Prescription
© Manuel Manso | Prescription
© Manuel Manso

Alongar, suar, dançar: sete estúdios de pilates para manter a forma

Do método mais tradicional a uma nova geração de estúdios, o pilates é uma modalidade em expansão. Espreite a nossa lista.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Não há nada de novo a dizer sobre o pilates – foi desenvolvido no início do século XX por um senhor alemão chamado Joseph e desde então tem conquistado aficionados em todo o mundo –, apenas podemos acrescentar que é uma das modalidades de treino que mais tem proliferado no último ano. Pretexto para uma lista (que tem tanto de útil como de inspiradora) com alguns dos melhores estúdios de pilates em Lisboa. Não esquecendo os que seguem o método na sua forma mais pura, incluímos uma nova espécie de aula, onde a música mexida e as máquinas Reformer casam na perfeição. Se já experimentou o cycling, deu uma oportunidade ao boxe e chegou à conclusão que correr não é para si, por agora, entregue-se ao pilates.

Recomendado: Os melhores sítios para correr em Lisboa

Estúdios de pilates em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Areeiro/Alameda

A democratização do pilates, através de espaços que se aproximam do ginásio convencional, está oficialmente em marcha. Desde Maio de 2023 que o Blive inclui aulas no tapete e em máquina, e com influências e outras práticas desportivas e de bem-estar, sempre com o dinamismo de uma aula de grupo (e também com a possibilidade de experimentar uma aula grátis). Depois de Évora e Beja, esta cadeia, que também inclui ginásios convencionais, chegou a Lisboa e já tem dois espaços: no Areeiro e no Príncipe Real.

  • Coisas para fazer
  • São Sebastião

Se ainda restavam dúvidas de que 2023 foi mesmo o ano das academias de pilates, temos mais uma abertura a relatar. Em Junho, as Avenidas Novas viram nascer o Club Pilates, o primeiro espaço em Portugal de uma cadeia internacional, fundada em San Diego, nos Estados Unidos, em 2007. Aqui, as opções de aulas vão do treino aeróbico ao cruzamento da Reformer com o treino suspenso em TRX – e ainda tem direito a uma aula experimental gratuita para se certificar de que esta é mesmo a sua praia. Resumindo, há pilates para todos os gostos. 

Publicidade
  • Saúde e beleza
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Dentro do Core Collective, estúdio aberto em Novembro, o silêncio e a monocromia são os primeiros a amortecer o impacto de quem entra, hiper estimulado pelo caos citadino. Com um novo treino na mira, o espaço revelou outras potencialidades. Era preciso ocupar todas as salas e isso fez do Core Collective um lugar bem mais amplo no que toca ao fitness. Além do XFormer, há ainda aulas de yoga e pilates no tapete, à temperatura ambiente ou com a sala aquecida a 35 graus, com recurso a luz infravermelha e não a ar condicionado.

  • Coisas para fazer
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

O Power Pilates, método exclusivo da Power Clinic, funde o pilates clínico com o treino funcional, em aulas de uma hora, muito dinâmicas (que é como quem diz: aqui é para suar), com bolas, elásticos e outros materiais, assentes em três pilares fundamentais: a respiração, a postura e a contracção do core. As aulas são particulares ou em grupo, com um número limitado de alunos para que o acompanhamento e o incentivo seja permanente ao longo das aulas.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Lisboa

Neste estúdio de pilates, na Rua de São Bento, basta uma máquina – e uns quantos acessórios complementares – para suar ao longo de quase uma hora. Vanessa Motte, a anfitriã do Prescription, mudou-se para Lisboa em 2018. Trouxe com ela um sonho por cumprir e acabou por encontrar um vazio para preencher: criar um espaço onde a modalidade fosse abordada de forma mais dinâmica e sem o cunho fisioterapêutico muitas vezes indissociável da prática de pilates.

Reformer é o nome destes engenhos aparentemente complexos, mas também o termo que baptizou esta derivação do pilates convencional. As diferenças começam logo na banda sonora. Num espaço acolhedor e bem iluminado, a música pop ritmada ajuda a compassar os movimentos. Existem apenas oito máquinas no estúdio, o que fixa a lotação máxima de cada aula. A coordenação fica sempre a cargo de uma das instrutoras de serviço.

Postura, flexibilidade, força e equilíbrio – durante 55 minutos, os exercícios propostos (diferentes a cada aula) trabalham todas as vertentes. Os níveis também mudam. As aulas First Prescription têm um ritmo mais ligeiro e são recomendadas a quem ainda não contactou com estas máquinas. Duas ou três sessões deverão ser o suficiente para se aventurar no nível acima. As Signature Dynamic Prescription tiram maior partido das peças e funcionalidades destas máquinas e prometem fazer suar. Entretanto, o estúdio de São Bento ficou demasiado pequeno. O Prescritption teve de crescer e abrir um novo espaço nas Avenidas Novas.

  • Coisas para fazer
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Descidas as escadas, onde luzes discretamente colocadas apontam o caminho, chegamos ao grande e amplo coração do The Kynd Space. A generosidade foi levada à letra. Materiais ecológicos foram escolhidos cuidadosamente para evocar a natureza nesta cave com pouca luz. Uma pequena sala de massagens, uma cozinha improvisada e uma área reservada às aulas que acontecem diariamente.

No chão, acontece de tudo um pouco. O yoga pode ser o prato forte, com nove variantes repartidas por diferentes aulas, mas o pilates foi conquistando terreno, com uma nova área (aberta após a inauguração) equipada com máquinas Reformer.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Lisboa

Faça as contas: são seis estúdios só em Lisboa, um em Almada e vários instrutores fiéis à versão mais pura do pilates. Com aulas em grupo ou individuais, com as ajuda das máquinas, mas sem lugar para música misturada, o The Pilates Studio Portugal continua a distinguir-se pelo rigor na formação dos seus instrutores, ela própria garantida pelo próprio estúdio. Além das Amoreiras, existem espaços em Telheiras, Avenidas Novas, Alto dos Moinhos, Saldanha e Parque das Nações.

  • Saúde e beleza
  • Santos

O dia pode começar às 7.30 no The Reformer Lab. Abriu portas no final de 2024 com o objectivo de proporcionar uma experiência de bem-estar completa. No centro, está o pilates – o estúdio fica no primeiro andar –, embora o espaço agregue outros serviços. Existe uma cabine para sessões de rejuvenescimento facial, através de luzes LED, uma cafetaria saudável e artigos de cuidados pessoais escolhidos a dedo. O estúdio tem um calendário de aulas semanal e qualquer pessoa pode marcar uma aula através da app do The Reformer Lab. Os níveis variam – builder, o nível inicial, power, o nível intermédio, e master, as aulas mais exigentes. Sem música, o foco está no acompanhamento dado pelo instrutor de serviço.

Lisboa para vaidosos

  • Coisas para fazer

Quantas vezes sentimos que um corte de cabelo poderia ser a solução para um desgosto amoroso? Ou para todos os problemas que nos apoquentam? Por isso, escolher um cabeleireiro nunca é só escolher um cabeleireiro – é decidir sobre o próprio destino com um par de tesouradas – e havendo uma mão cheia de novos espaços na cidade, a tarefa só pode sair facilitada. Dos que tratam apenas o cabelo aos que descem pelo resto do corpo (até chegar aos pés), tome nota dos novos cabeleireiros em Lisboa.

Recomendado: Para quando a próxima manicure? Oito sítios para fazer as unhas em Lisboa

  • Saúde e beleza
  • Salões de beleza

Da manicure mais discreta aos supra-sumos da nail art, cuidar das unhas é uma preocupação cada vez mais presente no quotidiano – delas, sobretudo, mas também deles, uma vez que os adeptos entre o público masculino crescem a olhos vistos. Em Lisboa, há serviços para todos os gostos: ases do detalhe, capazes de executar a arte final mais elaborada e minuciosa, cuidadores dedicados, dos que não descansam enquanto não o vêm sair de peles cortadas, unhas limadas e cutículas bem oleadas. Vêm juntar-se à parafernália de serviços que já temos por cá para – cabeleireiros, barbearias e até spas. Para ajudar quem ainda não encontrou a sua alma gémea (no que às lides das unhas diz respeito), sugerimos oito salões de manicure para fazer as unhas em Lisboa.

Recomendado: Sangue novo, tinta fresca. Estes tatuadores estão a pôr Lisboa no mapa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade