Há 40 anos: Agosto de 1981
A MTV faz a sua emissão inaugural: “Vídeo Killed the Radio Star”, dos Buggles, é o primeiro clipe transmitido pelo canal que transformaria a face da indústria musical. A IBM apresenta o primeiro computador pessoal para uso doméstico, e com ele o primeiro software MS-DOS, da Microsoft: o IBM PC tinha uns incríveis 16k de RAM. Mark David Chapman é condenado a prisão perpétua pelo homicídio de John Lennon.
O grande acontecimento do Verão são os Taxi. Como recordámos na Nostalgia de Maio, a banda do Porto apresenta o seu homónimo álbum de estreia no Dramático de Cascais, logo a 31 de Abril, na primeira parte do concerto de The Clash. Nessa noite, um pavilhão apinhado entoa “Chiclete”, “T.V.W.C.” e “Vida de Cão”, singles que ainda mal tinham estreado na rádio, prenunciando um Verão em que as canções de João Grande & companhia se tornam omnipresentes na frequência modulada. “Chiclete”, em particular, é número 1 em toda a primeira quinzena de Agosto, e o LP Taxi acabará consagrado como o primeiro disco de ouro do rock português, por vendas superiores a 15 mil exemplares (Ar de Rock, de Rui Veloso, foi editado antes mas demorou mais tempo a atingir a meta). Os Taxi são, de resto, um capítulo importante num ano memorável para a venda de música em Portugal. A indústria discográfica nacional acabará a celebrar 1981 como um ano histórico, com sete milhões de singles, LPs e cassetes vendidos.
Os Taxi acabam destronados do top de singles lá para 20 de Agosto, por Kim Karnes, que já liderara nove semanas consecutivas a Billboard norte-americana com “Bette Davis Eyes”. Em retrospectiva, esta é uma daquelas que bem podíamos ter incluído na nossa lista de canções que provavelmente não sabe que são covers. Na verdade, pertence a Jackie DeShannon, respeitável cantautora norte-americana a quem também são creditadas canções como “What the World Needs Now Is Love” ou “Put a Little Love in Your Heart”. O registo original é assim mais pop-country e foi editado em 1975 no álbum New Arrangement.
Entretanto, no número 3 de há 40 anos, encontramos “Psycho Chicken”, uma paródia palerma com que The Fools apanharam boleia dos Talking Heads para fora do anonimato.