Há 40 anos: Junho de 1981
Entre os dias 10 e 20 de Junho, Portugal vive sob uma violenta onda de calor. Registam-se 1900 óbitos a mais em relação ao que seria de se esperar nessa altura do ano. Nas Penhas Douradas, o ponto mais fresco do país, a temperatura mínima teima em não baixar dos 22 graus. No cinema, estreia Os Salteadores da Arca Perdida. Um LP custa, em média, 400 escudos.
Faz seis meses que John Lennon foi assassinado à porta de sua casa, em Nova Iorque, e por cá o ex-Beatle torna-se na voz mais batida nos gira-discos. “Woman”, o segundo single extraído do álbum Double Fantasy, lidera a tabela de vendas de singles em Portugal, ininterruptamente, entre finais de Maio e inícios de Julho.
No Reino Unido, o single mais vendido na primeira semana do mês é “Being With You”, de Smokey Robinson (falamos dele umas linhas adiante), que será rapidamente ultrapassado por Michael Jackson com “One Day in Your Life”. A canção de 1975, originalmente gravada com uma vozinha angelical de 17 anos e incluída no álbum Forever, Michael, foi repescada em 1981 para um novo álbum a que emprestou o título. Gerou um modesto sucesso nos Estados Unidos, mas fez furor no Reino Unido, onde se tornou a primeira gravação solo de Jackson a alcançar o top do UK Singles Chart.
Mas é um pouco mais abaixo na tabela que vamos desenterrar duas peças que envelheceram bem melhor na memória colectiva. A primeira é “Chariots of Fire”, o tema principal que Vangelis compôs para o filme homónimo (Momentos de Glória, na tradução portuguesa) e que para sempre ouviremos com a banda sonora de qualquer imagem em câmara lenta. A segunda é “No Woman, No Cry”, o hino de Bob Marley originalmente incluído no álbum Natty Dread, de 1974, e um ano mais tarde em Live!, na versão ao vivo que a popularizou. Marley morreu em Maio de 1981 e em Junho “No Woman, No Cry”, versão ao vivo, é incluída numa colectânea de tributo e torna-se no oitavo single mais escutado nas ilhas britânicas.
Nos Estados Unidos, o grande destaque volta a ser este “Bette Davis Eyes”, de Kim Carnes, que já se tinha instalado no top a 16 de Maio e por lá se mantém nove semanas (mais lá para diante conseguirá feito semelhante em Portugal: será o single mais vendido ao longo de dez semanas consecutivas, entre 20 de Setembro e 22 de Novembro). Em segundo lugar está “Being With You”, canção que, curiosamente, Smokey Robinson compôs para Kim Carnes, mas que acabou por gravar ele mesmo. O top norte-americano fica completo com “Stars on 45”, dos Star Sound, projecto de estúdio que se entretém a amalgamar sucessos alheios em medleys com batida disco, e que ainda hoje é capaz de excitar festas de nostalgia.