1855 Gin Garden
Mariana Valle LimaSmokey Ginger Sour
Mariana Valle Lima

Os melhores bares de gin em Lisboa

Chegou forte e veio para ficar. Conheça os melhores bares de gin em Lisboa, a bebida que ainda é a uma das mais populares a sair do balcão

Teresa David
Publicidade

Pela cidade, há espaços que lhe são exclusivamente dedicados e outros que, aos poucos, vão aprimorando os seus cocktails de forma a inclui-la. Mas a história daquela que é uma das mais populares bebidas da actualidade em Lisboa já tem séculos. O gin, como hoje o conhecemos, evoluiu de uma outra bebida, o jenever, com origem neerlandesa, e a sua primeira referência data do século XIII. Só mais tarde, no século XVII, é que seria popularizado no Reino Unido por mão do monarca William III, e acabaria por se tornar uma alternativa ao brandy. As possibilidades foram crescendo e as marcas florescendo, caminhando largamente até se tornar uma das mais populares espirituosas do mundo. Na capital portuguesa não faltam espaços onde o provar e degustar, portanto, o melhor é seguir o nosso roteiro dos melhores bares de gin em Lisboa. 

Recomendado: Os novos bares em Lisboa que tem mesmo de conhecer

Os melhores bares de gin em Lisboa

  • Noite
  • Cafés/bares
  • Chiado

Apelativo para os olhos, prazeroso na boca, sexy e sofisticado. Há mais de dez anos que o gin se transformou numa bebida de culto em várias partes do mundo – uma moda que teima em não desaparecer e que continua a fazer nascer espaços especializados em Lisboa. Prova disso é o Bar 1855 Gin Garden, no Hotel Martinhal Chiado, aberto desde Junho na Rua das Flores, no Chiado, e inaugurado agora. A carta de cocktails, assinada por Peter O'Connor, do Onda, na Graça, é na sua maioria preparada com gin. No dia a dia, Rui Barbosa é o barman de serviço. 

  • Avenida da Liberdade

A vista de rio é altamente valorizada, mas não devemos menosprezar outros pontos de vista. Afinal, ver o movimento da Avenida da Liberdade pode ser bem mais interessante do que ver navios. O Sky Bar, bar no último piso do Tivoli Hotel, é um óptimo sítio para beber um copo ao fim do dia, especialmente quando está bom tempo, e tem nos gins uma aposta forte, com mais de 15 opções no menu. 

Publicidade
  • Princípe Real

Os mentores da Gin Lovers, projecto que começou a ganhar forma em 2013, dizem ser os "embaixadores do gin em Portugal". Em 2015 instalaram-se na Embaixada, no Príncipe Real, e desde então que têm vindo a cimentar a reputação de verdadeiros amantes da bebida com mais espaços, como no Restelo. 

  • Chiado/Cais do Sodré

Se já foi ao Foxtrot sabe que na carta existe um sem fim de bebidas, onde se inclui o gin, seja ele servido a solo ou em cocktail. Se precisar de mais argumentos, também lhe damos: no Verão há um pequeno jardim interior para apanhar ar fresco, e no Inverno tem uma sala com lareira a funcionar. 

Publicidade
  • Martim Moniz

Para aqui chegar é preciso subir até ao sexto piso do Centro Comercial do Martim Moniz. Lá, espera-nos uma vista sempre surpreendente para a praça, para a Mouraria, para a Graça e para o Castelo. É esta paisagem que sempre foi o grande chamariz do TOPO, mas não o único. As bebidas são o outro. Aposte no gin. 

  • Noite
  • Cafés/bares
  • Cais do Sodré

É este o melhor sítio para fazer trocadilhos e beber gin sem deixar Vestigius. Com uma vista privilegiada para o rio, o bar tem uma carta com dezenas (sim, dezenas) de gins preparados de várias maneiras. Difícil é escolher. 

Publicidade
  • Santa Maria Maior

A Taberna Moderna foi um dos primeiros sítios em Lisboa a servir gin como deve ser, ou não tivesse também o primeiro gin bar da cidade. Dentro do restaurante, o Lisbonita Gin Bar orgulha-se de ter mais de 100 referências de gin. Os bartenders de serviço estão habituados a preparar gins tónicos ou cocktails com gin com os ingredientes preferidos dos clientes.

  • Estrela/Lapa/Santos

As paredes são de pedra e a arquitectura explica o nome de “matiz pombalina”. Mas não é só pela decoração que este bar está a anos-luz da concorrência. Aqui não interessam os campeonatos de shots, mas sim os cocktails para beber enquanto se conversa com música de fundo. Se for adepto do gin, aproveite porque há muito por onde escolher. 

Publicidade
  • Saúde e beleza
  • Barbeiros
  • Chiado
  • preço 1 de 4

Apesar do ambiente de clube de cavalheiros, aqui entra toda a gente, fora os serões em que a casa fica composta e se junta um grupo à porta em amena cavaqueira. Às tantas, é difícil acreditar que O Purista é uma barbearia. Aliás, O Purista é muito mais – funciona como bar, onde grupos de amigos, candidatos a uma mudança de visual ou não, podem beber um copo. Gin incluído. 

  • Português
  • Bairro Alto

Junto ao Bairro Alto e com aquela vista sobre o vale da baixa pombalina, bem como para o Castelo, o Insólito divide-se entre bar e restaurante, sendo que a carta de bar é bem mais completa, apesar dos petiscos também valerem a pena. Há dezenas de referências de vinhos, cocktails clássicos e de assinatura e, claro, gin. 

Mais copos em Lisboa

  • Noite
  • Cafés/bares

Luzes a meio gás, madeiras e veludos a forrar o espaço, sala de jogos, cocktails trabalhados e cartas com selecções vastas, que vão dos chás aos pratos. Os bares históricos de Lisboa carregam um misticismo que serve de cápsula do tempo, mesmo que a data de fundação possa não corresponder à decoração, e há neles uma vertente quase-secreta que continua a entusiasmar quem os escolhe. Salas de conspiração, retiros jornalísticos ou speakeasiesembalados por bandas sonoras que nos remetem ao cinema noir, transformaram-se em pontos de encontro de muitas gerações. E é por isso que deve uma visita aos melhores bares históricos em Lisboa.

  • Noite

Os bares do famoso coleccionador Luís Pinto Coelho, uma antiga pensão de prostitutas, um wine bar coberto de garrafas de vinho ou uma incursão no contemporâneo e instagramável. Lisboa é linda e tem bares lindos, bem o sabemos, e o que vai abrindo pela cidade continua a preencher a quota necessária à manutenção deste título. Nesta lista não olhámos a fachadas e aparências exteriores; focámo-nos no que interessa, o que está dentro, a vista que temos pela frente quando nos sentamos e mandamos copos abaixo. Porque nem só os cocktails nos encantam e há muitas pérolas a conhecer, estes são os bares mais bonitos em Lisboa.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade