Francesco Canova da Milano (1497-1543)
País: Itália
Francesco da Milano foi o primeiro grande compositor de peças destinadas de raiz ao alaúde, cujo repertório fora, até então, dominado pelas transcrições de canções e motetos polifónicos, que continuariam, ao longo do século XVI, a representar parte significativa dele. Como a esmagadora maioria dos autores de peças para alaúde, foi também um virtuoso do instrumento e escreveu exclusivamente para ele.
Francesco da Milano – que era, apesar do nome, natural de Monza e não de Milão – poderá ter iniciado carreira na corte francesa (o que explicaria que fosse também conhecido como Francesco da Parigi) e esteve ao serviço dos cardeais Ippolito de’ Medici e Alessandro Farnese, foi professor de Ottavio Farnese, neto do papa Paulo III, e acompanhou este papa ao Concílio de Nice. A sua reputação difundiu-se pela Europa e mereceu-lhe o cognome de “divino”, epíteto com que é identificado, a partir de 1536, nas colecções de obras publicadas pelo seu editor, Francesco Marcolino.
[Ricercar La Compagna, por Israel Golani, num alaúde renascentista de sete ordens]