Dormir num castelo é agora mais confortável do que no tempo em que os arquitectos projectavam casas com ameias ao invés de marquises – e pernoitar no castelo que D. Dinis mandou erguer para a Rainha Santa Isabel prova não só que o amor move montanhas como pedregulhos gigantes. Os quartos da Pousada Castelo de Estremoz, no Alentejo, mantêm uma decoração clássica com camas de dossel, e junta-lhes modernices do nosso tempo, como a televisão e o wi-fi. Imponente é a Torre de Menagem, aberta agora para refeições privadas para grupos até 12 pessoas e com três menus à escolha: um com a tradicional sopa de tomate com enchidos e ovo escalfado e bacalhau dourado, outro com caldo de perdiz e hortelã e lombinho de porco preto com guisadinho de favas e um terceiro com estaladiço de queijo de Serpa e borrego no forno.
“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”. Esta frase retirada do Livro dos Conselhos de D. Duarte, e inscrita na contracapa de Ensaio sobre a Cegueira, do nobel português José Saramago, pode aplicar-se ao novo programa das Pousadas de Portugal. Sítios que sempre foram vistos, fazem-se agora reparar com o Pousadas Authentic Venues, um conjunto de lugares onde se pode almoçar, lanchar, jantar, ou até ver a final da Liga dos Campeões, por exemplo, a dois ou em grupo, tanto em eventos privados como empresariais — os preços dependem do número de pessoas e dos menus que se queiram escolher.
Sítios tão inusitados como a torre de menagem da Pousada Castelo de Estremoz, o teatrinho da Pousada Palácio de Queluz ou a suite de D. João V, na Pousada Convento de Évora, passaram a estar abertos à gastronomia, pois, como assinalou Frederico Costa, administrador das Pousadas de Portugal, na apresentação dos ditos recantos, “A conquista do turista, sobretudo o estrangeiro, faz-se pelo estômago” (não é por isso de estranhar que grupos de visitantes corram para a mesa de sobremesas do Cozinha Velha, o restaurante do Palácio de Queluz, com um prato de sopa em riste, ao invés de um mais adequado aos doces).
Para já, são sete os lugares secretos que ganharam um novo propósito, mais intimista e exclusivo, estando previsto alargar o número até ao final do ano. Fique a saber quais são.