maria do mar, warehouse
©Maria do MarWarehouse by Maria do Mar
©Maria do Mar

Roteiro pelos negócios locais de Alvalade

Há muito para fazer em Alvalade, como encher o estômago, o intelecto ou o armário. Conheça negócios locais em Alvalade.

Publicidade

Alvalade mantém a alma do negócio local, numa zona da cidade que conserva as suas características residenciais, em contracorrente com o que se vai testemunhando nos bairros históricos de Lisboa. Não fica no centro, mas é o centro da comunidade local que tem à mão de semear uma grande diversidade de lojas, bares, restaurantes e serviços que, entre o tradicional e o moderno, são essenciais para o pulsar da vida de bairro. E essenciais no geral. Afinal, as portas estão abertas para todos. Comece com este roteiro ao longo dos negócios locais de Alvalade.

Recomendado: O melhor de Portugal em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Alvalade

A par do nome, é tudo apetitoso nesta casa de chás e cafés de Alvalade. A fachada azul turquesa, os placards informativos com a idade da loja ainda pendurados, as caixas que se enchem de boas amêndoas na Páscoa. E chocolates de leite, bombons, abóbora cristalizada, amêndoas, castanhas piladas ou figos secos. Enfim, se é guloso chegou ao paraíso neste cantinho histórico no bairro de Alvalade, de portas abertas desde 1934. Não perca também o rol de chás e cafés na velha Casa Mariazinha, entre uma mistura marroquina ou arábica colombiana ou o famoso lote Extra de café da casa, 60% arábica, 40% robusta. Claro que também há cafeteiras e bules para o figurino ficar completo.

  • Alvalade

É um bar/loja de cerveja artesanal com mais de 100 variedades para levar para casa ou para consumir ali. Um espaço capaz de satisfazer tanto geeks da cerveja como leigos criado por Martha Varella e Pedro Mendes. O casal do Rio de Janeiro, a morar em Lisboa, viajou por “todos os festivais de cerveja” para conhecer as pessoas do meio. Na ArtesanaLis, todas as garrafas nas prateleiras também estão disponíveis frescas, para consumir ali, e todas as semanas há duas cervejas diferentes à pressão.

Publicidade
  • Saúde e beleza
  • Alvalade

Este espaço acolhedor e familiar em Alvalade proporciona serviços de banho e spa ao seu animal de quatro patas. As marcações podem ser feitas através do site e dispõe de quatro  tipos de serviços. O banho spa inclui a lavagem, secagem, limpeza de orelhas e tratamento de unhas. Mas se preferir, pode optar por dar o banho você mesmo. O espaço disponibiliza-lhe a banheira, o shampoo, as toalhas, o secador, escova, pente e corta-unhas.

  • Coisas para fazer
  • Alvalade

Na Casa da Costura de Alvalade, vendem-se e reparam-se máquinas de costura e acessórios, mas também se promovem workshops de costura e bordados. Existem dois níveis (I e II) que poderá frequentar de acordo com o seu conhecimento prévio e vários materiais à escolha na loja que poderá utilizar na elaboração dos seus projectos, desde tecidos a metro a renda e botões. O primeiro módulo (1h) é dedicado a conhecer a máquina, antes de se dedicar à execução de um projecto propriamente dito no segundo módulo (2h).

Publicidade
  • Compras
  • Mercearias
  • Alvalade

O porquinho em néon, no toldo desta charcutaria (e de outras, como a Dava), indica a ligação à extinta Fábrica Aveirense, perto do Rato, especializada em salsichas, bacon, galantines e fiambres. Consta que para escoar produtos a fábrica lançou uma rede de 16 charcutarias em Lisboa, Porto e Algarve, das quais era sócia. A Riviera, das poucas sobreviventes, traz à memória esses tempos antigos, mas continua a ser uma aposta segura para comprar produtos de mercearia, incluindo queijos e enchidos, geleias italianas ou frutos secos dos bons a granel.

  • Churrasco
  • Alvalade

Famosa pelo frango assado na brasa, um dos melhores de Lisboa, esta churrasqueira é também um dos sítios mais económicos desta cidade para almoçar: frango, salgados, filetes ou panados guarnecidos custam apenas 3,75€ (take-away).

Publicidade
  • Alvalade

A abertura de cada nova temporada de excelência para os gelados produz um efeito viral para as bandas da Avenida da Igreja. A fila na Conchanata pode testar os graus de paciência de devoção, mas um clássico de Alvalade é um caso sério. Assunto arrumado. Para mais, a história dos Gelados Itália Conchanata, ou apenas Conchanata, para os amigos, perde-se nos confins de 1948, quando Quintílio e Alfo Tarlattini, pai e filho, inauguraram a casa. Os gelados continuam na família, sempre artesanais, agora sem glúten, e com o dedo de Michele.

  • Compras
  • Grande Lisboa

É a primeira loja da marca de jóias Lovely Breeze e juntou à receita da joalharia, as ilustrações, swimwear, roupa e malas de verga – está tudo debaixo do tecto da Lovely Concept Store. E “lovely”, diga-se amoroso, escrito num néon rosa choque, é a palavra certa para definir o espaço, todo em tons de rosa e em madeiras claras. As peças da Lovely Breeze estão dispostas nas bancadas centrais, com muitos dourados. Colares, brincos ou anéis, dos mais minimalistas às peças mais chamativas. A fazer-lhes companhia, há ilustrações de Vanessa Santos (@vanessa_s_illustration) e Sofia Ayuso (@sofiaayuso), e cadernos personalizados da Magapaper, que levou meia dúzia de sweats e t-shirts com frases de empoderamento para a loja. Os charriots, do lado esquerdo da loja, estendem as colecções de swimwear da Nanai (@nanai_portugal) ou as peças fluídas da Catch My Legs (@catchmylegs). A juntar a isto está a Shop Charlotte, com malas feitas por artesãos portugueses e com materiais naturais como o vime, a palha e o junco. 

Publicidade
  • Compras
  • Alvalade

Mónica Albuquerque nasceu e cresceu em Alvalade – pertence à quarta geração da família no bairro e orgulha-se de estar a contribuir para o seu crescimento com a Maria do Mar. O espaço é o sonho de qualquer criança (e, com ela, de qualquer pai e mãe): junta num único armazém os conceitos Maria do Mar Lifestyle, com livros e brinquedos, Maria do Mar Warehouse, com mobília, Tailor by Maria do Mar, com roupa, e Maria do Mar Childcare, para bebés pequeninos e recém mamãs. Além da pinta, em comum os quatro projectos têm a luta pelo comércio justo e pela sustentabilidade. Espreite o site: é um bom teaser para depois fazer uma visita sem pressas

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Alvalade

Se Alvalade é um bairro a ter em conta sempre que falamos do melhor da cidade, também o mercado é uma paragem obrigatória quando compras é o que quer fazer. Alguns dos melhores frescos de Lisboa estão aqui.

Publicidade
  • Compras
  • Alimentos especializados
  • Alvalade

Esta discreta garrafeira está para os vinhos como a Rainha do Cromo Avulso está para os coleccionadores do Rossio: aqui encontra aquele vinho que estava há muito tempo à procura. E mesmo quem não sabe o que quer encontra aqui o que precisa. Basta perguntar.

  • Coisas para fazer
  • Alvalade

Bonita e simpática, com montra sempre catita e a combinar com a época do ano. Nos seus passeios pelo bairro, passe por aqui e pegue um bouquet de flores, compre umas sardinheiras, um bolbo de tulipa ou actualize o seu jardim de cheiros. A N-Flor está a tornar a Avenida do Rio de Janeiro mais colorida. 

Publicidade
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Uma espécie de sala de estar para quem mora para os lados da Avenida de Roma, o Old Vic é outro dos clássicos bares lisboetas com pipocas, cocktails e sofás de veludo. A mobília veio quase toda de Inglaterra. O bar foi criado por Frederico Azinhais, herdado pelo filho, Artur Azinhais, e desde 1994 que está nas mãos de Paulo Magalhães (e outro sócio), antigo empregado do Fox Trot e do Pavilhão Chinês. Em tempos de distanciamento social, o Old Vic adoptou um novo horário (Seg-Sáb 16.00-00.00) e serviço de esplanada.

  • Pastelarias
  • Alvalade

Um bairro respeitável de Lisboa não é um bom bairro sem a sua pastelaria de referência. A Carcassone é essa pastelaria. Abriu em 1984 e foi renovada recentemente. Tem excelente pastelaria de fabrico próprio, mas a especialidade são as parras. As melhores da cidade

Publicidade
  • Geladarias
  • São Sebastião

Pode chamar-lhes simplesmente gelados de pauzinho ou então apelar à cultura geral alheia e falar de paletas mexicanas. Em qualquer dos casos, aqui quem manda são os gelados, com base de leite ou de fruta. É também uma excelente forma de pôr os miúdos a comer fruta sem queixas. É que os gelados de pauzinho, a estrela da companhia, são maiores do que os habituais, o que torna possível adicionar mais sabores, incorporando grandes pedaços de fruta, recheios variados e até frutos secos.

  • Português
  • Alvalade
  • preço 2 de 4

Com um cálice de conhaque gigante e cachecóis do Benfica e fotografias do Estádio da Luz, fica claro que, apesar do nome do bairro, o clube do Sr. Carlos não é o Sporting. Comprou a casa há anos aos pais de Paulo Bento e conserva as fotografias do jogador nas paredes. Introduziu o arroz de moelas com gambas que tinha comido uma vez num restaurante e replicou em casa e deu fama aos caracóis, no tempo deles – é ver nas toalhas de papel na montra se há destes bichos. Remate-se com o bolo folhado com doce de ovos legítimo do Prontinho, também em Alvalade.

Publicidade
  • Compras
  • Moda
  • Alvalade

A Retrosaria MKD é um negócio fundado há 39 anos por Mukesh Kumar Dulabdas que já trabalhava neste ramo em Moçambique, antes de rumar a Portugal. Começou por apostar nas lãs, mas acabou por transformar a pequena loja numa retrosaria que também tem um bom stock de lingerie para homem e senhora. E uma loja online (retrosariamkd.pt), onde investiu recentemente, gerida pela filha. Aqui também encontra os clássicos naperons para bordar (que têm as cruzes marcadas) e uma máquina para forrar botões de vários tamanhos.

  • Alvalade

O nome diz-lhe muito sobre esta casa de boa comida portuguesa: a salsa vem de Trás-os-Montes, os coentros do Alentejo. E nem a separação da dupla que o abriu, José Duarte e Belarmino Jesus, fez com que essas raízes se alterassem. Depois de se perder com entradinhas, dos ovos com túberas à canja de tordos, tome atenção aos pratos do dia, que tanto podem consagrar umas mãozinhas de vitela como a perdiz com lombarda. As especialidades da casa são os pratos de caça e os de bacalhau, do confitado com grão ao bacalhau com natas e coentros.

Tudo o que pode fazer no bairro mais cool de Lisboa

  • Coisas para fazer

Começou por se chamar “Rua 21 do Sítio de Alvalade”, até que em 1950 o município a baptizou com o nome do escritor Acácio de Paiva (1863-1944), autor que publicou centenas de poemas sob o pseudónimo "Belmiro", além de diversas peças de teatro. Aliás, a toponímia do Bairro de Alvalade está polvilhada com nomes ligados à literatura, de João Saraiva a José d’Esaguy ou Maria Amália Vaz de Carvalho. A Rua Acácio de Paiva liga a Avenida da Igreja à Rua João Saraiva e tem apenas 300 metros de comprimento. Parece pouco, mas chega para muito. Chega para fazer exercício, para comer, para beber, para ouvir música, ver uma exposição ou dar banho ao cão.

  • Miúdos

Alvalade tem conquistado cada vez mais famílias, que não passam sem uma voltinha na movimentada Avenida da Igreja, não resistem aos pratos dos seus restaurantes, já sabem os nomes dos senhores das bancas do Mercado de Alvalade de cor, e vão assistindo ao nascimento de muitas novidades. Então e as crianças? As crianças não foram esquecidas e encontram no bairro atracções à sua medida: da clássica gelataria Conchanata à loja Maria do Mar, cheia de brinquedos e móveis para eles, passando por um dos melhores parques verdes da cidade inteira.

Publicidade
  • Coisas para fazer

A Avenida de Igreja, em Alvalade, é o eixo à volta do qual gira a vida do bairro. Uma pessoa pensa que vai só à Avenida da Igreja, mas acaba por parar em tudo o que é comércio local, variado e muitas vezes uma delícia. Na Avenida da Igreja, que liga a Igreja de São João de Brito, no, Largo Frei Heitor Pinto, ao Campo Grande, ao longo de pouco mais de um quilómetro, há muito para fazer. Nós dizemos-lhe as doze paragens obrigatórias nesta que é uma das grandes avenidas da freguesia de Alvalade.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade