Chefs on Fire
Arlei Lima
Arlei Lima

O melhor da agenda na gastronomia

Jantares irrepetíveis, festivais, mercados de vinhos, showcookings e conversas essenciais.

Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Somos adeptos de boas mesas, mas somos sobretudo a favor de bons encontros, fartos e bem regados. As novidades gastronómicas multiplicam-se e, para que não perca pitada, organizamos-lhe a agenda. Foodies, gastrónomos, chefs, restaurateurs e todos aqueles a quem a gastronomia interessa: eis os eventos a não perder. Festivais de talento, mercados de vinhos, debates de ideias, jantares a várias mãos, festas que celebram a diversidade de sabores e prémios para o que de melhor se faz por cá. É o maravilhoso mundo da gastronomia portuguesa em eventos a acontecer nas próximas semanas.

Recomendado: Os 124 melhores restaurantes em Lisboa

O melhor da agenda na gastronomia

Jantares especiais a sul

Já não faltavam boas razões para rumar a sul para conhecer o novo Viceroy at Ombria Algarve, em Loulé, mas até Novembro há ainda quatro jantares únicos com chefs convidados que prometem deixar-nos de água na boca. O tiro de partida foi dado com Vasco Coelho Santos, chef do Euskalduna, uma estrela Michelin no Porto. Seguem-se Henrique Sá Pessoa, do Alma (duas estrelas Michelin), nos dias 11 e 12 de Julho, Alexandre Silva, do Loco (uma estrela Michelin), a 12 e 13 de Setembro, e Louise Bourrat, luso-francesa Boubou’s a 7 e 8 de Novembro. A curadoria é de Nelson Marques e o desafio é que o chef da casa, Pedro Pinto, apresente cinco pratos que celebrem a gastronomia algarvia e os convidados assinam outras cinco criações. Os jantares são limitados a 25 pessoas por noite e têm o preço de 225€ (com harmonização vínica).

+ Roteiro pelos restaurantes com estrela Michelin em Portugal

Lisboa à mesa

Lisboa nunca teve a vida gastronómica que tem actualmente, mas ainda assim quando se trata de comer fora de horas as escolhas reduzem-se radicalmente. Não há assim tantos restaurantes abertos até tarde em Lisboa e é normal. Felizmente, ainda há uns quantos onde é possível reservar mesa depois das 22.00, hora em que começam habitualmente as negas. O Galeto, no Saldanha, é um clássico que dispensa apresentações (e onde tantas vezes se encontram aqueles que trabalham na restauração a comer quando os seus sítios já fecharam), mas há mais nesta lista de restaurantes abertos até tarde em Lisboa, de cozinha de autor a pizzas e hambúrgueres.

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade