Hennessy's Irish Pub
©Francisco SantosHennessy's Irish Pub
©Francisco Santos

Os melhores pubs em Lisboa

A nacionalidade tanto faz. Nos melhores pubs em Lisboa o que interessa é a cerveja, e aqui é certo que não falta.

Publicidade

Segundo dados do site Beer and Pub — da British Beer and Pub Association — o número de pubs por terras de Sua Majestade está em queda. Mas nem tudo são más notícias e, como é sabido, a perda de uns é o ganho de outros. Levando a máxima à letra, Lisboa tem visto nascer alguns desses pedaços da cultura britânica ao longo dos anos. E ainda que o rótulo de moda possa estar distante, os balcões vão-se enchendo, os copos de Guinness vão-se bebendo e o palco para jogos de futebol e música ao vivo é cada vez mais apetecível. Entre, sente-se, peça uma pint bem medida e agradeça-nos depois por lhe mostrarmos os melhores pubs em Lisboa.

Recomendado: Os novos bares em Lisboa que tem de conhecer

Os melhores pubs em Lisboa

  • Global
  • Parque das Nações

Cervejas Guinness e Kilkenny, espaço em abundância, perto do Tejo e com uma boa selecção de petiscos. No Irish & Co. do Parque das Nações tem tudo o que precisa para fazer uma paragem, seja ela para antecipar um concerto na Altice Arena, para deitar o olho numa jogatana da Champions ou para repor energia depois de um passeio beira-rio. 

  • Cascais

Um irish pub é sempre um irish pub. Querem-se canecas intermináveis, pretas e loiras, desporto na televisão e música rock, se for caso disso. O O'Neill's Irish Pub é um clássico de Cascais que serve cerveja, muita cerveja – em garrafa ou em torneira, a escolha é muita – além de um sem fim de outras opções que descem igualmente bem pela garganta.

Publicidade
  • Bares para ver desporto
  • Cais do Sodré

Onde antes habitavam os discos, vivem agora os jogos, cervejas e televisões para não perder pitada do que se passa no mundo desportivo. O bar conta com 32 ecrãs, 2 led walls e mais de 3000 canais. Há também petiscos e entradas para dividir, e há muitos nerds desportivos.

  • Cais do Sodré

Estabeleceu-se em Lisboa em 1995 e é gerido por um irlandês de seu nome Conor Gillen. Entre o velho e o novo — as instalações foram recentemente remodeladas —, o pub/bar desportivo irlandês do Cais do Sodré é também conhecido por dar muita música ao vivo aos clientes. Fique atento à agenda.

Publicidade
  • Pubs
  • Cais do Sodré
  • preço 1 de 4

Inspirado nos concorridos pubs britânicos, foi fundado em 1919, tornando-se mais tarde ponto de encontro de artistas, entre eles José Cardoso Pires que o lembra em 1997 no seu livro Lisboa, Livro de Bordo. O bar, que também serviu de cenário para o premiado filme A Cidade Branca (1983) de Alan Tanner — sobre um marinheiro que desembarca em Lisboa — distingue-se pelo relógio do século XIX cujos ponteiros giram ao contrário e pela cerveja de gengibre de produção própria.

  • Gastropubs
  • Beato

Quando Gustavo Gallas conheceu Vinicius Praça, um fã de cerveja artesanal que se mudou do Rio do Janeiro para Lisboa, foi o momento ideal para abrirem o 21 Brewpub Gallas e para Gustavo pôr em prática as suas capacidades culinárias. A estrutura do gastrobar permite 15 torneiras de cerveja, mas por enquanto têm sete.

Publicidade
  • Noite
  • Bares abertos de madrugada
  • Bairro Alto

Jorge Pereira tentou entrar no Frágil duas vezes nos anos 80, mas foi sempre barrado à porta. “Não é que viesse mal vestido, mas não fazia parte da nata de Lisboa.” Ironia do destino, agora é um dos dois sócios responsáveis pela nova vida da mítica discoteca lisboeta, agora um pub irlandês com pints de cerveja e cocktails.

  • Noite
  • Cais do Sodré

Torneiras sempre limpas, cerveja à temperatura certa, e partidas quentíssimas no ecrã. Nem um trevo de quatro folhas traria tanta sorte. Se tudo o resto falhar, pode sempre contar com um respeitado irlandês no Cais do Sodré.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Chiado/Cais do Sodré

É um twist nacional do conceito de pub mas as cervejas estão lá, assim como a tequilla ou o whiskey. O Pub Lisboeta é pequeno, sim, com horário alargado, e revela os devidos traços alfacinhas (dificilmente um pub irlandês terá um neón no seu interior a dizer "Lucília"). Não estranhe se vir um amontoado de gente à porta, seja ao final da tarde, para um copo depois do trabalho ou quando a noite já for longa. 

  • Baixa Pombalina

O pub na Baixa, conhecido pelos ovos Benedict, pode não ser a melhor escolha para jantar, mas é um bom sítio para beber copos com amigos e colegas ao fim do dia, principalmente quando há futebol na televisão. Encha o copo, cante duas ou três cantigas e brinde sem medos.

Publicidade
  • Pubs
  • Estrela/Lapa/Santos

Um túnel que no século XVIII servia de passagem da Cavalaria Real para o Palácio das Necessidades é desde a Primavera de 2016 o Quimera Brewpub, um bar/restaurante com cervejas artesanais e sandes inspiradas nos delis de Nova Iorque. Em tempos foi o wine bar, agora, o néctar dos deuses passou a ser a cerveja, com half pints e pints de cerveja artesanal escolhidas a dedo e uma vasta selecção de cervejas locais, da Passarola à Musa.

Mais bares em Lisboa

Estes sítios não são restaurantes para chegar, olhar para o menu com atenção e comer entradas, pratos principais e sobremesas, mas também não são só bares para beber um copo (ou vários) e ter de pensar onde e o que é que vai comer a seguir. Andámos pela cidade à procura de sítios que encaixam neste conceito híbrido de gastropub, agora em expansão. Todos têm muitas bebidas, da cerveja artesanal portuguesa aos cocktails e dezenas de referências de vinho, mas também boa comida, que vai além da finger food. 

  • Noite

restaurantes em Lisboa onde o futebol tem lugar cativo no menu e muitos outros sítios para ver a bola de copo na mão. Mas se é apreciador de outras modalidades, acompanha os campeonatos de tudo o que é nação e gosta de fazer maratonas desportivas acompanhado de uma imperial ou de um cocktail para brindar (ou afogar as mágoas) com os amigos, então não finte estas sugestões. Porque é nos sports bars (bares desportivos, em bom português) que deve apostar as fichas todas. Estes estão à sua espera, de televisão ligada e muita bola a rolar.

Publicidade

A cevada alimenta e uma pesquisa rápida no Google vai levá-lo a sites (alguns mais duvidosos que outros) que lhe apontam alguns benefícios: é bom para a pele, para os intestinos e até para os ossos, imagine-se. Mas se pensa que o consumo deste néctar é uma actividade demasiado banal, desengane-se. Aqui dispensamos os copos de plástico, as imperais mal tiradas e todos os parentes pobres do consumo rápido e sem grandes preceitos.  Não estamos a arranjar-lhe desculpas para beber cerveja, mas deixamos aqui vários sítios para o fazer: são os melhores bares de cerveja em Lisboa.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade