin).

Publicidade

5. Os realizadores mais populares estão de volta

David Nutter, um veterano da televisão americana premiado com um Emmy pela realização de "Mother's Mercy", o final da quinta temporada, vai filmar metade dos novos episódios. E Miguel Sapochnik, o responsável por duas das mais icónicas batalhas da série, premiado com um Emmy pela realização de "Battle of the Bastards", filma outros dois. David Benioff e D. B. Weiss dirigem o final.

6. O primeiro episódio passa-se sobretudo em Winterfell

A ideia, segundo a Entertainment Weekly, é estabelecer um paralelismo com o início de A Guerra dos Tronos. Só que agora, em vez do rei Robert Baratheon, são Daenerys e a sua comitiva que chegam a Winterfell. E Sansa não parece nada contente com isso.

Publicidade

7. Personagens que pareciam mortas vão regressar

Pensou-se que Tormund Giantsbane e Beric Dondarrion tinham morrido no final da anterior temporada. Mas aparecem ambos num dos novos trailers, e está confirmado que sobreviveram. Mais interessante é uma teoria que tem vindo a ganhar popularidade na internet, segundo a qual Littlefinger também está vivo, e quem morreu no final da sétima foi um homem sem rosto que se estava a fazer passar por ele. Todavia, por enquanto, não passa de uma suposição alimentada por alguns rumores que se encontram online. É esperar para ver.

8. Vai morrer muita gente

Morre sempre muita gente, e tendo em conta o escopo das batalhas que terão lugar ao longo das próximas semanas isso não vai mudar agora que a série está a chegar ao fim. Muitos dos mortos serão personagens importantes, incluindo, ao que tudo indica, Cersei, que segundo uma profecia será assassinada pelo irmão mais novo/pequeno. Resta saber se esse irmão é Jaime ou Tyrion. Ou ainda Arya Stark, que prometeu matá-la, a fazer-se passar por um deles.

Publicidade

9. O final não vai agradar a todos

Quem o diz são os próprios actores. Kit Harington (Jon Snow) já admitiu que "nem toda a gente vai ficar feliz" com o desfecho, comparando-o aos finais de Sopranos e Breaking Bad. Sophie Turner, que interpreta a sua irmã Sansa, diz que vai ser “polarizador”.

10. Vamos voltar a Westeros mais cedo ou mais tarde

Em Maio de 2017, a HBO pediu a cinco argumentistas para escreverem argumentos para possíveis prequelas de A Guerra dos Tronos. Muitos destes projectos provavelmente não irão para a frente, mas pelo menos um, da autoria de Jane Goldman e George R. R. Martin, vai avançar. O episódio-piloto deverá ser filmado ainda este ano e será protagonizado por Naomi Watts. A acção decorre milhares de anos antes de A Guerra dos Tronos.

Mais séries

  • Filmes

Entre conteúdos originais de grande qualidade e outros que foram aproveitados (ou mesmo ressuscitados), a Netflix está, continuamente, a trazer-nos apostas dignas de binge watching. Títulos como Gambito de DamaOzark, Stranger Things ou The Crown mostram bem aquilo em que a plataforma trabalha, e outros como Breaking Bad Arrested Development são óptimos exemplos de como levar audiência ao seu moinho (o streaming) por meios comprovados. A apontar-lhe alguma coisa, será a oscilação de conteúdos: estamos sempre na vertigem de ver a nossa série favorita desaparecer do catálogo. Por isso, não perca tempo: prepare-se para uma maratona e siga estas sugestões das melhores séries para ver na Netflix.

  • Filmes

Com um rico cardápio de séries e filmes, prontos a fazer concorrência a outros serviços por cá instalados, o SkyShowtime chegou a Portugal em 2022 com conteúdos que trazem a marca dos estúdios Universal Pictures, Paramount Pictures e DreamWorks Animation, das redes televisivas Nickelodeon e Showtime, dos serviços de streaming norte-americanos Paramount+ e Peacock (NBC) e, claro, da produtora Sky Studios. Uma concorrência de peso aos poderes instalados em Portugal de outros gigantes do streaming, como a Netflix, HBO, Amazon Prime e Disney+. Conheça oito das séries que estão disponíveis no catálogo.

Publicidade
  • Filmes

São várias as produções e co-produções nacionais a não perder na HBO, incluindo Auga Seca, a primeira série portuguesa a dar entrada nas plataformas de streaming internacionais. Entre nomeados e premiados, inclusive com Globos de Ouro, fizemos uma selecção de dez filmes e séries portuguesas que tem de ver na HBO. Desde Coisa Ruim (2006), um raro exemplo de filme de terror com selo nacional, até Causa Própria (2022), série policial realizada por João Nuno Pinto, o que não faltam são razões para ficar agarrado ao ecrã.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade