Entre conteúdos originais e reaproveitados (ou mesmo ressuscitados), a Netflix está sempre a testar a nossa resistência ao chamamento do binge watching. Títulos como Gambito de Dama, Ozark, Stranger Things ou The Crown são um espelho do melhor que a plataforma consegue produzir. Outros, como Breaking Bad e Arrested Development, são óptimos exemplos de como levar audiência ao seu moinho (o streaming) por meios comprovados. A apontar-lhe alguma coisa, será a oscilação de conteúdos: estamos sempre na vertigem de ver a nossa série favorita desaparecer do catálogo. Por isso, não perca tempo: prepare-se para uma maratona e siga estas sugestões das melhores séries para ver na Netflix.
★★★☆☆
Nando (Álex González) é um pugilista galego que ajuda o avô na faina da pesca e se torna campeão amador de boxe de Espanha na sua categoria. Mas sente-se frustrado porque não ganha dinheiro e o futuro não lhe sorri. Por isso, e porque conhece muito bem a costa da Galiza, começa a conduzir, juntamente com um primo português e mecânico, Sérgio (Nuno Lopes), as lanchas de um outro familiar que trafica droga. Pouco demora para que Nando se veja com Sérgio no Brasil, e com a incumbência – arriscadíssima – de conduzir um submersível artesanal carregado de cocaína da Amazónia para os Açores, na companhia de um mecânico brasileiro e de um colombiano de feitio volátil e gatilho fácil.
Este é o enredo de Operação Maré Negra (Amazon Prime Video), uma produção luso-espanhola baseada em factos reais ocorridos em 2019, que vai direita ao assunto em termos de exposição da história, caracterização das personagens e orientação da trama, passada em grande parte dentro do pequeno, acanhado e instável submarino que cruza o Atlântico, e que capitaliza bem na atmosfera de crescente tensão e fricção entre o trio de tripulantes, e no ambiente claustrofóbico que se vive lá dentro. E fica tudo contado em quatro episódios, sem ganga visual nem palha de verbo. Venham outras assim.