Entre conteúdos originais e reaproveitados (ou mesmo ressuscitados), a Netflix está sempre a testar a nossa resistência ao chamamento do binge watching. Títulos como Gambito de Dama, Ozark, Stranger Things ou The Crown são um espelho do melhor que a plataforma consegue produzir. Outros, como Breaking Bad e Arrested Development, são óptimos exemplos de como levar audiência ao seu moinho (o streaming) por meios comprovados. A apontar-lhe alguma coisa, será a oscilação de conteúdos: estamos sempre na vertigem de ver a nossa série favorita desaparecer do catálogo. Por isso, não perca tempo: prepare-se para uma maratona e siga estas sugestões das melhores séries para ver na Netflix.
★★★★★
Depois de vermos a série policial belga O Dia (RTP Play), vamos passar a ser severamente exigentes com qualquer filme ou série sobre um assalto a um banco, tão lá no cimo esta põe a fasquia, e em todos os aspectos: criatividade, escrita, realização, interpretações, densidade dramática, suspense, caracterização das personagens, verosimilhança, pormenorização, organização e interacção das situações narrativas, e concepção e execução geral. O Dia é da melhor televisão feita na Europa nestes anos recentes, deixando KO os próprios americanos, que inventaram o modelo e o têm cultivado no grande e no pequeno ecrã, muitas vezes com excelentes resultados.
Situada numa cidade belga, O Dia segue o assalto a uma dependência bancária ao longo de 24 horas de um dia invernoso. Os episódios vão alternando os pontos de vista, ora do interior do banco, no qual estão ladrões e reféns, ora do exterior, onde se agitam agentes e negociadores da polícia, forças especiais, moradores evacuados das casas, familiares dos reféns e jornalistas, e um infiltrado dos assaltantes. A série é brilhante e original, complexa e intensa, empolgante e surpreendente, e completamente ancorada no real quotidiano e humano. E, escusado será dizer, gostosa e diabolicamente viciante. Um crime não ver.
![](https://img.youtube.com/vi/BMZk7z8hTbY/sddefault.jpg)