Madrid é capaz de ser a capital mais excitante do mundo actualmente, e Embajadores (no bairro de Lavapiés) é o seu bairro mais animado. Este é um lugar onde pessoas que vêm de perto e de longe convivem lado a lado, alimentando a vida cultural agitada que por ali se vive. No norte, a Plaza Tirso de Molina é território de floristas durante o dia, enquanto à noite se enche de jovens foliões em fila para entrar no Medias Puri, o sítio para se estar na noite madrilena. A sul ficam Tabacalera e La Casa Encendida, dois enormes centros culturais que se assemelham a embarcações transatlânticas que desembarcam no meio da cidade. Jante especialidades indianas servidas em cima de um pano florido, ou delicie-se com um maravilhoso tagine de cordeiro marroquino, por um preço absurdamente baixo. Vida nocturna e vida nas ruas, arte de rua e alta cultura, comida e pessoas de todo o mundo: em Embajadores, vai encontrar de tudo.
COMER Aos domingos, no mercado Rastro, vai dar com o Santurce cheio de esperançosos que aguardam a sua porção das famosas sardinhas deste bar.
BEBER Relaxe com um gin tónico na lendária Sala Equis, um antigo espaço para cinema de adulto que serve agora para se sentar e beber um copo.
FAZER Vá ver uma peça no teatro Art Deco, El Pavón-Kamikaze, e reserve algum tempo para beber algumas cervejas geladas no bar do teatro: um local badalado por si só.
DORMIR Poucos minutos a norte, o Hotel ME Madrid Reina Victoria domina o horizonte local com a sua torre iluminada dos anos 20. A vista do bar é espetacular.- Josep Lambies