Quiosque da Oitava Colina
©Arlindo Camacho
©Arlindo Camacho

Cinco novidades que tem de experimentar em Agosto

Se não tirou férias em Agosto, não faltam novidades para descobrir na cidade. Estas cinco são obrigatórias

Publicidade

Queremos muito que este mês seja mais quente que os anteriores, mas não vamos permitir que seja uma seca. À agenda preenchidíssima de Agosto, onde nem os miúdos foram esquecidos, juntam-se várias novidades que vale a pena espreitar: de novos quiosques à torre recuperada de uma igreja – que agora compete com os melhores miradouros da cidade

Se não foi de férias como o resto do mundo e não tem fotografias de praia para partilhar nas redes sociais, use os finais de tarde e os fins-de-semana para explorar o que há de novo em Lisboa. 

Recomendado: Concertos em Lisboa em Agosto

Cinco novidades que tem de experimentar em Agosto

1. Visitar os três novos quiosque de Lisboa

Isso mesmo, fazer um rally-quiosques, uma versão moderninha e 100% ao ar livre de um rally-tascas.

Pode começar pelo Descasca, o quiosque ainda a cheirar a novo, parte da mobília urbana do nupérrimo Parque Urbano do Vale da Montanha. Aqui encontra comida saudável, taças de fruta (agora chamam-se “bowls” de fruta) sumos naturais e cocktails.

O próximo destino está na Praça de Alvalade: a Mercantina montou um quiosque à porta do centro comercial onde está instalado o restaurante e serve pizzas a metro para levar para casa ou comer mesmo ali. Também há gelados da omnipresente Gelato Davvero, mas esses não se vendem a metro. Uma pena.

A prova termina na Graça, no novo quiosque da Oitava Colina. A marca lisboeta de cerveja artesanal transformou um antigo posto de venda de bilhetes da Carris num lindíssimo poiso para beber cerveja. Aproveite para fazer um brinde aos quiosques, que vão brotando como cogumelos nesta cidade – alguns até parecem mesmo cogumelos.

  • Noite
  • Bares abertos de madrugada
  • Avenida da Liberdade
Provar os cocktails originais da nova carta do Red Frog
Provar os cocktails originais da nova carta do Red Frog

Desde o dia 15 de Junho é possível provar as novas invenções da arquitectura de destilados – ou arte alcoólica – do Red Frog. Clássicos reinventados, cocktails desconstruídos e invenções que devíamos deixar intocadas, para não estragar. Vejamos o caso do Too Famous to Be Naked, uma escultura etílica com tequila, toranja salgada, chartreuse verde e bitter amaro. 

+ Sete cocktails para beber este Verão

Publicidade
  • Steakhouse
  • Cais do Sodré
  • preço 3 de 4

O restaurante da Rua da Ribeira Nova fechou na noite de passagem de ano, mas não desapareceu para sempre. Em Junho ressurgiu uns metros ao lado, na Praça D. Luís I, numa versão mais adulta: maior, com mais de 100 lugares e uma esplanada interior. No menu mantém-se o foco nas carnes maturadas, às quais se acrescenta uma carta de snacks (exemplo: rissol de presunto pata negra com queijo de São Jorge e maionese de trufa negra, a 4€) e cocktails assinados pelo mixologista Fernão Gonçalves, do restaurante Pesca – e que pesca, efectivamente, do assunto. Uma novidade importante: o restaurante já aceita reservas.

  • Atracções
  • Edifícios e locais históricos
  • Grande Lisboa
  • preço 1 de 4

Abriu em Junho e é um dos pontos mais altos deste Verão em Lisboa – em termos literais e não só. A Igreja do Castelo de São Jorge foi recuperada e a sua torre transformada em miradouro. É pagar 2€, esperar um pouco na fila (média: 15 minutos), subir 54 degraus e admirar uma das melhores vistas da cidade. A torre é visitável todos os dias das 09.00 às 21.00. É possível agendar uma visita online em www.torredaigrejadocastelo.pt

+ Igrejas em Lisboa que todos os lisboetas deviam conhecer

Publicidade
  • Padarias
  • Campo de Ourique

Estaremos a assistir a uma revolução do pão? Estamos todos fartos dos pães “da avó” e outras patranhices à base de trigo vendidas nos supermercados? Talvez. A verdade é que há cada vez mais procura de pão bom, feito à antiga, com bons ingredientes e fermentações longas. A Padaria da Esquina abriu no início de Julho em Campo de Ourique e é o quartel general de Mário Rolando, conhecido como Filósofo do Pão ou Profeta do Pão, que se junta para este projecto ao chef Vítor Sobral. Aqui pode comprar dez variedades de pão verdadeiro, sem aditivos. Uma coisa tão fácil mas tão difícil de encontrar.

+ Entrevista a Mário Rolando: "Respeito todo o pão. Mas não como qualquer pão"

Mais Verão na cidade

Esplanadas frescas no duplo sentido do adjectivo, percebe? São estes nomes que vão circular pelos grupos de WhatsApp, agora que os dias quentes voltaram (por muito tempo, esperamos). Comece já a dinamizar esses chats e a marcar um copo ao final do dia numa destas oito novas esplanadas em Lisboa. 

  • Arte
Exposições a não perder este Verão em Lisboa
Exposições a não perder este Verão em Lisboa

O calor é bom, e desta vez tardou em chegar. Já boas exposições nunca são de mais, com o bónus de terem sempre aquele ar condicionado indispensável à conservação das obras de arte, sempre numa temperatura amena ideal. Se é fã de fotografia, de pintura ou de azulejo fique a saber que pode contar com cada um desses elementos nesta lista de exposições para ver até Setembro. 

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade