BomBom Pâtisserie
Rita ChantreBomBom Pâtisserie
Rita Chantre

As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Ano novo, novas propostas de agenda – as primeiras. Não lhe podemos prometer o fim-de-semana mais enérgico de 2025, mas ainda assim temos uma mão cheia de sugestões. É altura de aproveitar as últimas diversões festivas e dar os derradeiros passeios sob as luzes natalícias. Mas há mais. Tem sempre novos restaurantes para experimentar e peças de teatro para espairecer. Se o orçamento já estiver curto (o que é provável, afinal estamos em Janeiro), tem sempre o nosso roteiro para aproveitar a cidade, sem gastar um tostão. Feliz ano novo em Lisboa!

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família

Sexta-feira

  • Sete Rios/Praça de Espanha

O crítico da Time Out passou por lá e não teve dúvidas: cinco estrelas. "Não há floreados, nem pirotecnia, nem folclore, seja no prato seja fora do prato. Baraa cozinha como se estivesse em casa e cozinha muito bem. No menu, vemos clássicos do Médio Oriente, do hummus ao falafel, ao mutabal ou ao baba ganoush; mas sobram depois outros pratos notáveis mais raros, como o fatteh – com iogurte, tahini (do bom) e grão de bico – ou a farikah – de carne de vaca picada, trigo verde e arroz branco", escreve Alfredo Lacerda.

+ Crítica: Baraa Kitchen

  • Filmes
  • Avenida da Liberdade

No Cinema São Jorge há sempre espaço para mais, mesmo que seja na sala com menos lugares. A rubrica Créditos Finais acontece sempre na Sala Rank e a ideia é dar uma última oportunidade ao público de ver em sala alguns do filmes que passaram recentemente pelo cinema. Depois não diga que ninguém avisou. Na sexta-feira, às 21.00, passa Por ti, Portugal, eu juro! (2024), de Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues.

+ O melhor do cinema alternativo em Lisboa

Sábado

  • Campolide

A localização não é um acaso, embora tenha sido praticamente um golpe de sorte. Ao passear na zona, onde têm os filhos no Liceu Francês, Sandra Castro e Pedro Oliveira viram num empreendimento prestes a nascer o espaço perfeito para dar forma ao sonho de criarem um negócio próprio. O casal, vindo de França há cerca de três anos, sentia falta de uma pastelaria à boa maneira francesa. O espaço é amplo e bonito, colorido e contemporâneo. Na montra, saltam imediatamente à vista as cores dos choux e das finas tartes de assinatura, além dos croissants e dos pains au chocolat.

+ Pâtisserie BomBom: um novo ponto de encontro em Campolide, como se fosse em Paris

Domingo

Mais que fazer em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Exposições

Última semana para ver "Atelier", de Pedro Cabrita Reis. Invente tempo, mas vá, sábado – ou domingo, in extremis. O Novo Festival  termina este fim de semana, vá ver o que lá se passa. O Mude reabriu, com uma exposição sobre o próprio edifício. Daniel Blaufuks continua o seu trabalho em torno da memória na exposição “os dias estão numerados”. Não perca também "Preconceptions", de Christine Streuli, na Galeria Filomena Soares, só até 31 de Julho. E, se ainda não viu, dê um saltinho à Underdogs, para ver os milhares (sim) de possibilidades de casinhas que saem do marcador de Ana Aragão em "Monopolis".

Recomendado: Os melhores passeios em Lisboa para fazer em Junho

  • Coisas para fazer

Semana fortíssima em oferta de cinema: há cinema na Casa da Achada, com o imperdível Aparelho Voador a Baixa Altitude, seguido de conversa com a realizadora, Solveig Nordlund;  há cinema no Museu do Fado e Escadinhas de São Miguel, com o Cinalfama; ha cinema no Palácio Baldaya com o Benfica ao Luar; e há cinema no Museu do Orienteo, com o ciclo "Integral Kinuyo Tanaka", a dar a conhecer a obra desta realizadora pioneira do cinema japonês. Mas também há música, claro: o Festival ao Largo, as Noites de Verão da Filho Único, o Jazz na Esplanada, o Pôr do sol no castelo e os Concertos ao pôr do sol na Casa da Cerca. Além disto, visitas guiadas e novas exposições. Tudo grátis.

Recomendado: Os melhores passeios em Lisboa para fazer em Julho 

Publicidade
  • Compras

A agenda não dá descanso, pelo menos no que diz respeito a novas lojas em Lisboa. Para que não perca o fio à meada na hora de renovar o armário, de repensar a decoração da sala ou até mesmo de pensar numa mudança de visual, damos-lhe um lamiré das inaugurações dos últimos meses. Há espaços que dão nova vida aos bairros, enquanto outros resgatam tesouros de outras épocas e até o desafiam a pôr as mãos na massa. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só definir o orçamento e fazer a lista de compras, ou simplesmente deixar-se levar por este roteiro de novidades.

Recomendado: Da decoração à roupa, as lojas onde vai querer entrar na Lx Factory


Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade