Museu das Ilusões
DR
DR

Museus interactivos em Lisboa e arredores para visitas divertidas

Carregue nos botões, ponha os óculos de realidade virtual e descubra estes museus em Lisboa e arredores.

Publicidade

Nem todos são grandes fãs de visitar um museu que apresente a sua colecção apenas com a ajuda de pequenas legendas ou escritos nas paredes. Ir a um museu não tem de ser assim tão monótono e há cada vez mais espaço para a interactividade no roteiro museológico nacional. Não substituem a riqueza analógica de um Museu Nacional de Arte Antiga ou de uma Fundação Calouste Gulbenkian, mas piscam o olho à modernidade e ao crescente hábito de metermos a mão em tudo o que é ecrã. Está na hora de conhecer estes museus interactivos em Lisboa e arredores.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família

Museus interactivos em Lisboa e arredores

  • Miúdos
  • Chiado

No Museu das Ilusões, ver e crer não tem nada a ver. Logo à entrada deste projecto de entretenimento mas também educativo, para todas as idades, um colorido Fernando Pessoa dá as boas-vindas, sem nunca tirar os olhos dos visitantes, estejam eles em que ponto da sala estiverem. Num espaço com mais de 20 propostas, que pedem cerca de 45 minutos para explorar, sucedem-se miragens, quadros sem vida que se mexem, salas que desafiam a gravidade, cubos que se transformam em pirâmides ao virar da esquina, discos hipnotizantes e muitas outras ilusões ópticas, geométricas ou de perspectiva. Pensado para despertar a curiosidade e explicar fenómenos científicos, o espaço é também altamente instagramável, com instalações a pedir fotografias como o Infinity Portal, que desafia a posar como o Super-Homem e depois rodar a imagem a 180 graus; ou o Eléctrico Invertido, para fingir que está no tecto do 28. No final da visita, as famílias encontram um ginásio para o cérebro, com vários jogos que pais e filhos podem usar à-vontade.

  • Museus
  • Chiado/Cais do Sodré

Numa realidade em que a política é tão complexa, existe um espaço onde não é – a Casa do Parlamento. Mesmo à frente do Palácio de São Bento, esta instituição torna a política nacional um pouco mais fácil de entender e já tem programa para o próximo 25 de Abril. Este Centro Interpretativo nasceu no 50.º aniversário da Revolução dos Cravos para explicar o que é a democracia e mostrar como todos nós fazemos parte dela.

Publicidade
  • Museus
  • Ciência e tecnologia
  • Parque das Nações

Fascinante para miúdos, corre o risco de ser surpreendente também para os adultos. O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva é o museu de ciência nascido em 1999 no Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo 98. O edifício foi desenhado pelo arquitecto Carrilho da Graça e acolhe uma exposição permanente e várias exposições temporárias simultâneas. Até Setembro, mora lá "A Ciência da Pixar", uma exposição sobre como as personagens dos filmes da Pixar ganham vida. Há mais de 50 experiências interactivas para descobrir como se desenvolvem os processos de produção de filmes como o Toy Story, Monstros e Companhia, À Procura de Nemo e Divertida-Mente.   

  • Atracções
  • Parques temáticos
  • Belém

Imagine-se sentado no banco de uma igreja da cidade, a 1 de Novembro de 1755, Dia de Todos os Santos, minutos antes da terra começar a tremer. De repente, tudo começa a desabar, as chamas deflagram. Na verdade, pode parar de imaginar. Essa é uma das experiências que pode viver dentro do Quake – Centro do Terramoto de Lisboa. Um espaço divertido e que ao mesmo tempo alerta para a iminência de um novo grande terramoto na cidade. O Quake é para brincadeiras, mas também lhes junta história, arquitectura, ciência e política numa experiência imersiva e pedagógica.

Publicidade
  • Museus
  • Sete Rios/Praça de Espanha

Mais do que uma “sala das taças”, um sítio para observar pratas, galhardetes e medalhas, o Museu Cosme Damião é um lugar para conhecer detalhadamente a história do clube e da cidade. Sabia que em 1960 o Benfica foi campeão nacional de actividades submarinas? E que em 1918 o Benfica recebeu a visita do tenor lírico Tito Schipa? Se tivesse visitado o Museu Cosme Damião, sabia. Há vários filmes, jogos e actividades interactivas, da qual destacamos a atracção final: um simulador de penáltis que vale o preço do bilhete.

  • Museus
  • História
  • Cascais

Já imaginou poder recuar no tempo e fotografar-se como se estivesse em 1900? Ou então descobrir, através de animações, como era um local durante a Segunda Guerra Mundial? O Museu da Vila, em Cascais, dá a conhecer a história da vila e do concelho, desde o período do Neolítico até ao século XX, com recurso a tecnologia interactiva. Uma das peças do museu é uma asa de gaivota em que são projectadas imagens sobre vários temas relacionados com Cascais e uma experiência imersiva que pretende mostrar como a vila e o concelho se têm tentado tornar uma cidade inteligente. Vale a pena a visita.

Publicidade
  • Museus
  • Ciência e tecnologia
  • Chiado/Cais do Sodré

A exposição permanente chama-se "Cabos Submarinos" e apresenta o percurso histórico que conduziu à ligação dos continentes através de cabos, que são responsáveis por grande parte do desenvolvimento das comunicações. Além de poder aprender acerca das três gerações de cabos, também vai poder experimentar um telégrafo e observar um holograma com um dos cabos mais antigos. Através de instalações interactivas, os visitantes vão passar também a conhecer técnicas de instalação, exploração e manutenção dos cabos submarinos. E, antes de ir embora, não se esqueça de tirar uma fotografia no fundo do mar. Ao longo da semana, decorrem oficinas e workshops, pensadas para as crianças e para toda a família.  

  • Museus
  • Baixa Pombalina

Abriu as portas em 2016 e aposta forte na interactividade. No Museu do Dinheiro é possível percorrer a história do dinheiro e a sua relação com a sociedade e ainda aceder ao Núcleo de Interpretação da Muralha D. Dinis, construída no século XIII. Pode também ouvir o deus grego Hermes com atenção: uma figura robótica que encarna o deus do comércio e das trocas e que dialoga com o público. Há ainda um grande dispositivo multimédia, manipulável pelo público, que permite descobrir a história do dinheiro ou um painel lúdico, também interactivo, que roda e amplia alguns tesouros numismáticos.

Publicidade
  • Museus
  • História
  • Sintra

Inaugurado em 2015 no edifício do posto de turismo da vila de Sintra, é aqui que se deve dirigir para se inteirar dos mistérios da cidade, entre a ficção e a realidade, através de 17 espaços diferentes recheados de hologramas, efeitos sensoriais, realidade aumentada ou filmes 3D. No Sintra Mitos e Lendas pode experimentar a sensação de entrar no Poço Iniciático da Regaleira, embarcar numa aventura que o põe frente-a-frente com o tenebroso Adamastor ou explorar ecrãs tácteis que permitem interagir com imagens e histórias geo-referenciadas que incluem animações em realidade aumentada.

Mais museus

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade