Pigmeu
Arlei Lima
Arlei Lima

O melhor da agenda na gastronomia

Jantares irrepetíveis, festivais, mercados de vinhos, showcookings e conversas essenciais.

Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Somos adeptos de boas mesas, mas somos sobretudo a favor de bons encontros, fartos e bem regados. As novidades gastronómicas multiplicam-se e para que não perca pitada, organizamos-lhe a agenda. Foodies, gastrónomos, chefs, restaurateurs e todos aqueles a quem a gastronomia interessa, eis os eventos a não perder. Festivais de talento, mercados de vinhos, debates de ideias, jantares a várias mãos com nomes bem conhecidos da gastronomia mundial, e festas que celebram a diversidade de sabores. É o maravilhoso mundo da gastronomia portuguesa em eventos a acontecer nas próximas semanas.

Recomendado: Descobertas do ano – dez grandes vinhos até 15€

O melhor da agenda na gastronomia

  • Campo de Ourique

Na verdade, tem dado porcaria e da boa, como já vem sendo hábito com tudo o que acontece no Pigmeu. No ano em que celebra uma década de existência, Miguel Azevedo Peres não tem deixado a celebração em mãos alheias e desde há uns meses que faz a festa com encontros únicos na cozinha de Campo de Ourique e, ocasionalmente, na Herdade do Freixo do Meio. É, precisamente, para Montemor-o-Novo que está marcado o próximo festim, no dia 10 de Novembro. A França, Miguel foi buscar o lusodescente Anthony Beldroega, chef de cozinha do Àrpege, o restaurante com três estrelas Michelin de Alain Passard. Cozinham também com a equipa do Pigmeu, Louise Bourrat (Boubou’s) e Alexandre Silva (LOCO e FOGO) – o desafio é deixarem a alta cozinha de lado e atirem-se à comida de tacho. Além do almoço, harmonizado com vinhos dos produtores António Madeira, Gerações da Talha, Primata, Salta Muros e Vadio, a experiência inclui uma visita à herdade com o seu responsável, Alfredo Cunhal Sendim, e uma abertura de um presunto (120€). Para quem não pode rumar ao Alentejo, dia 25 de Novembro há jantar no Pigmeu com os chefs italianos Tommaso Melili, da Trattoria della Gloria em Milão, Francesco Ogliari, do Tua Madre em Évora, e Gareth Storey. A 18 de Dezembro, é a vez de Miguel receber a chef brasileira Bel Coelho, do Clandestina em São Paulo, que cozinhará com Marta Figueiredo, da Estrela da Bica, e Tomás Rocha, do Bicho Mau.

Lisboa à mesa

Para refeições rápidas ou experiências demoradas, os balcões são quase sempre os melhores lugares de um restaurante, pelo menos para aqueles que apreciam acompanhar tudo o que se passa do lado de lá. São também companhia certeira para quem se senta sozinho. Em Lisboa, os balcões ganharam fama a partir dos anos 1950, com a proliferação dos snack bars. Caíram em desuso e voltaram nos últimos anos, cada vez com mais pinta e cuidado, cada vez mais gastronómicos até. 

Sendo a Time Out afamada pelas suas listas, esta que aponta os melhores restaurantes em Lisboa (e aqui mesmo ao lado) é, provavelmente, a mais discutida – e também a mais procurada. Levamos tempo a chegar ao número final, sabendo sempre que a unanimidade à mesa não existe. Vamos a um teste? Qual é o melhor croissant? E a melhor bifana? E onde é que se come o melhor cozido à portuguesa ou o melhor bacalhau? Nunca haverá uma só resposta. Certo é o esforço feito para demonstrar a diversidade de uma cidade que não pára de crescer. Um esforço que é também fruto de muitas visitas a restaurantes – e nunca é demais lembrar que a Time Out não escreve sobre restaurantes onde não foi, assim como os críticos da Time Out visitam os restaurantes anonimamente e pagam pelas suas refeições. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade