Titanic

Os filmes que ganharam mais Óscares

São apenas sete os filmes que ganharam entre nove e onze Óscares em toda a história das estatuetas de Hollywood.

Publicidade

Antes da 97.ª cerimónia de entrega dos Óscares, que se realiza a 2 de Março, em Los Angeles, recordamos alguns dos filmes com o maior número de estatuetas no currículo. O clássico Ben-Hur, Titanic e a terceira parte da trilogia O Senhor dos Anéis lideram a lista dos recordistas de Óscares na história do cinema, com 11 prémios. A versão de 1961 de West Side Story – Amor sem Barreiras, distinguida com dez estatuetas, é outro dos filmes em destaque. A adaptação do mesmo musical por Steven Spielberg, estreada em 2021, ficou-se pelas sete indicações, mas há três filmes este ano que, pelo menos em teoria, podem juntar-se a esta lista: Emília Pérez, de Jacques Audiard, que teve 13 nomeações; e O Brutalista, Brady Corbet, e Wicked, de Jon M. Chu, ambos canditados a 10 prémios. Será que têm sorte?

Recomendado: Todos os filmes com nomeações aos Óscares que pode ver em casa

Os filmes que ganharam mais Óscares

1. O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei (2003)

O terceiro filme da trilogia assinada por Peter Jackson com base na obra-prima de fantasia de J. R.R. Tolkien foi também o terceiro de sempre a arrebatar 11 Óscares da Academia. Tantos quantos aqueles para que foi nomeado, o que constitui igualmente um recorde nestes troféus.


2. Titanic (1997)

A superprodução de James Cameron que recria, integrando-lhe uma história ficcional, o naufrágio do gigantesco paquete inglês, é apenas um de três filmes que arrebatou 11 Óscares da Academia em toda a história destes prémios. No total, teve 14 nomeações, igualando o recorde de Eva, de Joseph L. Mankiewicz, que vinha de 1950.

Publicidade

3. O Paciente Inglês (1996)

Michael Ondaatje escreveu o livro, o já (prematuramente) falecido Anthony Minghella transportou-o ao cinema, e o filme tornou-se um de apenas três que ganharam nove Óscares, dos 12 para os quais foi indicado. Curiosamente, Minghella teve o Óscar de Melhor Realizador, mas perdeu o de Argumento Adaptado.


4. O Último Imperador (1987)

O terceiro e último filme a ter conquistado nove Óscares é esta grande produção de Bernardo Bertolucci sobre a vida de Pu Yi, o derradeiro imperador da China. A exemplo de Gigi, seu companheiro nesta exclusiva categoria, O Último Imperador recebeu nove nomeações, e também fez o pleno de estatuetas. 


Publicidade

5. West Side Story – Amor sem Barreiras (1961)

Este musical revolucionário, que se tornou num clássico do género, realizado por Robert Wise e Jerome Robbins, é o único filme que até agora ganhou dez Óscares. Foi indicado para 11, tendo perdido só em Melhor Argumento Adaptado. É também o musical mais oscarizado de sempre.


6. Ben-Hur (1959)

O épico de William Wyler foi o primeiro filme na história do cinema americano a receber 11 Óscares, em 12 nomeações (perdeu apenas na categoria de Melhor Argumento Adaptado). No ano seguinte, a MGM e a Paramount partilharam um Óscar técnico para este filme pela concepção de um novo processo fotográfico usado. 


Publicidade

7. Gigi (1958)

Depois de West Side Story – Amor sem Barreiras, Gigi, de Vincente Minnelli, é o musical que ganhou mais Óscares na história do género, com nove prémios no seu registo. Tornou-se, à altura, no filme com mais estatuetas ganhas, mas o recorde só durou um ano, já que em 1959 Ben-Hur bateu-o. Mas Gigi fez o pleno de categorias.


A caminho dos Óscares

  • Filmes

Nem todos os cinéfilos apreciam partilhar salas de cinema – dado o perigo, por exemplo, de ter de ouvir pipocas a estalar na boca do vizinho. A boa notícia é que há muitos filmes com nomeações aos Óscares para ver em várias plataformas de streaming e on-demand e, por isso mesmo, compilamos este guia – por ordem alfabética – para não lhe passar um ao lado. Do multinomeado Duna: Parte 2 a produções que chegam aos prémios com apenas uma nomeação, como Alien: Romulus. Mas tudo vale a pena se a cinefilia não é pequena. A cerimónia de atribuição dos prémios está marcada para 2 de Março e aqui encontra todos os filmes com nomeações disponíveis no streaming e num videoclube perto de si.

  • Filmes

Apesar do desapontamento causado pela ausência de qualquer faixa da banda sonora de Challengers, criada por Trent Reznor e Atticus Ross, existe uma impressionante selecção de cinco músicas nomeadas para Melhor Canção Original na edição de 2025 dos Óscares. Entre os candidatos temos lendas, como Elton John, com a sua emotiva "Never Too Late", que surge no documentário sobre a sua vida e que pode ser visto na Disney+, mas também as ousadas músicas de Emilia Pérez, queapesar das controvérsias e de dividir a audiência conseguiu duas nomeações nesta categoria.  

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade