La Puttana - Marinara
Fotografia: Manuel Manso
Fotografia: Manuel Manso

Três sítios para comer pizza marinara

Poucos ingredientes a cobrir esta massa: tomate, alho, oregãos. Conheça três sítios para comer pizza marinara em Lisboa

Publicidade

Há umas quantas teorias populares que explicam a origem do molho marinara e, portanto, da pizza marinara. Umas dizem que era o prato preparado pelas mulheres dos marinheiros para os receber em terra, outras afirmam que este molho simples e saboroso de tomate e alho foi inventado pelos marinheiro de Nápoles no regresso das Américas e que assim que fez a primeira pizza. Em qualquer dos casos a receita está ligada ao mar como o nome revela desde o início: marinara significa "do marinheiro" em italiano. Por Lisboa, não tarda estamos na época do tomate, a melhor ocasião para comer marinaras nestes três sítios.

Recomendado: As melhores pizzas em Lisboa

Três sítios para comer pizza marinara

  • Pizza
  • Cais do Sodré
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado

A carta do La Puttana tem uma secção dedicada só a combinações excêntricas, mas também sabe manejar os clássicos italianos mais simples. Esta marinara não tem segredos: molho de tomate e alho e uma boa quantidade de orégãos sobre uma massa fina e de bordas estaladiças.

Preço: 7€

  • Italiano
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real
La Trattoria
La Trattoria

A porta passa ligeiramente despercebida, mas lá dentro abre-se muito espaço para uma ementa recheada de massas e carne. O forno da casa tem lugar de destaque e é de lá que saem as marinaras, com o tradicional molho de tomate e alho a que a casa acrescenta manjericão em vez de orégãos.

Preço: 7€.

Publicidade
  • Italiano
  • Alvalade
  • preço 2 de 4

A casa de comida de conforto italiana abriu um segundo posto em Alvalade no início do ano e lá prova-se uma marinara numa massa fina com uma receita tradicional: o tomate casado com alho e tudo salpicado de orégãos.

Preço: 7,50

Mais restaurantes em Lisboa

É certo que um dos maiores ex-libris de Telheiras, a par dos simpáticos jardins e de uma generosa ciclovia, são os cafés. Ocupam uma rua inteira (a rua Professor João Barreira), com as suas esplanadas cheias de jovens que ali aterram a beber cervejas e a conviver. Mas a verdade é que o bairro tem muito mais para oferecer. Também há restaurantes de todos os géneros e feitios — da comida tradicional portuguesa aos sabores do mundo, dos simples aos refinados, dos mais baratos aos mais caros. Opções não faltam. Eis dez restaurantes em Telheiras. 

O Príncipe Real é o bairro com as lojas mais alternativas, as noites mais coloridas e os restaurantes do momento – muitos deles de janelões abertos para a rua a convidar a um copo antes de entrar. Depois de tanto tempo adormecida por causa da pandemia, a zona voltou à vida de antigamente. A oferta é variada e não desilude. Asiáticos, italianos, cozinhas de autor: abram alas para a corte de restaurantes do Príncipe Real. Há muito por descobrir e provar. Vá por nós e coma como um abade. Perdão, como a nobreza que merece ser.

 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade