Não há ruído que perturbe a calmaria entre estes arvoredos. Perto de cinco hectares de bosque abandonado foram devolvidos à população, num projecto que transformou a Fonte das Avencas, na Amadora, num parque urbano de lazer. Um verdadeiro pulmão verde que volta a respirar.
“Mais do que devolvermos um espaço verde à população, que foi a grande premissa da qual partimos, queríamos também preservar a história deste local, que muita gente não conhecia”, explica o arquitecto responsável pelo projecto e o nosso guia de serviço, Manuel Gonçalves.
Foi em 2014 que a Câmara da Amadora decidiu comprar a propriedade da Fonte das Avencas, uma das principais manchas florestais do concelho, para a reabilitar como espaço de lazer. Mas além do arvoredo, edificava-se ali um negócio de embalamento de água, rotulada com o mesmo nome do local, que era comercializada em pequenos copos de plástico, muito parecido às embalagens de iogurte. As minas de água mantêm-se, mesmo depois da requalificação, como preservação da memória industrial do espaço.
“O nossa recuperação deste património incide na necessidade de as pessoas perceberem que isto é um refúgio longe da confusão. Aqui caminha-se, corre-se, as crianças podem brincar, e se percorrermos o trilho conseguimos perceber os cheiros das diferente flora que ali existe”, conta Manuel.
O parque dispõe de trilhos de caminhada — ou mesmo para quem se quiser aventurar de bicicleta de montanha, que as subidas são muitas —, bancos de jardim ao longo de todo o terreno e uma zona aplanada para piqueniques e acampamentos servido com tanques de água canalizada. Logo à entrada há um parque infantil onde pode deixar os miúdos a baloiçar. Mas as preocupações ambientais não se ficam pelo verde. Todos os equipamentos que o parque possui, desde bancos a gradeamento são feitos através de materiais reciclados e biodegradáveis, uma vez que “têm maior durabilidade e sabemos que estamos a seguir o nosso compromisso com o ambiente.”
No futuro, o plano é que se alargue o parque, passando para cerca de 13 hectares de terreno rearborizado.