Arabian Waltz (1996, Enja), de Rabih Abou-Khalil
Muitos portugueses terão descoberto o alaúdista libanês (radicado na Alemanha) através das suas colaborações com Ricardo Ribeiro, mas antes de se juntar ao fadista português, Abou-Khalil tinha já longo e admirável historial na síntese das tradições musicais do Oriente com o jazz, em formatos que vão do alaúde solo (Il Sospiro, de 2002) à big band (The Cactus of Knowledge, de 2001). Nas duas dúzias de discos que editou como líder, a formação raramente se mantém de disco para disco, embora alguns colaboradores o acompanhem ao longo de períodos prolongados.
No álbum Arabian Waltz o leque de influências alarga-se à música de câmara europeia, pela adição aos seus usuais colaboradores Michel Godard (tuba) e Nabil Khaiat (percussão), do Balanescu Quartet, o quarteto de cordas liderado pelo violinista romeno Alexander Balanescu, um grupo vocacionado para experiências transculturais. Como é usual nos discos de Abou-Khalil, todas as composições e arranjos são de sua autoria.
[“Arabian Waltz”, faixa de abertura do álbum homónimo]