Sinfonia concertante para 2 violinos e violoncelo, de J.C. Bach
Ano: c.1773
Johann Christian Bach (1735-1782), o filho mais novo de Johann Sebastian, tinha 15 anos à data do falecimento do pai, pelo que a influência deste no seu estilo resultou muito esbatida (foi o irmão Carl Philipp quem tomou o lugar do pai na sua instrução musical) e a maioria das obras de J.C. Bach prefigura Mozart e o classicismo. Aliás, o jovem Mozart tinha grande admiração por Johann Christian e os seus primeiros ensaios no concerto para tecla são adaptações de sonatas para cravo dele.
O benjamim dos Bach compôs uma trintena de sinfonias, uma trintena de concertos e uma vintena de sinfonias concertantes. Esta, para dois violinos e violoncelo, foi estreada em Paris, em 1773, no Concert Spirituel (uma pioneira série de concertos públicos que tinha lugar regularmente no Palácio das Tuileries), e foi publicada nesse mesmo ano pelo editor parisiense La Chevardière.
[Por Graham Cracknell e Anna MacDonald (violinos), Angela East (violoncelo) e The Hanover Band, em instrumentos de época, com direcção de Anthony Halstead (CPO)]