Com três letrinhas apenas se escreve a palavra bio. E o Mercado do Lumiar, agora rebaptizado, usa-a em quase tudo. Mercearias bio, padaria bio, restaurante bio. É tudo bio. Ou quase tudo. Dentro do renovado espaço, um projecto dos arquitectos João Carrasco e Daniela Ermano, a presença dos produtos biológicos não passa despercebida, ou não fosse um dos parceiros a Associação de Agricultura Biológica (Agrobio), em conjunto com a Junta de Freguesia do Lumiar e a Câmara Municipal de Lisboa. O que também não passa despercebida é a peixaria da D. Lurdes, nesta casa há 58 anos, ou a charcutaria do Sr. Mário que aqui trabalha há pouco mais de duas décadas. São a alma desta casa que agora tem entradas em todas as frentes, mais janelas e até uma esplanada. Não voltou a ser um mercado a céu aberto, como era na década de 60 (a D. Lurdes não parece ter saudades do guarda-sol), mas está mais fresco. E mais sustentável.
Afinal o que são produtos biológicos? É coisa de grilos e de vegetarianos? É para malta que não usa casacos de peles e que se ata a chaminés de navios em defesa dos direitos do ouriço-do-mar? O engenheiro agrónomo Nélson Silva, especializado em agricultura biológica, diz que é simplesmente o futuro da alimentação. E garante que é para todos e que torna a alimentação mais saudável. Até para os aficcionados da carne mal passada e da feijoada à transmontana.
“Na agricultura biológica não são permitidos pesticidas nem adubos químicos e a carne é produzida com respeito pelos ciclos naturais dos animais, sem uso de antibióticos ou hormonas de crescimento. Isto permite preservar a saúde dos consumidores, dos produtores e do planeta, já que os principais responsáveis pela contaminação dos solos e da água são os sistemas intensivos de agropecuária”, explica.
Mas como ter a certeza de que se leva para casa carne, fruta e legumes fresquinhos, saborosos e livres de químicos bons para fabricar pneus? Fácil: todos os produtos bio estão identificados com o logótipo europeu de Agricultura Biológica. É só procurar a folhinha verde nas lojas biológicas. Ponha-se num destes mercados para encontrar produtos biológicos em Lisboa e, se não está dentro deste esquema, vai surpreender-se com a variedade: da fruta à carne, da cosmética aos produtos de higiene e para a casa, não esquecendo a oferta para bebés e para os amigos de quatro patas.
Recomendado: As lojas e marcas sustentáveis em Lisboa que tem de conhecer