Coleman Hawkins
Ano: 1939
Álbum: Body and Soul (RCA Bluebird)
Apesar do mérito das incursões de Armstrong, Goodman, Berry & Elridge e Tatum ao longo da década de 30, quem tornou “Body and Soul” numa peça central do repertório jazz foi o saxofonista tenor Coleman Hawkins, numa sessão de 11 de Outubro de 1939, em Nova Iorque, para a RCA Bluebird. A versão de Hawkins tem a particularidade de quase ignorar a melodia e usar a progressão de acordes da peça como base para uma ardente e lírica improvisação, que pode ser vista como prefigurando as abordagens do bebop. Foi com a gravação de Hawkins que “Body and Soul” deixou der “apenas” uma balada e se tornou num veículo improvisacional por excelência – o que faz com que alguns músicos descartem o conteúdo emocional da peça e a vejam apenas como um desafio técnico. Mas Hawkins não tem culpa disso.
Em 1939 ainda não existiam LPs, pelo que quem queira ter esta versão terá de recorrer a uma compilação, como a que acima se indica e que contém registos realizados entre 1939 e 1956.