Quarteto de cordas op.44 n.º 4 G 223 La Tiranna, de Boccherini
Ano de publicação: 1792
Luigi Boccherini (1743-1805) e Joseph Haydn (1732-1809) foram os pais do quarteto de cordas: os primeiros ensaios de Haydn neste domínio, os dez “Quartetos de Fürnberg”, datam de 1757-61, os primeiros de Boccherini foram compostos em 1761 e publicados em Paris em 1767 como op.1. Ambos os compositores se dedicariam ao formato ao longo de toda a vida, deixando uma produção admirável em qualidade e quantidade – Boccherini com 91 e Haydn com 68.
Os seis quartetos (ou quartettini, assim denominados por serem mais breves do que o quarteto-padrão) do op.44 de Boccherini foram compostos em Espanha, onde o compositor italiano passou a maior parte da carreira e cujas tradições populares “contaminaram” a sua música. Será o caso do op.44 n.º 4 (com apenas dois andamentos, Presto (Tirana) e Tempo di Minuetto, em vez dos usuais quatro), conhecido por La Tiranna, por o seu I andamento se basear na “tirana”, dança com esse nome que estava então em voga em Madrid. Há também quem sugira que quarteto será um retrato musical de Maria del Rosario Fernández, actriz famosa que ficou conhecida como “La Tirana” (por ser casada com “El Tirano”, outra figura famosa dos palcos espanhóis) e foi pintada por Goya.
[Pelo Ensemble 415, em instrumentos de época (Harmonia Mundi)]