Praia, Férias, FeelViana, Viana do Castelo
© Juvenal Alves-VieiraFeelViana Hotel, em Viana do Castelo
© Juvenal Alves-Vieira

Seis hotéis ao pé da praia para umas férias sem preocupações

É o que se quer das férias de Verão: estar bem perto do oceano e do areal para mergulhos e banhos de sol sem preocupações com o trânsito.

Vera Moura
Publicidade

Para a maioria das pessoas, Verão é sinónimo de praia – e quanto mais perto pudermos ficar dos areais onde vamos estender a toalha, melhor. Já basta o ano inteiro no trânsito, a fazer quilómetros e quilómetros de tédio e stress. Nas férias grandes, todos queremos ficar ao pé da praia. E nestes seis hotéis, a brisa do mar está sempre presente. Mesmo que tenha de pegar no carro, nunca terá muitos quilómetros a separá-lo do Atlântico e dos mergulhos sem horas marcadas. Relaxe: se é férias ao pé da praia que procura, chegou ao sítio certo. 

Recomendado: Doze praias fluviais perto de Lisboa para relaxar este Verão

Férias na praia

  • Hotéis

Este wellness boutique resort, no caminho para a Praia do Carvalhal (são cinco minutos de carro; nove de bicicleta), é um projecto do arquitecto Miguel Câncio Martins e um dos melhores sítios para ficar na zona. Há mais de 70 opções de alojamento, de quartos double, duplex e deluxe até suítes e villas com piscina. A arquitectura tenta cumprir o estilo rústico da zona, conjugada com uma infinity pool aquecida e um spa, o Oryza, com tratamentos naturais e retiros de yoga. Tem também um restaurante (virado para um arrozal a perder de vista), onde os produtos locais são valorizados e viajam muitas vezes da horta directamente para o prato.

+ E o paraíso aqui tão perto: 35 coisas para fazer na Comporta

  • Viagens
  • Escapadas

Nas férias, existem dois tipos de pessoas: aquelas que adoram partir à aventura, sem amarras; e aquelas que optam por jogar pelo seguro, que escolhem o conforto acima de tudo. Nem umas, nem outras estão erradas, há momentos para tudo, mas é sobretudo para as segundas que o Epic Sana Algarve, em Albufeira em cima da praia da Falésia, uma das mais bonitas do Algarve, se revela uma aposta segura. É chegar e aproveitar. De tal forma que o mais provável até é esquecer-se de que aqui chegou de carro – entregue as chaves à vontade porque não precisará de se enfiar no carro para nada, nem mesmo para a ir à praia. Afinal, há um acesso directo do hotel, uma pequena caminhada entre o pinhal. Inserido num terreno com oito hectares, com mais de 200 quartos e suites, há três piscinas exteriores para adultos e duas para crianças, divididas por duas zonas distintas, uma das quais mais dedicada às famílias para que a tranquilidade possa reinar. Há ainda uma piscina interior na zona do spa, onde se pode também mimar numa das salas de tratamento. O pequeno-almoço é um manjar perfeito para arrancar qualquer um da cama, e para almoçar ou jantar, há quatro restaurantes bem diferentes entre si e dois bares, onde também é possível petiscar. 

+ 18 grandes restaurantes clássicos no Algarve

Publicidade
  • Viagens

A poucos passos da praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, e instalado no meio do pinhal, encontra o FeelViana. A localização é inacreditável, mas não é o único cartão de visita. Trata-se de uma óptima opção para os amantes de desporto. Só de pensar nas bicicletas, kites e pranchas que o hotel disponibiliza para se pôr a mexer nas redondezas já fica cansado? Relaxe. Aqui também pode experimentar aulas de yoga e pilates ou refastelar-se no spa a fazer massagens (tudo o que uma pessoa precisa para esquecer de vez os stresses da pandemia). Isso ou ler um livro na varanda do quarto, apanhar sol na piscina exterior e conhecer um dos restaurante do hotel.

  • Hotéis
  • Mafra/Ericeira

Completamente camuflado pelo verde do vale onde está plantado e pelo horizonte azul do Atlântico, uma cortesia da Praia de São Lourenço – a apenas 6 minutos de carro –, o Immerso é o primeiro hotel de cinco estrelas da Ericeira. Abriu em 2022, tem o slow living e a sustentabilidade como pilares, e o chef Alexandre Silva (do LOCO, com uma estrela Michelin, e do Fogo) como chef consultor dos dois restaurantes dedicados à cozinha atlântica.

Publicidade
  • Hotéis

Aberto no Verão de 2022, o Porto Covo Praia Hotel & Spa tem uma situação invejável, contando com 95 quartos, entre os quais 11 suítes, a dois minutos da Praia do Espingardeiro. “Uma praia que é uma surpresa. Pode ter areia ou não, consoante as marés”, descreve Maria João Cristina, do departamento comercial, enquanto nos mostra os cantos à casa. O que não quer dizer que a piscina não suplique por um dia de preguiça. Generoso, o bar de apoio está aberto das 11.00 às 19.00 e serve hambúrgueres, saladas e até sopa. Para melhor servir a comunidade que vem veranear, o spa (com piscina interior e jacuzzi), o lounge bar e restaurante Slow Sea estão democraticamente de portas abertas para quem os quiser experimentar. No restaurante aconselha-se marcação prévia. 

  • Hotéis
  • Hotéis de luxo
  • Cascais

O edifício onde até 2007 viveu o emblemático Hotel Atlântico, que por sua vez ocupou o Chalet Barahona nos anos 40 do século XX, foi totalmente remodelado para acolher uma unidade da rede internacional Intercontinental. Não se deixe enganar pelo tamanhão da coisa: apenas os dois primeiros pisos são ocupados pelos 59 quartos de luxo (nos restantes existem apartamentos premium). De todos – tal como da varanda onde se servem os pequenos-almoços quando está bom tempo e da piscina – vê-se mar, só mar, nada mais do que mar. Bago du Vin Gourmet Bar & Terrace é o restaurante deste 5 estrelas, com uma aposta nos ingredientes portugueses, mas em modo sofisticado e com algumas influências exteriores. O hotel oferece acesso directo ao Paredão – e, por consequência, a algumas das melhores praias da Linha.

+ Entre um mergulho e outro... As melhores esplanadas de praia da Linha

Mergulhos obrigatórios

  • Coisas para fazer

Estamos a leste do paraíso. E a Oeste, a Norte e a Sul também. Lisboa é tudo o que lhe mostramos todos os dias e é, sobretudo, uma cidade com uma localização privilegiada. À sua volta, há recantos bonitos, praias paradisíacas e vilas surpreendentes para uma escapadinha. Por isso (e porque não resistimos a ir laurear a pevide), seleccionámos sete destinos dignos de capa de revista em qualquer parte do mundo. São sete lugares de sonho que ficam já ali, muitos a menos de uma hora de distância – suficientemente perto para ir e voltar no mesmo dia. Ou não, o que sabe mesmo bem é ir e ficar sem pressa. Para um lisboeta, o céu pode esperar, que o paraíso está mesmo à porta. Boa viagem.

  • Coisas para fazer

Sugerimos 14 areais no Algarve que costumam ter espaço para estender a toalha, espetar o guarda-sol e esticar as pernas sem tocar em ninguém. Estes oásis não o vão desiludir, é garantido. Não acredita? Fomos do Barlavento ao Sotavento, sempre com os pezinhos de molho, à procura das praias perfeitas para descansar do mundo e fingir que não está no Algarve, mas numa qualquer ilha paradisíaca, longe da civilização. Pelo caminho, encontrámos ondas ideais para surfar e areais perfeitos para ver as vistas, ver e ser visto (à distância, claro está) ou até para andar como veio ao mundo.

Publicidade
  • Coisas para fazer

A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de uma belíssima viagem de comboio, primeiro ao longo do rio, depois à beira-mar – não faltam praias para estender a toalha na areia e dar um mergulho em Cascais. A Câmara Municipal abriu a época balnear no passado dia 1 de Maio e já há apoio nas 13 praias balneares do concelho, das quais dez têm Bandeira Azul. De Carcavelos ao Guincho, partilhamos as melhores praias da Linha de Cascais: só tem de escolher onde ir fazer fotossíntese e molhar o corpinho. E quando a fome começar a apertar não se fique pela clássica bola de Berlim: não faltam restaurantes e bares abertos ao longo de todo o paredão, bem como nas redondezas dos melhores areais.

  • Coisas para fazer

Poucos areais ao longo da costa portuguesa oferecem imagens tão dignas de postal quanto as praias da Arrábida. As águas cristalinas rodeadas de vegetação e areia branca fazem roer de inveja qualquer um. Este paraíso, a menos de uma hora de Lisboa, mudou recentemente o jogo das acessibilidades durante a época balnear. Isto para evitar grandes congestionamentos de trânsito e condutores preguiçosos e pouco habilidosos que teimavam em bloquear a estrada de acesso às praias com estacionamentos em ambas as bermas.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade