O Ritz celebra as Festas de Lisboa de 1 a 30 de Junho com um menu especial nos seus dois restaurantes – com sardinha, claro. No Varanda, o chef Pascal Meynard sugere um prato com sardinha braseada com flor de sal fumada, legumes crocantes e shizou verde (18€) ou a verrine de sardinhas marinadas, salada de ervilha torta e legumes provençais (incluído no buffet de almoço do hotel nesta altura). Mas não é só. António Muniz, chef d’O Japonês, pôs mãos no seu sushi e criou um gunkan de sardinha e camarão, endívia roxa e molho kimchi (2 uni/10€).
Por esta altura a cidade já cheira a sardinha e a manjericos e não há bairro que ainda não tenha bandeirolas a enfeitar as ruas. Se é dos que torce o nariz aos assadores no meio do passeio e à confusão típica dos bailaricos, fique a saber que há alternativas, mais exclusivas, nas quais pode celebrar o santo padroeiro. Com o peixe de Lisboa ou não, mas sempre a valorizar o que é nosso.
Prometemos que estes três jantares alternativos para celebrar as Festas de Lisboa não são só para turista ver. E, à boa maneira popular, duram mais do que um dia.