Wall of Voodoo
Origem: Los Angeles, Califórnia
Ano: 1977
O que se obtém quando se misturam bandas sonoras para films noirs, punk e sintetizadores New Wave? Wall of Voodoo! Stan Ridgway, o vocalista e teclista, iniciou carreira fundando a Acme Soundtracks, uma empresa vocacionada para a produção de bandas sonoras, cujo escritório, em Hollywood, era fronteiro ao clube punk The Masque, pelo que não é de estranhar que tenha sido a uma banda punk angelina, The Skulls, que foi buscar os seus músicos.
Após um EP homónimo, em 1980, veio o álbum Dark Continent (1981), mas a banda só ganharia atenção com o segundo álbum, Call of the West (1982), muito por “culpa” da canção “Mexican Radio”, que foi o único êxito da banda – chegou ao lugar 58 do top americano. A sonoridade dos Wall of Voodoo era dominada por sintetizadores, caixas de ritmos e percussão electrónica, mas a voz carismática de Ridgway (e a sua harmónica) conferiam-lhe um colorido, rugosidade e dramatismo pouco frequente na anódina synth pop da época. Ridgway saiu da banda em 1983 (para o que seria uma frutífera carreira em nome próprio), mas o guitarrista Marc Moreland e o teclista Chas T. Grey recrutaram novos elementos e prosseguiram sob o nome de Wall of Voodoo, sem gerar nada de relevante.
[“Mexican Radio”, do álbum Call of the West]