TOM Lisboa
DR
DR

Time Out Market. 10 anos, 10 coisas para fazer em Maio

No mês em que abrimos o Time Out Market Porto e comemoramos uma década de vida do Time Out Market Lisboa, motivos para celebrar não faltam. Deixamos dez sugestões para aproveitar Maio nas duas cidades.

Publicidade

Passaram exactamente 10 anos desde que lançámos a pergunta: “Como é que se come uma revista?” Não era retórica, metáfora, brincadeira ou trocadilho. Em Maio de 2014, a Time Out tornava-se na primeira revista do mundo que se podia ler, comer e beber. A primeira revista do mundo que se lembrou de oferecer aos leitores um lugar onde os artigos saltavam para a realidade. 

O Time Out Market Lisboa não foi só inédito: foi pioneiro. Outros nasceram depois dele, à imagem dele, à volta do mundo – de Nova Iorque ao Dubai, de Montreal à Cidade do Cabo. E agora, chegou a vez do Porto. Uma década depois do Mercado da Ribeira, em Lisboa, a Estação de São Bento ganha uma ala Time Out e uma torre desenhada pelo premiado arquitecto Eduardo Souto Moura, onde os melhores chefs e pratos e copos e experiências da cidade deixam de estar apenas em artigos da revista e ganham vida: textura, sabor, cheiro, som, um novo coração a bater. Uma nova revista para ler, comer, beber. E viver.

Saiba como celebrar este grande mês nos Time Out Markets de Lisboa e do Porto.      

Recomendado:FAQs – Time Out Market Porto

Time Out Market. 10 anos, 10 coisas para fazer em Maio

1. Provar os pratos especiais do 10º aniversário

Há chefs, restaurantes e pratos que já estão no Time Out Market Lisboa há 10 anos. E ainda bem. Mas para celebrar esta década, convidámos todos os espaços do mercado a trazerem um prato especial para a carta durante o mês de Maio. Podia ser um prato novo, um que já tivesse estado na carta ou que trouxesse uma boa memória. E assim, teremos mais de 20 pratos especiais para provar, que vão desde um novo sabor de gelado da Davvero à salada fresca de bacalhau com maçã verde e endro da chef Susana Felicidade, da cataplana do Sea Me ao Shiso Maguro da Confraria e à tarte de ameixa preta com nata batida do Pap’Açôrda. Temos um desafio para si: esqueça a dieta e venha provar todos estes pratos. Só tem até ao final do mês.

2. Arregaçar as mangas e participar num dos workshops da Academia Time Out

O 10º aniversário será assinalado com dois workshops muito especiais: uma Masterkids onde vamos ensinar aos mini-chefs a receita para um bolo de aniversário incrível, e um curso que é um banquete de aniversário. O chef Miguel Mesquita promete ensinar a cozinhar uma refeição digna desta celebração: um ceviche de polvo e um ramen com salmonete e enoki. A sobremesa é por nossa conta.

Publicidade

3. Admirar os cravos e andorinhas no tecto do mercado em Lisboa

Mais uma vez, o tecto do food hall do Time Out Market ganhou nova vida com uma instalação artística, desta vez dedicada à celebração dos 50 anos do 25 de Abril. Até 20 de Maio, quando olhar para cima vai ver cravos vermelhos e andorinhas, dois símbolos da revolução de 1974. O estúdio de design Oupas!, uma equipa de “verdadeiras mulheres do Norte”, é responsável pela autoria e concretização deste projecto que tem como materiais-base o papel e o cartão.

4. Conhecer um mercado 5 estrelas

O Time Out Market Porto acaba de abrir e não é só cinco estrelas por reunir tanto talento junto no mesmo espaço. O novo mercado consegue a proeza de reunir debaixo do mesmo tecto cinco estrelas Michelin: Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio, uma estrela), Ricardo Costa (The Yeatman, duas estrelas); e Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, duas estrelas). E muitos outros espaços da cidade que são verdadeiros tesouros da gastronomia da cidade e nacional.

Publicidade

5. Provar os pratos do Time Out Market Porto

Desde 3 de Maio que o talento culinário portuense junta no mesmo espaço pratos icónicos da cidade, como os filetes de polvo com arroz do mesmo de Inês Diniz, o arroz malandro de bacalhau com ovo perfeito da chef Rafa Louzada, a sanduíche de leitão do chef Ricardo Costa, a vitela à colher com puré de batata trufada e cogumelos do chef Rui Paula ou a rabanada do chef Vasco Coelho Santos, entre muitos outros.

6. Ver, ouvir e repetir a campanha de lançamento do TOM Porto

A campanha de lançamento do Time Out Market Porto é muito mais do que publicidade: é um manifesto e uma ode à cidade e aos portuenses. Pensada e produzida pela agência portuense Bastarda, a campanha “Os verdadeiros” materializou-se num vídeo com texto e locução da Capicua, que apetece ouvir vezes e vezes sem parar. 

Publicidade

7. Subir à torre do arquitecto Souto de Moura

A Sala de Prova é o conceito que vai dar vida ao topo da torre desenhada pelo arquitecto Souto de Moura, inspirada nos antigos reservatórios de água que existiam nas estações de comboio. Este será o local privilegiado para os portuenses e turistas nacionais e estrangeiros terem a melhor experiência de vinhos do Porto e do Douro, com curadoria do enólogo Bento Amaral, que podem ser acompanhados por um menu de petiscos criado pelo chef Luís Américo. Todos os meses haverá uma agenda de eventos ligada ao vinho, onde se incluem cursos de introdução ao vinho, masterclasses, conversas com enólogos e jantares vínicos, entre muitos outros.

8. Festejar o regresso d’A Vida Portuguesa ao Porto

A base da torre projectada poro Souto de Moura tem como inquilino a loja A Vida Portuguesa, marca fundada por Catarina Portas em 2007, e que celebra várias marcas e produtos portugueses icónicos. Esta abertura no Time Out Market marca o regresso d’A Vida Portuguesa ao Porto, após um interregno de 4 anos, num espaço que reúne alguns dos seus produtos mais reconhecidos nas áreas de mercearia, casa & decoração, têxtil, papelaria, ourivesaria e perfumaria.

Publicidade

9. Celebrar o 18 de Maio com os Bateu Matou

No dia 18 de Maio o Time Out Market Lisboa – o primeiro de todos! – faz 10 anos. A festa de arromba conta com um espectáculo de uma das bandas mais estrondosas dos últimos tempos: os Bateu Matou. A banda composta por Ivo Costa, Quim Albergaria e Riot sobe ao palco do food hall para dar um concerto, mas não será um concerto qualquer, mas sim um espectáculo criado de raíz e que revisita 10 músicas icónicas dos últimos 10 anos. Em palco, juntam-se a eles alguns amigos e convidados especiais como Joana Espadinha, Héber Marques, entre outros. O concerto será de entrada livre, limitado à capacidade do espaço.

10. Continuar a festa no Rive-Rouge

Quando o concerto terminar no food hall, a festa do 10º aniversário continua pela noite dentro no Rive-Rouge com a animação do costume, mas com um convidado especial. Pete Tha Zouk estará aos comandos nesta noite especial para pôr toda a gente a dançar. A entrada será livre até às 00.30.

O melhor do mercado

Tradicionais, modernos, com pratos vegetarianos ou com bons hambúrgueres de carne maturada, com receitas de chefs conceituados ou criações de jovens promessas. É desta deliciosa disparidade que é feito o novo Time Out Market. Conte ainda com uma loja da Vida Portuguesa, que aposta no mercado da saudade com marcas de outros tempos; uma Sala de Prova no topo da torre desenhada por Souto de Moura, onde vai poder ficar a conhecer os melhores vinhos do Porto e Douro; e ainda um bar onde matar a sede com cocktails e outras bebidas. Saiba tudo sobre as melhores propostas gastronómicas da cidade (e não só), debaixo do mesmo tecto.

Balcões há muitos – e cada vez melhores e mais bonitos. Alguns, como não podia deixar de ser, moram dentro do Time Out Market. Afinal, como gostamos de dizer e repetir, o mercado junta debaixo do mesmo tecto o melhor da cidade de Lisboa.

Para comer marisco, picar croquetes, confortar-se com um bom bife ou comer pasta fresca italiana acabadinha de fazer não faltam balcões com vista privilegiada para a cozinha, onde tudo acontece. Enquanto se delicia, pode assistir ao espectáculo entre tachos e panelas e ainda trocar dois dedos de conversa com quem o recebe do lado de lá. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade