Lieder eines Fahrenden Gesellen (1884-1896)
O ciclo Lieder eines Fahrenden Gesellen (Canções do Viandante), uma das primeiras obras maduras de Mahler, nasceu de um desgosto amoroso: a sua paixão pela soprano Johanna Richter, que cantava no Teatro Real de Kassel, onde Mahler assumira, em 1883, funções de maestro, não foi correspondida. Entre a dezena de poemas que a paixão por Richter lhe inspirou, Mahler tomou três, sobre o tema da ruptura amorosa, somou-lhes outro adaptado da colectânea de poesia popular Des Knaben Wunderhorn e transformou-os num ciclo de Lieder para barítono e piano – esta obra de 1884 ganharia depois roupagens orquestrais, numa versão que estreou em 1896.
[“Ich Hab Ein Glühend Messer”, de Lieder eines Fahrenden Gesellen: O amante rejeitado sente uma faca incandescente dentro do peito e as instruções do compositor quanto ao carácter a dar à partitura são explícitas: “tempestuoso e selvagem”. Por Thomas Hampson (barítono) e Filarmónica de Viena, com direcção de Leonard Bernstein]