Encontram-se poucos sítios tão recomendáveis como o 49 da ZDB no Bairro Alto. É um bar gay-friendly, bem localizado na Rua da Barroca, no andar de baixo da Galeria Zé dos Bois. E é um ponto de encontro entre criadores e público, com boa música e boa onda. Tem duas pequenas salas, uma delas com uma mesa de matraquilhos, uma pista de dança com bola de espelhos, o que comer (tostas) e principalmente o que beber (é só escolher). Além de propostas musicais arrojadas, desde concertos a DJ sets. Sobretudo DJ sets.
Nos últimos dez anos a Time Out escreveu sobre centenas de novos bares em Lisboa. Muitos fecharam entretanto, mas alguns continuam de portas abertas. E uma pequena fracção marcou indelevelmente a cidade. É o caso destes dez.
Desde a Cerveteca, o primeiro bar de cerveja artesanal em Lisboa, aberto em 2014, às Damas, que injectaram nova vida na noite da Graça em 2015, passando pela Pensão Amor, espaço fulcral da renovação do Cais do Sodré na presente década. Sem estes bares, Lisboa não era o que é.