Lx Factory 2024
© Francisco Romão Pereira
© Francisco Romão Pereira

Os restaurantes e as lojas: um guia completo para redescobrir a Lx Factory

Nesta fábrica de Alcântara, não lhe vai faltar o que fazer. Descubra o que há de novo, mas também o que não passa de moda na Lx Factory.

Beatriz Magalhães
Publicidade

Quem é que, a certa altura, nunca se questionou sobre o que será feito da Lx Factory? O complexo industrial que, há mais de 15 anos, emergiu como o mais efervescente polo criativo e de lazer da cidade já passou por muito – encolheu, viu dezenas de inquilinos a chegar e a partir e acabou por perder protagonismo para novas e entusiasmantes empreendimentos lisboetas. Mas a fábrica de Alcântara continua a mexer. Dos restaurantes às lojas, que têm agora um piso dedicado, sem esquecer a galeria Art Studio Lisbon ou o USAxe Club e a sua proposta de diversão à machadada, há umas quantas novidades para se pôr a par.

Recomendado: As melhores coisas para fazer em Lisboa esta semana


Da mesa às compras: um roteiro pela Lx Factory

Em Alcântara, a Lx Factory tem tudo o que precisa, especialmente para ficar bem alimentado. Como no resto da cidade, há mesas obrigatórias – pratos para partilhar, doces que são uma tentação, e até um restaurante em que se atiram machados (ao alvo, claro). Mas há mais: espaços para ir às compras, para a casa e para vestir, uma galeria de arte, tanto fechada como a céu aberto, já que as instalações artísticas estão espalhadas um pouco por todo o recinto. Para comer, fique com estas recomendações de restaurantes, seja para lanchar, "brunchar", almoçar ou jantar.  

Recomendado: Os 130 melhores restaurantes em Lisboa

  • Compras

No número 103 da Rua Rodrigues de Faria, passando para lá do portão, há uma rua inteira onde não falta nada. Na Lx Factory, além de cafés, restaurantes, uma galeria de arte e um mercado domingueiro, há lojas para todos os gostos, sobretudo desde que um dos edifícios viu o primeiro piso remodelado para receber novos espaços. Seja aquela peça que vai fazer um brilharete na sala lá de casa, um novo visual para chamar o Verão, um livro para ler nos tempos livres, ou um novo esfoliante ou creme de rosto, encontra de tudo, incluindo uma mão cheia de marcas portuguesas.

Recomendado: As novas lojas em Lisboa que tem mesmo de conhecer

Já que aqui está

As novidades na restauração multiplicam-se de tal forma que, à medida que damos conta dos restaurantes que abriram nos últimos meses, novas mesas já nos esperam. Entre os espaços que ainda cheiram a novo há restaurantes de alta-cozinha, comida democrática e street food, refeições para qualquer hora do dia, do pequeno-almoço ao jantar, pratos daqui e do mundo. Fazemos-lhe um guia com os melhores novos restaurantes em Lisboa e arredores, abertos nos últimos meses. Não se deixe sentir desactualizado e marque já uma mesa – é só escolher o que mais lhe apetece hoje

Recomendado: Os 130 melhores restaurantes em Lisboa

  • Compras

A agenda não dá descanso, pelo menos no que diz respeito a novas lojas em Lisboa. Para que não perca o fio à meada na hora de renovar o armário, de repensar a decoração da sala ou até mesmo de pensar numa mudança de visual, damos-lhe um lamiré das inaugurações dos últimos meses. Há espaços que dão nova vida aos bairros, enquanto outros resgatam tesouros de outras épocas e até o desafiam a pôr as mãos na massa. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só definir o orçamento e fazer a lista de compras, ou simplesmente deixar-se levar por este roteiro de novidades.

Recomendado: Lojas para comprar discos de vinil em Lisboa

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições

Este é o primeiro fim-de-semana de duas muito aguardadas exposições. Na Gulbenkian, uma extensa e importante exposição sobre a obra e o génio de Siza Vieira. E em oito pavilhões da Mitra, Pedro Cabrita Reis, um nome cimeiro das artes plásticas portuguesas, expõe uma retrospectiva sua – são 1500 peças, com obras desde a juventude até hoje. Numa dimensão mais modesta, mas sempre bem-vindo, Ai Weiwei expõe 17 obras suas em porcelana e peças Lego. Ainda recente também, uma exposição sobre histórias de liberdade: as de escravos do Império Romano que se tornaram libertos, no Teatro Romano|Museu de Lisboa.

Recomendado: Os melhores museus em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade