Ezzat Ellaz quis que se comesse Muito Bey a comida libanesa em Lisboa e por isso em 2016 abriu o seu primeiro restaurante. O conceito é muito simples: comida libanesa autêntica mas com ingredientes portugueses, com Barbara Massad, autora libanesa responsável pelo livro Soup for Syria, como chef consultora. Dois anos depois, é apenas a segunda vez que mudam o menu. A autenticidade e os ingredientes portugueses mantêm-se mas Ezzat diz que estava na altura de fazer um upgrade a todos os pratos do menu – todos foram actualizados e há muitos novos, com muitos produtos sazonais. “Começámos por ter receitas mais básicas para dar a conhecer a comida libanesa às pessoas. Mas agora que esta cozinha já está enraízada na cidade, quisemos mostrar uma oferta mais rica e variada”, explica, sentado numa das mesas altas do restaurante na Rua da Moeda, cheia de pratos coloridos.
Chamou então Joseph Youssef, um chef libanês a viver no Dubai que está há 18 anos a fazer a gestão de cozinhas de restaurantes, para fazer a consultoria do novo menu, que estará integralmente disponível nos próximos dias.
Neste novo menu para este Verão a palavra de ordem continua a ser mezze, tudo para partilhar. Nos frios, há uma nova salada de friké, um super-alimento, com rúcula, tomate, amêndoas e nozes; quatro húmus diferentes – além do tradicional, de grão de bico com tahine, alho e limão, há com abacate, com carne picada ou com beterraba cozida –, uma mussaka de beringela assada com cebola, alho, grão de bico, malaguetas e hortelã seca. Nos quentes estão os falafel, quatro croquetes de grão fritos, as Makanek, salsichas de vaca refogadas com alho e molho de romã, um pratinho de camarões salteados que bem podiam ser os nossos a la guilho, mas aqui numa versão libanesa, ou uma baklava de queijo feta com geleia de tomate.
Isto tudo sem falar nos pratos principais. Em breve Ezzat e Joseph planeiam também servir o típico pequeno-almoço libanês. Por agora, prove estes três pratos do Muito Bey.
Recomendado: Três sítios para comer tabbouleh em Lisboa