Johann Jakob Froberger (1616-1667)
Froberger foi o primeiro compositor proeminente de obras para cravo a surgir na Alemanha. Nasceu em Stuttgart, numa família de músicos – cinco anos depois, o seu pai, Basilius, ascenderia ao posto de mestre de capela da corte de Württemberg. Johann Jakob não teria oportunidade de fazer carreira em Stuttgart, já que a Guerra dos Trinta Anos levou, pouco depois, à dissolução da orquestra da corte – o jovem cravista tornar-se-ia, em 1637, organista da capela imperial, em Viena, mas não tardou em obter uma licença a fim de prosseguir os estudos em Roma, com Girolamo Frescobaldi, então o expoente máximo da música para tecla. Seria a primeira das muitas viagens que marcaram a vida de Froberger, cuja fama crescente como virtuoso das teclas e compositor o levou a Bruxelas, Londres e Paris, bem como a todo o mundo germânico.
Embora tenha regressado, intermitentemente, ao serviço da corte imperial de Viena, Froberger passou os últimos anos de vida afastado da vida agitada e cosmopolita que conhecera, desempenhando a função de professor de cravo da duquesa de Württemberg-Montbéliard, em Héricourt (que então fazia parte das possessões da casa de Württemberg e é hoje território francês). Toda a obra de Froberger foi consagrada ao cravo.
[“Lamento sopra la Dolorosa Perdita della Real M.sta di Ferdinando IV Rè de Romani”, por Marco Mencoboni, Palazzo Honorati Carotti, Jesi, Itália. A obra foi composta em 1654 em Viena, em homenagem a Fernando IV, Sacro Imperador Romano, que Froberger conhecia pessoalmente, e que falecera nesse ano, com apenas 21 anos]