Joana Barrios não é chef de cozinha e avisa logo na introdução do seu Nhom Nhom, um livro de “comida para crianças que todos vão querer comer”, que não tem qualquer pretensão de o ser. Escreveu este livro de receitas para bebés porque adora cozinhar – e de inventar “healthy trash food” – e para desmistificar aquela história de que as crianças não podem comer isto e aquilo. Podem, só que com uns pequenos ajustes.
Além de actriz, encenadora, figurinista e blogger no Trashédia, Joana é amante de comida e da arte de cozinhar. Quando foi mãe pela primeira vez e a filha começou a comer sólidos, aos cinco meses, ficou super feliz. “A Mercedes é uma excelente boca”, contou-nos quando fomos espreitar o seu frigorífico para a rubrica da Time Out “No Frigorífico de...”. Come tudo, passou por todas as fases da alimentação de uma criança e agora come coisas tão “normais” como ensopado de borrego ou açorda de bacalhau (sim, estas receitas para crianças existem e estão no Nhom Nhom).
O livro é, simplesmente, uma compilação de todas as receitas que faz diariamente para a filha, nada armado ao pingarelho. Mas, antes de pôr mãos à obra, um aviso à navegação: “A minha dose de pesquisa baseou-se sobretudo na pediatra, por isso é altamente recomendável que, acima de tudo, ouça e confie no seu, e só depois procure os livros, as pesquisas online e a sabedoria popular”, aconselha no livro.
As receitas estão divididas por fases: as primeiras coisas que ela comeu (frutas e papas), as segundas (legumes em versão sopa cremosa), a carne, o peixe, tudo o que não é carne nem peixe, e os lanches.
"Com uma pitada de bom senso e outra de criatividade, pode fazer comida saborosa, nutritiva e simplesmente boa para o seu filho (e para si)", garante.
O livro, editado pela Bertrand, está à venda a partir desta sexta-feira por 17,70€. Não há nada a temer e damos-lhe já três receitas para testar em casa. Se mesmo assim está reticente em pôr mãos à obra, Joana Barrios vai mostrar como se faz tudo num show cooking na Feira do Livro, no dia 11 de Junho.