São Martinho do Porto
Fotografia: Arlindo Camacho
Fotografia: Arlindo Camacho

Tudo o que precisa de saber sobre São Martinho do Porto

Uma espécie de San Sebastián à portuguesa, a baía em forma de concha com o mar calmo, uma raridade no Oeste, é ideal para quem tem miúdos.

Publicidade

Um paraíso para famílias numerosas, São Martinho do Porto é onde os primos e os primos afastados se juntam todos os anos numa barraquinha de praia que serve de abrigo para os dias menos bons (que são muitos).

Tudo o que precisa de saber sobre São Martinho do Porto

Guarde-se para o bolos da Concha

Há quem prefira os pastéis de nata, há quem diga que não há melhores tranças e há quem garanta que as areias são do melhor que há (como se não bastasse ter comido areia na duna de Salir do Porto). A Concha, a pastelaria mais famosa de São Martinho e arredores, é um clássico para quem passa o Verão por aquelas paragens há dezenas de anos – a pastelaria tem mais de 60 anos, por isso imagine em quantos pastéis isso se traduz. Os bolos recomendam-se, mas apareça cedo, a tempo do pequeno-almoço, porque os melhores costumam esgotar.

Concha - Rua José Bento da Silva, 49-51. 262 989 885. Seg-Dom 08.00-00.00.

Coma um prego de atum no Pesqueiro 25

É provável que já tenha lido este nome nesta revista há poucas semanas numa crítica gastronómica. A marisqueira da moda de São Martinho do Porto, inaugurada o ano passado, abriu em Abril outro espaço com o mesmo nome na rua cor-de-rosa do Cais do Sodré. Em São Martinho continua a ser um dos sítios mais procurados no Verão, quer para o arroz de marisco (24,25€/pessoa), quer para o prego de atum (8,25€). Tem uma nova esplanada e apesar da nova casa em Lisboa promete continuar pelo Oeste.

Pesqueiro 25 - Rua Cândido dos Reis, 25. 262 406 983. Seg-Dom 12.00-01.00.

Publicidade

Pratique o Duning, modalidade que acabamos de inventar

Se o skate se vai tornar modalidade olímpica em 2020, aguardamos ansiosamente o dia 
em que se crie o “duning”, a prática de descer dunas de vários metros com uma prancha. Na duna da praia de Salir do Porto, com 50 metros de altura, e a atracção principal da zona, os treinos já começaram. Primeiro há que escalar até lá acima, uma tarefa que junta familiares de várias idades, alguns quase de joelhos. O esforço será recompensado no topo: a vista para a baía de São Martinho é de cortar a respiração, principalmente para quem já não tem idade para estas coisas. Outros nem têm tempo para grandes contemplações. Diz-se que a melhor parte é a descida, de cabeça, com uma prancha de bodyboard, ou a correr.

Dê um salto à loja da Bordalo Pinheiro

Visitar a loja original de loiças Bordallo Pinheiro nas Caldas da Rainha, com peças mais baratas e algumas que não encontra em mais nenhum lado, pode ser um bom programa para um dia de praia (ou dois ou três) menos bom.

Rua Rafael Bordallo Pinheiro, 3 (Caldas da Rainha). Seg-Sáb 10.00-19.00, Dom 14.00-19.00.

O melhor do Oeste

  • Viagens

Garret McNamara ganhou na Nazaré quase tanta popularidade como a Nossa Senhora. As peregrinações ao local onde o havaiano surfou o canhão da Nazaré, onda com mais de 30 metros, rivalizam com as visitas ao Santuário. A praia continua a ser uma das estâncias balneares mais populares e até aqui já chegaram os tuk-tuks.  

Publicidade
  • Viagens

Por enquanto continua a ser um segredo bem guardado dos praticantes de desportos náuticos, do kitesurf ao stand-up paddle, e dos que praticam essa grande modalidade do bem comer quase com os pés de molho.

  • Viagens

A capital da onda tornou-se o sítio com mais surfcamps por metro quadrado do país e até o presidente da Câmara foi eleito "o mais cool" pelos surfistas do campeonato do mundo, que desde 2009 ali tem uma etapa em Supertubos. Enquanto contamos os dias para Outubro, qando acontece o evento, contamos-lhe também as muitas coisas para fazer em Peniche. 

Publicidade
  • Viagens

É aqui que fica a famosa Praia Formosa (na imagem), com banquinhos com vista para o mar e toldos vermelhos e brancos, mesmo a fazer jus ao nome. Se a praia não lhe disser nada, talvez o conquistemos pelo estômago, graças a um festival com sapateira à discrição.

  • Viagens

Na Ericeira levantam-se várias questões existenciais e grande parte das vezes também se levanta o nevoeiro que ameaça os dias de praia. Mas tudo está bem quando acaba bem.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade