Entre conteúdos originais e reaproveitados (ou mesmo ressuscitados), a Netflix está sempre a testar a nossa resistência ao chamamento do binge watching. Títulos como Gambito de Dama, Ozark, Stranger Things ou The Crown são um espelho do melhor que a plataforma consegue produzir. Outros, como Breaking Bad e Arrested Development, são óptimos exemplos de como levar audiência ao seu moinho (o streaming) por meios comprovados. A apontar-lhe alguma coisa, será a oscilação de conteúdos: estamos sempre na vertigem de ver a nossa série favorita desaparecer do catálogo. Por isso, não perca tempo: prepare-se para uma maratona e siga estas sugestões das melhores séries para ver na Netflix.
★★☆☆☆
Estão na moda as origin stories, em que se inventa um passado para personagens ficcionais (vilões, em geral, como o Joker ou a Rainha Má de Branca de Neve) para se descobrir por que se tornaram assim. A série Ratched (Netflix), tutelada pelo prolífero Ryan Murphy, mergulha no passado da tirânica, glacial e sádica enfermeira-chefe Ratched do filme Voando Sobre um Ninho de Cucos, de Milos Forman (1975), extraído do livro de Ken Kesey, papel que deu o Óscar de Melhor Actriz a Louise Fletcher. Kesey baseou a personagem numa enfermeira que conheceu quando trabalhava num hospício, e revelou mais tarde que lhe tinha exagerado a crueldade.
A série da Netflix passa-se após a II Guerra Mundial e vai direito ao assunto: mesmo considerando que teve uma infância muito infeliz, a enfermeira Ratched (Sarah Paulson), já então era má como as cobras. Ratched não está interessada em registar qualquer tipo de evolução da personagem, apenas em envolvê-la, com carta branca de crueldade, num enredo convoluto, sanguinolento, campy e não raras vezes forçado. Ela não passa de uma personagem-tipo de outra série de Murphy, American Horror Story, transferida para um novo contexto ficcional. Esqueçam Ratched e vão rever o brilhante Voando Sobre um Ninho de Cucos e o grande papel de Louise Fletcher.