Entre conteúdos originais e reaproveitados (ou mesmo ressuscitados), a Netflix está sempre a testar a nossa resistência ao chamamento do binge watching. Títulos como Gambito de Dama, Ozark, Stranger Things ou The Crown são um espelho do melhor que a plataforma consegue produzir. Outros, como Breaking Bad e Arrested Development, são óptimos exemplos de como levar audiência ao seu moinho (o streaming) por meios comprovados. A apontar-lhe alguma coisa, será a oscilação de conteúdos: estamos sempre na vertigem de ver a nossa série favorita desaparecer do catálogo. Por isso, não perca tempo: prepare-se para uma maratona e siga estas sugestões das melhores séries para ver na Netflix.
★★★★★
Belíssima série policial, Delhi Crime (Netflix) não se fica por aí. É também uma série policial com vista para uma cidade, Nova Deli, e para toda a Índia. Uma noite, um jovem casal é descoberto, nu, na berma de uma avenida de Nova Deli. Ele foi espancado e ela horrivelmente violada. Tudo se passou dentro de um dos milhares de autocarros particulares que cruzam a megalópole de 20 milhões de habitantes. A polícia começa a investigar, com uma equipa de agentes veteranos e novatos, encabeçada pela experiente subcomissária Chaturvedi. E a pressão dos políticos e a hostilidade dos media não tardarão a manifestar-se.
No meio da história vigorosa, tensa, palpitante e de recorte clássico de uma investigação contra-relógio, os autores de Delhi Crime conseguem, sem comprometer o fluir da narrativa, encastrar temas e instantâneos de actualidade na Índia: a corrupção, os problemas do sistema judicial, o sensacionalismo dos media, as carências da polícia, a situação das mulheres, as tradições obsoletas, as violentas diferenças socio-económicas ou o advento de uma nova geração desgostada com o país. E ainda dar um retrato da vida na enorme, anárquica e sobrelotada metrópole. O audiovisual indiano não é só canções e melodramas, e Delhi Crime ganhou um Emmy internacional.