Quer aproveitar a cidade e não sabe por onde começar? Nos teatros não faltam peças, no cinema não faltam filmes e fora de portas a animação também promete preencher a cidade.
Depois de ouvir os especialistas e analisar os dados relativos à evolução da pandemia, o Governo decidiu estarem reunidas as condições para “aligeirar as restrições”. O anúncio foi feito na quinta-feira, 17 de Fevereiro, após reunião do Conselho de Ministros. Além do fim do confinamento de contactos de risco e da recomendação de teletrabalho, já não há limites de lotação nem é preciso apresentar teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas. “É um passo para a vida normal, que há dois anos foi interrompida”, afirmou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Tenho de ficar em teletrabalho? Em que caso devo ficar em isolamento?
O teletrabalho já não é obrigatório nem recomendado. Quanto ao isolamento, só precisa de o fazer se testar positivo à Covid-19, quer tenha ou não sintomas. O período (início e fim) é determinado pelo delegado de saúde local ou pelo médico que a/o acompanhe.
Tenho de andar sempre de máscara?
É obrigatório o uso de máscara para o acesso, circulação ou permanência em espaços fechados e todos os recintos não excepcionados pela Direcção-Geral da Saúde.
Onde é preciso apresentar Certificado Digital?
Só é obrigatório apresentar o Certificado Digital Covid da União Europeia no controlo de fronteiras.
Onde é preciso apresentar teste negativo?
Só é obrigatório apresentar teste negativo em visitas a lares e pacientes internados em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde, excepto para portadores de certificado de recuperação ou de vacinação completa com dose de reforço.
Como estão os limites de lotação?
Já não há limites de lotação em estabelecimentos, equipamentos e outros locais abertos ao público.
Recomendado: Coronavírus. Como ajudar durante a pandemia