hey mate
Duarte DragoGelado de Oreo e lima
Duarte Drago

Alvalade: dez paragens obrigatórias na Rua Acácio de Paiva

O Bairro de Alvalade é um dos mais típicos de Lisboa e estas são as paragens obrigatórias da Rua Acácio de Paiva.

Publicidade

Começou por se chamar “Rua 21 do Sítio de Alvalade”, até que em 1950 o município a baptizou com o nome do escritor Acácio de Paiva (1863-1944), autor que publicou centenas de poemas sob o pseudónimo "Belmiro", além de diversas peças de teatro. Aliás, a toponímia do Bairro de Alvalade está polvilhada com nomes ligados à literatura, de João Saraiva a José d’Esaguy ou Maria Amália Vaz de Carvalho. A Rua Acácio de Paiva liga a Avenida da Igreja à Rua João Saraiva e tem apenas 300 metros de comprimento. Parece pouco, mas chega para muito. Chega para fazer exercício, para comer, para beber, para ouvir música, ver uma exposição ou dar banho ao cão.

Recomendado: As 22 paragens obrigatórias na Estrada de Benfica

Dez paragens obrigatórias na Rua Acácio Paiva

  • Arte
  • Galerias
  • Alvalade

A Appleton, fundada por Vera Appleton em 2007, é uma importante associação cultural que apoia várias áreas de expressão artística. Localizada em Alvalade, divide a sua programação entre dois espaços de uma antiga garagem: a Square, no piso superior e onde moram as exposições mais prolongadas; e a Box, no piso inferior, preparada para receber eventos ou exposições de curta duração. Mas há sempre vontade para mais e desde 2019 inclui a Appleton Garagem, um novo espaço de concertos com uma programação desenhada pelos músicos Manuel Mota e David Maranha.

  • Alvalade

Este bar/loja de cerveja artesanal fica em Alvalade e tem 105 diferentes para levar para casa ou para consumir ali. O espaço, capaz de satisfazer tanto geeks da cerveja como leigos, foi criado por Martha Varella e Pedro Mendes. O casal do Rio de Janeiro, a morar em Lisboa, viajou por “todos os festivais de cerveja” para conheceram as pessoas do meio. Na ArtesanaLis, todas as mais de 100 garrafas nas prateleiras também estão disponíveis frescas, para consumir ali, e todas as semanas há duas cervejas diferentes à pressão.

Publicidade
  • Saúde e beleza
  • Alvalade

Este espaço acolhedor e familiar em Alvalade proporciona serviços de banho e spa ao seu animal de quatro patas. As marcações podem ser feitas através do site e dispõem de quatro tipos de serviços. O banho spa inclui a lavagem, secagem, limpeza de orelhas e tratamento de unhas. Mas se preferir, pode optar por dar o banho você mesmo — o espaço disponibiliza-lhe a banheira, o shampoo, as toalhas, o secador, escova, pente e corta-unhas.

  • Desporto
  • Alvalade

Fundado em 1949, é um dos alicerces sociais e desportivos do bairro de Alvalade. A principal actividade desportiva é a ginástica, mas aqui também mora uma escola de dança, uma escola de artes marciais e um clube saúde e bem-estar orientado para adultos, com aulas de manutenção, fitness, artes orientais e um ginásio de cardiofitness.

Publicidade
  • Compras
  • Alvalade

Foram os primeiros a tornarem-se bra fitters em Portugal – e dificilmente terá serviço igual noutra loja. A Dama de Copas começou no Chiado mas cresceu para os lados e abriu mais uma série de lojas em Lisboa. Exemplo disso é a de Alvalade, com cerca de 70 m2, que fica num edifício com tectos altos e azulejaria tradicional, mantendo-se fiel à beleza histórica do bairro. A loja segue o estilo de decoração das restantes, com inspirações nas divas de Hollywood, quadros educativos sobre lingerie e detalhes vintage na mobília e acessórios. Em vez de um balcão típico, as lojas têm antes uma mesa redonda onde a consultora se senta com a cliente. Os serviços de aconselhamento mantêm-se personalizados, como sempre, e com um leque extenso de tamanhos e modelos para todas as ocasiões – soutiens de dia-a-dia, cai-cais, sports bra, roupa desportiva, colecção de noiva ou loungewear. Depois do aconselhamento, cada cliente ficará com uma ficha com o registo das peças experimentadas e compras, para facilitar visitas futuras e até compras online.

  • Compras
  • Livrarias
  • Alvalade

Só na Grande Lisboa, a Edicare tem 12 lojas, das ruas aos centros comerciais mais concorridos da nossa praça. E uma delas fica no Bairro de Alvalade desde 2013, um dos mais genuínos de Lisboa. É na Rua Acácio de Paiva que também pode entrar no mundo desta editora dedicada ao universo infanto-juvenil, recheada de literatura para os mais novos que também ensina, diverte e desafia. Os jogos didácticos também são um dos fortes da casa, bem como os artigos da daybyday, uma marca de papelaria e presentes pensada para jovens, mas também para adultos.

Publicidade
  • Padarias
  • Alvalade

Uma das lojas da padaria criada por Diogo Amorim instalou-se no número 3B da Rua Acácio de Paiva, em Alvalade. Além do pão de fermentação natural pela qual se tornou conhecida, a padaria tem novos produtos como o panettone ou vegan buns. No total, são agora 24 as variedades de pão disponíveis.

  • Geladarias
  • Alvalade

Os amigos António Dias e Ricardo Paulos descobriram os gelados de rolinho tailandeses pela primeira vez nas ilhas Gilli, na Indonésia. Quando voltaram a Portugal, abriram a Hey Mate primeiro na Casa da Guia, em Cascais, e depois expandiram-se para Portimão e para bairros de Lisboa. Um deles é Alvalade. São preparados na hora à frente do cliente, numa placa gelada a -20 ºC onde se misturam os ingredientes. Não devem ser ingeridos sem antes serem partilhados nas redes sociais. #foodporn #instafood #yolo.

Publicidade
  • Compras
  • Moda
  • Alvalade

A Retrosaria MKD é um negócio fundado há 39 anos por Mukesh Kumar Dulabdas que já trabalhava neste ramo em Moçambique antes de rumar a Portugal. Começou por apostar nas lãs, mas acabou por transformar a pequena loja numa retrosaria que também tem um bom stock de lingerie para homem e senhora. E numa loja online (retrosariamkd.pt), onde investiu recentemente, gerida pela filha, para “dar a volta a isto”, diz o genro Bruno, militar da Marinha, que passou pela loja para ajudar com um problema no toldo. “Tenho muitas encomendas, até de Torres Vedras ou Arruda dos Vinhos, está a crescer o interesse”, conta Mukesh que também tem assistido a um renovado interesse das gerações mais novas pelas retrosarias. “Tenho clientes jovens que não sabiam pregar um botão e estão a aprender. É preferível do que estar a pagar, porque é caro”. Aqui também encontra os clássicos napperons para bordar (que têm as cruzes marcadas) e uma máquina para forrar botões de vários tamanhos.

  • Português
  • Alvalade

O Tasco Force fica mesmo junto ao bulício comercial da Avenida da Igreja, mas mal lá entramos é como se estivéssemos no campo, um jardim de encantar com mesas de madeira, relva, passarinhos e limoeiros, muitos limoeiros. A carta tem vários clichés da cozinha de petisco de tasca, do pica-pau do lombo ao bitoque, das tábuas de queijo ao cheesecake de maçã. "São bons os petiscos, com matéria-prima acima da média e cozinheiro com mão nos fogões", garante Alfredo Lacerda.

Mais Lisboa para descobrir

  • Compras

A agenda não dá descanso, pelo menos no que diz respeito a novas lojas em Lisboa. Para que não perca o fio à meada na hora de renovar o armário, de repensar a decoração da sala ou até mesmo de pensar numa mudança de visual, damos-lhe um lamiré das inaugurações dos últimos meses. Há espaços que dão nova vida aos bairros, enquanto outros resgatam tesouros de outras épocas e até o desafiam a pôr as mãos na massa. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só definir o orçamento e fazer a lista de compras, ou simplesmente deixar-se levar por este roteiro de novidades.

  • Coisas para fazer

Já imaginou como seria marcar cestos numa obra de arte urbana? Em Lisboa e noutras localidades da área metropolitana, não precisa de imaginar: pode mesmo fazê-lo. Há cada vez mais campos desportivos, a maior parte exclusivos à prática de basquetebol, transformados em obras de arte. Com intervenções a cargo de artistas como Akacorleone, Pitanga, Samina ou a dupla Halfstudio, são um regalo para os olhos. E uma perdição para todos os desportistas com sentido estético. Aliás, se nem é muito de desporto, quem sabe se não se sentirá inspirado depois de visitar os campos de basquetebol mais bonitos de Lisboa.

Publicidade
  • Compras
  • Livrarias

Sabemos bem quais são as nossas livrarias independentes preferidas, aquelas que não estão presas a uma cadeia, um franchising, um conglomerado ou qualquer tipo de substantivo colectivo usado para designar agremiações do género. Na hora de pensar em rechear as estantes lá de casa, lembre-se destes pequenos livreiros e do esforço hercúleo que têm feito para sobreviver a confinamentos de porta fechada e a lutar pela sobrevivência dos negócios locais. Em várias zonas da cidade encontra livrarias de bairro – e livros – para todos os gostos.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade