Wolf Hall
Ed Miller
Ed Miller

‘Wolf Hall’: televisão de outra era

Esta ficção histórica proporciona aos espectadores uma experiência que remete para os momentos mais altos da BBC. Excelente.

Publicidade

★★★★★

Nem na televisão inglesa, outrora um reduto fortificado do rigor e dos mais elevados padrões de exigência, as séries históricas escaparam à vulgarização, à telenovelização e às concessões à modernidade. Mas há quem se mantenha fiel à tradição da excelência, e ei-la orgulhosamente representada por Wolf Hall (TVCine Edition. Qua 22.10), a adaptação dos dois primeiros livros da premiada trilogia de Hilary Mantel sobre Thomas Cromwell, o poderoso ministro de Henrique VIII, Wolf Hall e O Livro Negro, realizada por Peter Kosminsky, um homem da televisão também com bons créditos dados no cinema (O Monte dos Vendavais, A Flor do Mal). Mark Rylance assume com autoridade natural o papel de Cromwell, e comanda um elenco em que surgem Damien Lewis, Claire Foy, Joanna Whaley, Jonathan Pryce ou Mathieu Amalric, nesta ficção histórica onde produção, escrita, recriação de época, realização e interpretações se organizam como peças de Lego, proporcionando ao espectador uma experiência que remete para os momentos mais altos da BBC, expressos em séries como Guerra e Paz ou Eu, Cláudio. Retrato do poder por trás do poder, na pessoa de um homem de Estado que faz por servir o melhor possível o seu rei e os interesses do seu país, enquanto enfrenta as forças que se levantam contra ele, Wolf Hall é televisão de outras eras que teima em sobreviver na nossa.

Mais críticas de televisão

  • Filmes

★★★☆☆

‘Sob Controlo’ (Filmin) é uma sátira às disfunções, aos absurdos e aos contorcionismos políticos e mediáticos do poder e da diplomacia.

 

  • Filmes

★★★☆☆

Em ‘The 8 Show’, a Netflix volta a apostar numa série assente num alegórico e diabólico jogo de reality TV. A Coreia do Sul está a dar cartas neste formato de série.

 

Publicidade
  • Filmes

★★★☆☆

Em ‘Hotel à Beira-Mar’ (RTP2/RTP Play), cada temporada da série corresponde a um Verão. É um sucesso na Dinamarca. E poderia bem servir de inspiração para uma série portuguesa.

 

  • Filmes

★★★☆☆

Antes de ‘Midsomer Murders’, John Nettles já era uma vedeta na Grã-Bretanha. O motivo era esta série policial, que nunca passou em Portugal.

 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade