Coxas de Frango à Marnie com um Toque
Esta receita é a brilhante invenção da minha musa culinária, a Sra. Marnie. Ela é forte. Ela é brilhante. Ela não receia fugir à culinária tradicional. Estou com algum medo do que ela me possa fazer quando reparar como a sua receita original evoluiu ao longo dos anos na minha cozinha. Estou ainda mais assustado com o que ela possa fazer se julgar que penso que as suas coxas precisam de ser trabalhadas.
Para: 4–6 pessoas/ Preparação: 10 min (mais 30 minutos a marinar)/ Cozedura: 15 min
INGREDIENTES
1 molho de coentros lavados (com raízes e caules); 125 ml de molho de pimentão doce; 2 c. de sopa de molho de peixe; 2 c. de sopa de óleo de amendoim ou de farelo de arroz; 1 pedaço de gengibre com 4 cm, descascado e finamente ralado; sumo de 1 lima; 8 coxas de frango sem osso (e o excesso de gordura aparado); folhas de hortelã (ou hortelã-vietnamita, se tiver), para servir; e folhas de manjericão tailandês, para servir.
COMO FAZER
Retire as folhas aos coentros e reserve-as para outro uso. Pique finamente as raízes e os caules dos coentros e coloque-os numa tigela. Adicione o molho de pimentão doce, o molho de peixe, o óleo, o gengibre e o sumo de lima e misture. Junte o frango e mexa para envolver. Tape e leve a marinar no frigorífico durante 30 minutos, ou até 2 horas.
Quando estiver pronto para cozinhar, aqueça previamente um grelhador ou uma frigideira para grelhar em lume médio-alto. Disponha o frango e grelhe durante 4 minutos de cada lado, ou até ficar bem grelhado com as pontas ligeiramente chamuscadas. Transfira para um prato, tape bem com folha de alumínio e deixe repousar 5 minutos.
Distribua as coxas pelos pratos de servir e espalhe as ervas por cima para lhes dar a verdura saudável.
DICAS
Faça mais para as marmitas para o almoço do dia seguinte.
As coxas podem ser assadas no forno a 200 °C/180 °C, forno ventilado.