As praias do Norte têm fama de serem frias e estarem sempre na mira do vento, mas há quem veja nisso uma mais-valia. Para qualquer praticante de kitesurf ou windsurf, a Praia do Cabedelo não é desconhecida. “É uma das melhores”, diz-nos José Sampaio, o CEO do hotel. E sabe do que fala: sempre passou férias na zona para poder exactamente aproveitar o que a praia lhe oferece. Natural de Guimarães, José Sampaio percebeu o potencial da zona e daquele espaço em específico, um pinhal com acesso à praia, mas também perto do rio, da montanha e do centro de Viana do Castelo. “Há melhor?”
Na zona não havia, de facto, nada do género e no país, com estas condições, provavelmente também não. Não é de estranhar por isso que desde que abriu portas em Maio, este hotel tenha tido sempre uma taxa de ocupação acima da média na região.
Para José este é o primeiro “sport hotel” do país e percebemos isso mal chegamos. As muitas bicicletas e pranchas expostas no Sports Center, no piso térreo do hotel, saltam à vista.
Há material para todos os gostos: bicicletas de montanha, de cidade e de praia, atrelados para os miúdos, gps e até câmaras para registar o passeio. Há kites, pranchas, velas e tudo o que possa imaginar, como por exemplo uma prancha de stand up paddle para dez pessoas. Enfim, é só escolher, sem medo, até porque se nunca fez nada disto, esta pode bem ser a oportunidade de experimentar. O hotel não só aluga todo o material, “das melhores marcas do mercado”, como disponibiliza aulas.