O edifício é diferente de tudo aquilo que se conhece em Cascais, não só pela cor, mas pela estrutura, um trabalho do arquitecto Eduardo Souto de Moura. Lá dentro moram cerca de 620 obras de Paula Rego, entre desenho, gravura, pintura e até tapeçaria, além de algumas obras de Victor Willing, seu marido. E além de toda a beleza interior e arquitectónica, este é um daqueles casos em que a beleza exterior também conta: o jardim é uma das maravilhas desta casa, onde pode passear e esticar-se ao comprido na relva para uma tarde tranquila.
Cascais criou um verdadeiro microclima cultural com a implementação daquilo a que chamou de Bairro dos Museus. O conceito é simples e só requer que dê umas voltinhas pelo perímetro que concentra um conjunto de equipamentos dedicados à cultura na vila. Concebido pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, o Bairro dos Museus em Cascais distingue-se pela sua faceta inovadora e de coerência cultural, que permite que em curtas distâncias possa saltitar entre os vários habitantes deste bairro.
Preparado para a maratona? O Centro Cultural de Cascais, a Casa Sommer, o Museu Conde Castro Guimarães, a Casa das Histórias de Paula Rego e a Casa de Santa Maria são alguns dos pontos de paragem obrigatória neste roteiro cultural. Prometida está ainda a abertura do Museu de Arte Urbana, a próxima atracção da zona.
A nova realidade obrigou a novas regras e o uso de máscara passou a ser obrigatório nos espaços fechados, assim como a desinfecção das mãos logo à entrada. As lotações dos equipamentos foram reduzidas e a distância mínima de dois metros tem de ser cumprida. As visitas guiadas têm de ser marcadas com pelo menos 15 dias de antecedência tendo, no máximo, duas pessoas por visita.
Os horários mantêm-se com uma ligeira alteração: agora fecham para almoço. Os espaços culturais com bilheteira abrem então de terça a domingo entre as 10.00 e as 13.00 e depois entre as 14.00 e as 18.00. Para entrar nos edifícios pode optar por comprar o bilhete único (compensa realmente, vá por nós). Custa 13€ e dá acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus durante um dia.
Recomendado: A linha de Cascais vai baixar de nível