curso
Ilustração: José Carlos Fernandes
Ilustração: José Carlos Fernandes

Cursos e workshops em Lisboa que não pode perder

Deixe a preguiça de lado e inscreva-se num destes cursos e workshops em Lisboa

Publicidade

É desta, desta é que é. Todos os anos começam assim, com promessas que agora é que vai ser, que vamos mover mundos e fundos e aprender uma mão-cheia de coisas novas. Deixando de lado as desistências, não queremos que lhe faltem ideias para se atirar àquele curso ou workshop que tanto o fascina. Quer tornar-se num especialista em vinho? Ou prefere pôr as mãos na massa? Também há linhas e dedais para quem gosta do corte e costura. Sem esquecer os fanáticos por cozinha que gostam de viajar pelo palato. Aqui encontra cursos e workshops em Lisboa que respondem a todos os gostos e necessidades. 

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa este mês

Cursos e workshops que não pode perder em Lisboa

  • Coisas para fazer

É desta, desta é que é. Todos os anos começam assim, com promessas que agora é que vai ser, que vamos mover mundos e fundos e aprender e praticar uma mão cheia de coisas novas. Se também começou o ano a dizer a si mesmo que ia ficar mais zen e a stressar menos – sim, porque o lufa-lufa de Lisboa não é fácil para ninguém – é uma boa ideia estar atento às sugestões que por aqui lhe damos. Há yoga para as horas vagas, do dito normal e do hot (que ajuda na flexibilidade, por exemplo) e até meditação. Só precisa de perceber a melhor forma de ficar relaxado e aventurar-se nestes cursos zen em Lisboa.

  • Coisas para fazer
  • Escolas e universidades

Nem sempre é fácil dar largas à imaginação quando à sua frente está uma folha em branco, quer seja de papel ou digital. Mas é preciso preenchê-la com alguma história, real, assim-assim ou toda ela ficção. Nestes cursos desenvolve tanto a parte criativa, como a técnica – sim, porque há truques que facilitam a redacção de um texto. Desde escrita de viagens, narrativas que transportam o leitor para o outro canto do mundo, à escrita de livros infantis, nestes cursos de escrita em Lisboa pode aprender de tudo, sem ter de passar por crises de criatividade.

Publicidade
  • Coisas para fazer

A vida na cidade não tem de se resumir às manhãs com brunches da moda, a tardes intelectuais de roteiro literário ou a jantares prolongados com banda sonora. Para além da beleza celestial, também a natureza está disponível durante o ano inteiro, para meter as mãos na terra ou os olhos no céu. Entre aulas de jardinagem, visitas a campos arqueológicos, observação de aves ou passeios micológicos, o difícil é escolher. Respire fundo (onde o ar for mais puro) e prepare a lista para o fim-de-semana ou para as próximas férias em família.

  • Coisas para fazer

Olha para o rótulo e pouco ou nada lhe diz. Depois de vertido no copo, faz aquele gesto de especialista e sente o aroma do vinho – continua sem perceber as características do que está prestes a beber. E mais: tem um jantar e compra o vinho errado (que não combina, vá) para servir com a iguaria. Se estes problemas o apoquentam há quem o possa ajudar – e não, não precisa de ser um sommelier para dar uns toques no mundo vínico. Estes cursos de vinho em Lisboa ajudam-no a tornar-se numa pessoa mais entendida na matéria.

Publicidade
  • Coisas para fazer
Agarrá-los pelo estômago com os melhores cursos de cozinha em Lisboa
Agarrá-los pelo estômago com os melhores cursos de cozinha em Lisboa

Estamos prontos para sermos arrebatados por um prato feito como mandam as regras, um petisco inesperado ou um cocktail conversador. Qualquer altura é boa. Podem mandar vir de onde quiserem: do Japão, da Índia, da China ou até de outras origens portuguesas. O importante é homenagear estas belas gastronomias – e a nossa, pois claro – e dar conforto às barrigas, sejam elas de freiras ou de cidadãos sem hábitos cinzentos. Chega de conversa: vamos aos cursos de cozinha antes que a vontade esfrie. 

  • Coisas para fazer
Largue os pauzinhos e faça um destes cursos de sushi em Lisboa
Largue os pauzinhos e faça um destes cursos de sushi em Lisboa

O sushi é associado sobretudo a peixe cru, mas a sua origem está na verdade relacionada com uma técnica de conservação em arroz avinagrado. Mas isso é para descobrir em livros sobre a gastronomia nipónica, como o Arigato – 10 anos de sushi em Portugal (2018), de Cristina Cordeiro, que reconstrói uma história muito mais antiga do que a do restaurante do Campo Pequeno. É que esta lista é para ler rápido: o objectivo é mesmo pôr as mãos na massa, neste caso no peixe e no arroz. Preparado para se tornar um sushiman respeitável?

Publicidade
  • Coisas para fazer

O ponto aqui é simples: não fique a gastar o sofá de casa, que aí não se aprende nada. Quer dizer, até pode aprender uma coisa ou outra, mas há habilidades que o obrigam a ser mais dinâmico e a algum trabalho de mãos – uma certa minúcia, diga-se. Falamos de cerâmica, por exemplo, em que precisa de estar pronto para meter mãos à obra, amassar a coisa, dar-lhe forma (pode ser uma caneca ou um jarrão lá par casa) e conseguir responder ao milagre da criação artística. Não vá mais longe: tome nota destes cursos em Lisboa.

  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops

De dia, de noite, às voltas, a subir ou a descer. A arte fotográfica para amadores não se esgota nos filtros do Instagram. Para revelar o seu lado artístico, explore a sua veia mais objectiva com estes cursos de fotografia em Lisboa: se não conseguir entrar já na próxima turma (nos casos em que se aplica), pode sempre esperar pela próxima edição do curso ou do workshop, uma vez que acontecem regularmente. Vá lá, esqueça a lente dos smartphones de uma vez por todas e brilhe nas redes sociais com fotografias que parecem profissionais.

Publicidade
  • Coisas para fazer
À procura de aulas de pintura em Lisboa? Dizemos-lhe onde
À procura de aulas de pintura em Lisboa? Dizemos-lhe onde

Tal como Arles serviu de inspiração a Van Gogh, Lisboa pode servir de inspiração para a sua próxima obra. Mesmo que ainda não tenha comprado os pincéis. Em Lisboa há academias e ateliers com profissionais que lhe emprestam (bom, na verdade vendem) um pouco da sua sabedoria a quem não tem tempo ou vontade de abraçar agora um percurso académico. Seja a óleo ou com aguarela, paisagens ou retratos, se não tentar nunca irá descobrir se será a próxima grande promessa artística do país. Ou pelo menos do seu agregado familiar, o que já não é nada mau. Pegue no pincel e inscreva-se nestes aulas de pintura em Lisboa.

  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops

Já marcou a viagem e está de malas aviadas para dar de frosques e conhecer outras paragens? Tem simplesmente vontade de falar a língua dos vizinhos do AirBnb ou a do turista ao seu lado na rua? Vá, esqueça lá a premissa de que burro velho não aprende línguas. Aprende e nós ajudamos. Os básicos para praticar levam-se na ponta da língua, prontinhos a despejar e a surpreender quem está à espera que daí só saia o universal inglês. Por estas bandas encontra linguarudos que o ensinam a dar bailinho tanto em espanhol como em russo. Espreite esta lista de centros de formação e institutos e inscreva-se num ou dois cursos de línguas em Lisboa.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops

Quando se fala em café de especialidade, fala-se também de aromas, de acidez, de notas florais, de triagem dos melhores grãos e por aí fora. Aprender tudo sobre café é também tornar-se um pequeno cientista de laboratório, um conhecedor profundo das melhores características do café, da colheita até à chavena. Sabe distinguir um robusta de um arábica? Sabe qual é o ponto de torra ideal para o café de filtro ou café expresso? É mesmo preciso um curso e em Lisboa começa a ter algumas opções para aprender uma das profissões da moda. Ora, espreite estes cursos de café em Lisboa.

  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops

Ter um aparador em casa recheadinho de maquilhagem que lhe serve de stand de trabalho para se embonecar todos os dias é o ponto de partida para admitir que sofre de um fanatismo qualquer perante pincéis, batons, sombras, bases, iluminadores, blushes ou eyeliner. Se é sempre requisitada para maquilhar as amigas para aquela ocasião especial também é um sinal de que, talvez, a maquilhagem ocupe um grande espaço na sua vida. Porque não aperfeiçoar a técnica? Nada tema, porém, se não dá uma para a caixa, porque estes cursos de maquilhagem em Lisboa ajudam qualquer um a entrar neste mundo e a sair como uma verdadeira profissional. Desde maquilhagem mais simples, à indústria da moda e do cinema, conheça estes cursos de maquilhagem em Lisboa.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops

Ai chegue, chegue, chegue a sua agulha, e nem pense em afastar o seu dedal. Isto é o bê-á-bá do corta e cose. Comece por aí antes de se aventurar por caminhos nunca antes costurados. Quando finalmente conseguir pôr a linha no cu da agulha, faça umas bainhas e vá somando técnicas a partir daí. Passe pela modelagem e teste conhecimentos a fazer um vestidinho (não é tão fácil quanto parece). Preferindo, dedique-se ao tricot, à estampagem em tecido (tudo com técnicas manuais), ao crochet ou até ao macramé. Estas são as escolas, as oficinas, os cursos de costura em Lisboa.

  • Noite
  • Pop-ups e eventos gastronómicos

Equilíbrio e perfect serve. Não são estas as primeiras palavras que nos ocorrem quando pensamos em copos. Mas, se afinarmos a agulha e começarmos a tratar o álcool por bebidas espirituosas, estamos no bom caminho para dar forma a um bom cocktail conservador. Dar forma ou apenas apreciar, que a vida não é só trabalho, trabalho. Lisboa tem cursos mais do que suficientes para amadores e profissionais, para amealhar conhecimento geral ou anotar sabedoria mais específica. Fizemos uma selecção que lhe permite dar os primeiros passos nesta arte líquida, aperfeiçoar-se para melhorar as festas lá de casa ou para fazer disto vida. Whisky, gin, tequila, vodka ou rum. Aprenda com os melhores cursos de cocktails em Lisboa.

Coisas para fazer em Lisboa

  • Coisas para fazer

Não sabe o que fazer na cidade? Há dezenas de coisas grátis para fazer em Lisboa, afinal não queremos que deixe de aproveitar o melhor que a cidade tem apenas por ter a carteira mais vazia. Há muito para fazer à borla em Lisboa. Não acredita? Então espreite a lista que se segue. Não se vai arrepender. Já lhe dissemos que é grátis?

  • Miúdos

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. Se pensa que é impossível resolver o dilema anterior, ponha o pessimismo de lado. É por isso que lhe trazemos uma lista de várias coisas grátis para fazer com crianças – seja visitar museus, subir às árvores ou descobrir a fauna e flora de um jardim.

Publicidade
  • Coisas para fazer
40 Coisas Incríveis Para Fazer em Lisboa
40 Coisas Incríveis Para Fazer em Lisboa

Lisboa é tão bonita que há quem lhe chame Lisbonita. Juntámos três dezenas de ideias e criámos uma lista com sugestões de coisas para fazer. Entre uma ida a um restaurante que mantém a sua própria lavandaria, até à tarefa de subir ao pilar 7 da Ponte 25 de Abril, veja aquilo que ainda lhe falta conhecer. Fez alguma coisa desta lista que tenha adorado? Pode partilhá-la no hashtag #TimeOutDoList e taggar @TimeOutEverywhere. Saiba ainda como a Time Out cria as suas listas de coisas para fazer.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade